Conheça a história de clientes que transformaram e profissionalizaram ainda mais a gestão de frotas utilizando a tecnologia Golfleet.
Gestor de Frotas e Serviços
Tivemos uma redução nas multas em uma escala de 20%. Além disso, hoje temos maior controle na jornada das viagens, o que contribui na mitigação de jornada de horas extras e risco de acidentes à noite. Também conseguimos ter controle de tempo e visibilidade de custo na utilização dos veículos, seja no horário de trabalho ou não.
Para alcançar os melhores resultados, a multinacional tem a tecnologia como aliada. Antes de contarem com soluções tecnológicas embarcadas, a Cargill não possuía praticamente nenhuma informação correta sobre a frota. Porém, esse cenário mudou completamente com a telemetria Golfleet.
Hoje, eles têm acesso a uma infinidade de dados que contribuem com o controle dos veículos e permitem ao gestor agir de maneira estratégica. Com dados precisos, o Golfleet entrega para o gestor as informações referentes ao comportamento do condutor, que incluem frenagens bruscas, curvas inadequadas, velocidade por via, horário de utilização, limite de velocidade, dentre outras, são determinantes para ter visibilidade do comportamento em todas as condições e agir para potencializar os resultados.
Dentre todos os avanços que a tecnologia trouxe para a frota da Cargill, um dos principais, sem dúvidas, foi em relação à segurança.
“A telemetria tem mudado o comportamento dos condutores. Na Cargill um dos pilares de life savers é a segurança dos condutores. A telemetria trouxe a visibilidade e os dados, que não tínhamos, para atuarmos como coaching de segurança junto aos condutores, sermos mais diretos no perfil dos treinamentos de direção segura e nas avaliações do modo de condução. É uma ferramenta fundamental para fortalecer a cultura de segurança de uma empresa", ressalta Edrei.
Coordenadora de Serviços Compartilhados e Bem-estar
A equipe de frota da Festo consegue, hoje, ser mais ágil e assertiva, pois nossos processos deixaram de ser manuais e estão centralizados em uma única ferramenta
Para a FESTO, os resultados mais positivos apareceram após a implantação da telemetria. O principal objetivo foi reduzir custos e aumentar a segurança dos colaboradores. A equipe de frota da Festo consegue, hoje, ser mais ágil e assertiva, pois os processos deixaram de ser manuais e estão centralizados em uma única ferramenta. Além disso, por conta da telemetria, a empresa criou uma nova política de segurança, com regras claras e possíveis de medição. Os dados indicam:
Outros benefícios foram conquistados através da gestão da Velocidade da Via, como a redução de custos com a manutenção e combustível. O analista de inteligência do RH, Diogo Dourado Soares, conta que o sistema contribuiu com a diminuição de custos de manutenção com itens de desgaste e aumentou a média de consumo dos pneus de 35.000km para 45.000km rodados.
Gestor de Mobilidade e Infraestrutura
A gente não deve esperar o problema acontecer para buscar soluções e orientar a equipe. Temos que olhar para o futuro, prever os possíveis problemas e tentar evitá-los.
Os resultados alcançados desde a contratação do Velocidade por Via são expressivos. Todos os indicadores foram reduzidos a partir do momento em que houve um controle efetivo do excesso de velocidade. Entre 2019 e 2020, a Comgás atingiu diversas reduções:
Analista Administrativo de Frotas e Viagens
A telemetria é um recurso importante que sempre tivemos no Grupo Orguel e achamos importante mantê-lo, pois as informações geradas são cruciais para avaliar o cenário e pensar nas ações que devem ser tomadas.
A frota possui 140 veículos terceirizados, e todos contam com a telemetria há cerca de cinco anos. O uso da tecnologia foi de extrema importância para o Grupo Orguel, já que auxiliou os profissionais da frota a compreenderem que o perfil de direção dos condutores era muito agressivo, o que resultava em altos números de infrações e sinistros - em 2017, foram 61.879 eventos. A fim de reduzir esse número, a empresa atuou estrategicamente, fazendo campanhas e oferecendo palestras sobre segurança no trânsito para seus condutores. As ações trouxeram resultados positivos: no período de janeiro até outubro de 2020, ocorreram 15.158 eventos com os veículos da frota.
Gerente Executivo de Logística Integrada
Construímos um modelo em que conseguimos reduzir para 4 comportamentos inseguros em 1000km rodados. O que é é uma redução de mais de 90%, já que antes tínhamos 57 destes comportamentos em 1000km rodados.
Como a segurança é um valor na Cocamar, o gerente executivo de logística integrada, Ezequiel Scopel, viu no Velocidade por Via a oportunidade de reduzir o número de comportamentos inseguros de seus condutores. Por meio do projeto ‘Vida Segura’, que com ações de conscientização sobre segurança no trânsito e o uso de ferramentas como reconhecimento facial, telemetria e o Vvia, a Cocamar teve uma redução significativa no número de comportamentos inseguros.
+90% de redução
em comportamentos inseguros
Especialista em Mobilidade e Gestão de Frotas
Começamos a pegar esse volume de dados de excessos de velocidade e a alertar, diariamente, condutores e gestores sobre o comportamento. Começamos com velocidades acima de 130 [km/h], depois passamos para 120, depois 110, aí baixamos para 100.
O trabalho da equipe de gestão de frotas da Belagrícola mudou radicalmente com a adoção de algumas tecnologias. O cenário de redução de custos apareceu, excessos de velocidade foram suprimidos e uma operação de compartilhamento de veículos foi implementada – ações que levaram a uma economia de combustível da ordem de 500 mil reais por ano. Ao contratar a telemetria eles puderam analisar o processo de segurança e conscientizar os motoristas. Por meio da comparação das Rotações por Minuto (RPM) dos motores de veículos em diferentes velocidades, conseguiram aferir a diferença no consumo de combustível.
Gerente Administrativo Corporativo
Se está em nosso DNA melhorar a segurança das pessoas, nada mais justo do que estender esse cuidado aos nossos condutores.
Para a Invepar, a mudança aconteceu em todo o cenário. A empresa estudou os players do mercado, implantou telemetria, desenvolveu a política de frotas e passou a frequentar os eventos e cursos da área. O movimento ganhou força e os resultados apareceram de forma muito rápida. Hoje, a Invepar mantém em sua estrutura organizacional uma equipe de 23 colaboradores dedicados a regulamentar, monitorar e melhorar constantemente a utilização e a performance de todos os seus veículos, máquinas, equipamentos e condutores, em uma operação 24h por dia, 7 dias por semana. Em 2017, as primeiras medições de excesso de velocidade apontaram cerca de 213 excessos para cada 100 mil quilômetros rodados. Após a implantação da Política de Frotas em todas as empresas e aplicação dos treinamentos aos condutores, chegaram a alcançar a marca de 1,6 excessos a cada 100 mil km rodados.
Supervisor de Facilities
Quando comparamos também a nossa pirâmide de segurança, observamos que em nossa operação de frota própria o número de quase incidentes se reduz, o que diminui a probabilidade estatística de um evento de maior gravidade.
Para a Ypê, a política de frotas anda lado a lado com a telemetria. A empresa possui uma rígida política de frotas e termos de responsabilidade que contemplam deveres e obrigações do condutor, bem como as medidas disciplinares. O lado dos benefícios também funciona com força total: condutores são premiados com base em três categorias, frota leve, pesada e empilhadeiras, sendo que até mesmo as empilhadeiras contam com soluções de telemetria.
Analista de Frota
A telemetria sempre foi uma necessidade da nossa frota e quando avançamos com o projeto foi um sucesso devido a segurança e mudança de cultura que o equipamento logo trouxe. Um dos papéis principais da Gestão de Frotas Lactalis é mitigar riscos e agregar valor à frota com processos que tragam qualidade e redução.
Na Lactalis os resultados da telemetria já foram vistos nos primeiros meses. Com a ajuda no software, o gestor de frotas e a equipe conseguiram reduzir R$ 340.000 em apenas seis meses de telemetria. O maior foco da economia estava no combustível. Além disso, foi uma verdadeira mudança na cultura de segurança, já que os gestores e condutores passaram a adotar o valor de segurança em todas as ações no trânsito.
Gestora de Contratos
A telemetria nos fez enxergar ‘fora da caixa’, abriu os nossos olhos para muitas questões.
Hoje, 100% da frota comercial tem o telemetria Golfleet, sendo cada veículo designado a um condutor, que fica responsável por esse ativo. “A Golfleet foi muito parceira na época. Terminamos de colocar os rastreadores em outubro de 2019 e somente aí começamos a ter visibilidade de localização de carro, de custos, etc.", destaca.
A partir disso, a gestão incorporou medidas como a de compartilhamento interno de veículos e a contratação de mobilidade corporativa, com estratégias de deslocamento. “Com isso, alcançamos um saving de R$ 5,7 milhões em 2020”, recorda Priscila.
Supervisor de Logística
Conseguimos reduzir de 7.652 excessos de velocidade/ano para 1.610 excessos de velocidade/ano, o que equivale a 79% de redução. Além da redução de velocidade, a empresa também reduziu o consumo de combustível e manutenções. Em novembro de 2019, aconteceu um acidente e 5 colaboradores ficaram em estado grave. A partir daí, não medimos esforços e não desistimos de mostrar à companhia o quanto era importante um equipamento de telemetria de ponta para evitarmos uma fatalidade.
Na época tínhamos colaboradores conduzindo veículos na velocidade acima dos 160km/h. Foi então que contratamos a telemetria Golfleet, que passou a fornecer dados precisos referentes aos excessos de velocidade e desvios de comportamento. Com isso, conseguimos traçar planos de ação para as correções que precisavam ser feitas.
Especialista em Frotas
Hoje os acidentes vêm caindo muito, principalmente os graves. As multas em queda a cada mês e as muitas antes de natureza grave e gravíssima hoje são a minoria. Temos um orgulho muito grande desse projeto, não pelo valor que agregou ao negócio, mas sim por saber que hoje cada um de nossa equipe retorna para a sua casa com muito mais segurança.
Para a Zoetis, existe a gestão de frotas antes e depois da telemetria. A empresa considera que a gestão era menos efetiva, com número menor de informações e detalhes que não permitiam traçar o perfil das equipes. Com a implementação da telemetria, além da possibilidade de mudar esse cenário, a empresa ainda teve uma redução significativa nos acidentes e também nos custos. Os dados indicam redução de:
Gerente de Frota da Diversey Brasil
Criatividade é essencial para o nosso dia a dia, porém com o apoio das nossas lideranças, os projetos se tornam possíveis.
Para a Diversey Brasil, a telemetria foi responsável por fornecer as ferramentas que os gestores precisavam para otimizar uma característica que eles já tinham: a criatividade. A Diversey passou a notificar aos motoristas e gerentes de infrações registradas, com isso realizaram um programa de premiação para os três melhores pilotos da empresa e, a cada três meses, analisam quem foram os melhores pilotos do trimestre considerando multas, infrações de telemetria e acidentes. Assim, além de incentivar os condutores a uma direção mais segura, a Diversey obteve redução de infrações de trânsito em 29% e redução de gastos com combustível em 8,9%, resultando numa economia de US$ 3.877 por mês. A empresa também calculou uma redução de 24% nas emissões de CO2 e outra de US$ 242.000 na aquisição dos veículos, realizando um processo criterioso de definição de modelo seguindo as indicações da LATIN NCAP.
Especialista de Frotas
Disponibilizamos em nossa universidade corporativa um treinamento personalizado de 14 vídeos de em média 10 minutos com as regras e normas da Política de Frotas e com dicas práticas de direção. A plataforma Golfleet nos permite exportar com agilidade os dados referentes à condução de cada motorista.
Com o objetivo de tornar a segurança um valor e de instaurar uma cultura segura, capaz de proteger a vida de todos os colaboradores e alcançar uma concreta mudança de comportamento, em setembro de 2022, a Lavoro lançou oficialmente o Programa Direção Segura Lavoro.
Assim, a Lavoro compartilha individualmente com os condutores os seus comportamentos no volante, promovendo informações para que ele possa identificar os pontos de melhoria e colocar em prática no próximo período. Nos primeiros 6 meses do projeto, os resultados já contemplam as seguintes reduções:
Gerente de Facilities
Por meio do módulo Velocidade por Via (Vvia) foi possível montar um time e definir os parâmetros aceitáveis para chegar aos KPIs. Um fato interessante é que o módulo Vvia mostrou que não bastava só limitar uma velocidade. O módulo nos permitiu ver que talvez aquele condutor não seria o maior infrator do limite máximo 120km/h, mas poderia ser um possível infrator em via com limite de 30km em que ele passava a 80 km. Foi um sinal de alerta. Sempre defendemos aos nossos condutores que o nosso objetivo não é rastreá-lo. Buscamos conscientizá-lo de que ele precisa voltar para casa com vida, pois é lá que estão os seus maiores tesouros. Voltar em segurança é primordial.
redução de 560 para 367 infrações
de 2021 para 2022, com o Velocidade por Via
Conteúdos para gestão de frotas
eBooks e webinars gratuitos
Webcasts e workshops exclusivos para gestores
Se inscreva em nosso canal do YouTube
Conteúdos para gestão de frotas
eBooks e webinars gratuitos
Webcasts e workshops exclusivos para gestores
Se inscreva em nosso canal do YouTube
+55 (43) 3315 9500
Av. Ayrton Senna da Silva, 500
Ed. Torre Di Pietra – 1º Andar
Londrina – PR | CEP 86050-460
Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.