O que você quer para 2022 em sua gestão de frotas? Entre as maiores metas para o ano estão a segurança para os condutores, a economia de combustível e a redução de multas e acidentes. Mas, para chegar lá, é preciso ter uma gestão inteligente, organizada e inovadora.
Ou seja: você precisa conhecer as principais tendências para a gestão de frotas leves!
Continue sua leitura e atualize-se com a Golfleet:
Acompanhamento da localização dos veículos da frota
Integração da telemetria com o abastecimento, para economizar combustível
Reconhecimento facial e inteligência artificial como tendências tecnológicas na gestão
Inteligência no controle de frotas, com foco em indicadores e Big Data
Valorização do condutor como um parceiro da gestão de frotas
Delimitação de áreas de controle com regras específicas
Acompanhamento de perto com alertas automáticos para o gestor
Foco no comportamento do condutor ao volante, para mais segurança e economia
Acompanhamento da localização dos veículos da frota
A primeira grande tendência no controle de frotas para 2022 é uma tecnologia que já está no mercado há anos, mas ainda não é explorada adequadamente por muitas empresas: o acompanhamento dos veículos durante o trajeto.
Afinal, uma gestão de sucesso precisa ser capaz de dizer onde estão seus veículos e identificar se todos os condutores estão seguros e no caminho certo.
Um bom acompanhamento permite também avaliar quais rotas são mais interessantes e saber se seus condutores estão seguindo esses caminhos, com economia de tempo e combustível, além de preservação dos veículos.
Neste ano, que promete ser cheio de oportunidades e desafios, ter essa segurança em sua gestão pode fazer toda a diferença.
Para acompanhar os carros da frota, você pode contar com diferentes sistemas. Há programas mais simples, focados apenas em apontar a localização dos veículos, assim como há também aqueles mais completos, mas com foco na telemetria e no comportamento dos condutores (como veremos adiante).
Por fim, existem os que equilibram essas duas tendências, reunindo rastreamento e coleta de dados de forma inteligente e produtiva na gestão de frotas:
Integração da telemetria com o abastecimento, para economizar combustível
Com o preço do combustível nas alturas, a redução do consumo precisa ser uma meta para 2022 na gestão de frotas leves. No entanto, não basta focar em diminuir os gastos: é preciso também ter estratégias adequadas e bem planejadas para isso.
Por isso, muitos gestores estão buscando soluções tecnológicas que permitam economizar combustível com inteligência e eficiência, sem prejuízos para a frota.
É o caso da integração entre telemetria e abastecimento apresentada pelo Golfleet Telemetria: o sistema pioneiro em integrar os cartões de combustível com os dados da gestão.
O sistema integra todos os principais players do mercado de combustível e permite que o gestor consulte e controle todas as informações de abastecimento por meio do software, com um gerenciamento simples e preciso.
O Módulo de Combustível da telemetria consegue controlar métricas como:
- Custo preciso de reais por quilômetro rodado;
- Média de consumo por veículo;
- Média de preço por litro e por tipo de combustível;
- Possíveis fraudes, abastecimentos suspeitos e veículos abaixo ou acima da média normal de consumo.
Essa integração facilita o trabalho do gestor para reduzir o consumo de combustível da frota, melhorando suas finanças e saindo na frente em 2022.
Reconhecimento facial e inteligência artificial como tendências tecnológicas na gestão
O foco na segurança dos condutores é uma tendência inescapável para uma gestão de frotas inteligente, consciente e focada em resultados. E a tecnologia é um excelente caminho para alcançar esse objetivo, levando também a proteção para a frota toda!
Por isso, indicamos a tendência do reconhecimento facial para frotas, que vem crescendo muito nos últimos anos. Com inteligência artificial e fotos tiradas no momento em que a ignição do veículo é ligada, é possível identificar se a pessoa conduzindo o veículo é o condutor autorizado.
Essa tecnologia oferece ao gestor um controle da frota com relatórios de utilização do veículo e até de infrações cometidas. Assim, sua gestão nunca mais precisará se preocupar com perda ou troca de cartões de identificação.
Sem falar que o gestor terá todo o apoio necessário em segurança e auditorias de infrações e uso dos veículos. Isso facilita a recuperação de carros roubados, evita a aplicação de penalidades inadequadas para condutores e dá mais segurança para toda a frota.
Inteligência no controle de frotas, com foco em indicadores e Big Data
Cada vez mais, o sucesso está reservado para gestores que sabem trabalhar com dados e indicadores. Uma gestão que leva isso como regra sabe exatamente quais são seus problemas, é capaz de identificar oportunidades e tem tudo o que precisa para evoluir.
Por isso, a tecnologia do Big Data é uma tendência tão importante para a gestão de frotas em 2022. E você precisa conhecer esse importante conceito.
O Big Data tem foco na coleta, organização e utilização de grandes volumes de dados que envolvem gestão e desempenho. Com isso, é possível usar os números para extrair os melhores resultados para a frota, de forma inteligente, sustentável e com os olhos no futuro.
É claro que, para ter todas essas informações em mãos, é preciso contar com a tecnologia certa para coletar os dados. O sistema para gestão de frotas Golfleet Telemetria é uma ferramenta excepcional para isso.
Além de coletar as informações, ele trabalha com Business Intelligence para frotas, concentrando os dados em relatórios avançados e dashboards personalizados, que oferecem todo o suporte necessário para a tomada de decisão.
Valorização do condutor como um parceiro da gestão de frotas
Gestores que tratam seus condutores como simples empregados tendem a ter dificuldades na hora de colherem bons resultados. Por isso, a valorização do condutor precisa ser uma tendência central na sua frota.
Isso porque os condutores são fundamentais para todo o trabalho da empresa. São eles os principais responsáveis por manter os carros em boas condições, por economizar combustível e até por oferecer um serviço rápido e de qualidade para seus clientes.
Assim, um trabalho adequado com seus condutores, valorizando seu trabalho, é uma estratégia que aumenta a produtividade, melhora o relacionamento na empresa, reduz custos e ainda evita fraudes e outros problemas.
Leia mais: Condutores como aliados na gestão da frota.
Delimitação de áreas de controle com regras específicas
Em 2022, vai ser necessário ter uma gestão mais eficiente, e isso envolve trabalhar as rotas de sua frota com regras específicas para cada local e a delimitação de áreas de controle.
Com essa tecnologia no seu sistema de telemetria, você consegue resultados muito melhores, com economia de tempo, redução no consumo de combustível e até aumento de segurança para condutores e veículos. Tudo com foco em ter uma direção mais adequada para uma área específica.
Se você contar com a tecnologia certa, é possível até ter um controle de velocidade por via, o que melhora ainda mais seu desempenho.
Acompanhamento de perto com alertas automáticos para o gestor
Outra tendência tecnológica que reforça a definição de áreas de controle é o uso de alertas automáticos para o gestor. Um sistema de telemetria, como o Golfleet, permite que você configure alertas automáticos para eventos ou infrações, como:
- Ignição ligada ou desligada;
- Excesso de velocidade;
- Bateria desconectada do veículo;
- Entrada/Saída de área de controle;
- Veículo sem posição no rastreamento;
O sistema permite ainda ter alertas específicos por condutor, para que o gestor possa medir quando ele comete infrações por excesso de velocidade, quando sai da rota programada e quando há entrada ou saída das áreas de controle.
Tudo isso ajuda a criar uma gestão mais eficiente e inteligente, inclusive com foco no comportamento dos condutores: outra importante tendência para 2022.
Foco no comportamento do condutor ao volante para mais segurança e economia
Já falamos sobre a importância de garantir a segurança do condutor e a eficiência da frota. E, no final, tudo isso envolve muito o comportamento do condutor ao volante.
Por isso é tão importante valorizá-lo. Mas uma gestão eficiente vai mais longe: com a tecnologia, o gestor é capaz de medir o comportamento desse motorista com métricas e indicadores, sabendo se ele tem atitudes de risco ou se mantém uma condução focada no melhor desempenho.
Com essa mensuração, presente na telemetria, torna-se possível focar suas estratégias em criar uma equipe de condutores de alta performance, com economia e inteligência.
O gestor pode dar ainda mais um passo em direção a uma tecnologia ainda mais robusta, a videotelemetria, para oferecer dicas e melhorar o comportamento do condutor mesmo quando ele está na rota, utilizando mensagens automáticas.
Se você quer saber mais sobre esse potencial todo, visite o site da Golsat e conheça nossas soluções para frotas! E se quiser informações completas do que a telemetria pode fazer por você, acesse nosso eBook gratuito:
Leia mais: Tendências para a gestão de frotas em 2022