O Maio Amarelo é a principal iniciativa pela segurança no trânsito. O movimento surgiu em 2013 como resultado do documento assinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2010. Nessa data foi definido que o período de 2011 a 2020 seria a “Década das Ações para a Segurança No Trânsito”.
A iniciativa foi motivada depois de uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, em 2009, que contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito, além das 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas – os números são relativos a 178 países.
Maio, desde então, é o mês reservado para as principais campanhas e ações pela segurança viária. O amarelo tornou-se referência como atenção no trânsito e, durante o Maio Amarelo, estende-se como atenção pela vida e pela causa abraçada pela campanha.
O Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV) é o principal responsável pela organização das campanhas no Brasil, mas outros 26 países também já aderem à campanha, com 423 cidades e 1425 empresas.
Empresas aderem ao Maio Amarelo
Todo ano a GolSat conscientiza todos ao redor para a importância de cuidar das vidas no trânsito, com ações presenciais e online. Esse ano a empresa vem trabalhando de maneira online por conta da pandemia COVID-19 e seus parceiros e clientes também estão atuando com toda força nas redes sociais.
A Orguel, empresa de locação de equipamentos para construção, preparou duas ações de conscientização do Maio Amarelo. Uma com material elaborado pela comunicação da empresa e um vídeo compilando o conteúdo da campanha oficial disponibilizado pela ONSV.
A divulgação está ocorrendo da seguinte forma:
Banner digital – foi incluído nas plataformas digitais e na rede social interna da empresa (Fluig).
Prancheta/ Cartaz – Abriu a campanha sendo enviado via e-mail Marketing pela comunicação para todos os funcionários e via física afixada nos murais “Sinergia” de todas as unidades.
Email Marketing Temático – Envios programados de cada peça ao longo do mês digitalmente como Email Marketing para todos os funcionários e cartaz afixado nos murais das unidades, ao final, além do recebimento digital a campanha completa permanecerá afixada nos murais das unidades até substituição por nova campanha da comunicação.
Vídeo Campanha – Exibido initerruptamente nos refeitórios e ambientes coletivos nas unidades que dispõem de recursos nesses locais para exibição.
É graças ações como a da Orguel que o Maio Amarelo vem sendo conhecido por várias pessoas no Brasil e no mundo. Tratar a cultura de segurança como um valor é o melhor caminho para um trânsito seguro.
O que a sua empresa tem feito pela conscientização do Maio Amarelo? Conta pra gente nos comentários.