Assertividade: esta deve ser uma prioridade no caso de uma frota de ambulância, cuja missão é socorrer e salvar vidas.
É necessário haver atenção redobrada para que tudo saia exatamente conforme o previsto e possibilite um atendimento rápido, seguro e eficaz.
Um pequeno atraso, um desvio na rota ou um problema inesperado no veículo, podem custar uma vida. E não é de hoje que nós defendemos que absolutamente nada tem mais valor do que a vida.
Para que a frota de ambulância funcione de forma eficiente, é necessário considerar os aspectos particulares da operação e recorrer a tecnologias capazes de otimizar todo o processo.
Sem dúvidas, neste caso, um dos fatores mais importantes é a rapidez. O atendimento ao paciente precisa acontecer o mais breve possível após a ambulância ter sido acionada. O tempo representa vida.
Tecnologias a favor da vida
Se o assunto é a rapidez da ambulância para atender um chamado, é preciso falar de funcionalidades que ajudam muito nesse momento, como a de veículos próximos.
É isso mesmo: ao receber um chamado, o gestor da frota consegue pesquisar o endereço e buscar todos os veículos que estão em um raio de até 300 km do local para poder acionar a ambulância mais próxima. Outra solução oferecida é a de localização precisa, otimizando o tempo para alocação de ambulâncias.
Um item que também deve ser cuidadosamente pensado no caso de uma frota de ambulância é a rota. Ela precisa ser definida de acordo com a situação do trânsito naquele momento, evitando se deparar com paradas, obras na pista, dentre outros inconvenientes. A decisão de qual caminho seguir tem que acontecer de forma rápida e assertiva.
A tecnologia Golfleet, por exemplo, oferece ainda a função de monitoramento, que visa definir a melhor rota sem bloqueios/obras, e a de posicionamento, para informar ao cliente a previsão de chegada da ambulância, contribuindo consideravelmente neste momento delicado.
Infrações de trânsito: como ficam no caso das ambulâncias?
Se as ambulâncias precisam chegar o mais rápido possível ao seu destino, é comum trafegarem com excesso de velocidade, “furarem” sinais, invadirem o acostamento, etc.
E, nesses casos, de que forma os condutores são penalizados pelas infrações de trânsito? Desde que se comprove que o veículo estava atendendo um caso de urgência e emergência, as multas podem ser isentas, conforme prevê a legislação vigente.
Uma forma de saber se as ambulâncias estão ou não circulando para atender uma ocorrência, são as sirenes, ou seja, o funcionamento do giroflex.
Desse modo, para haver esse controle, existe a solução chamada de sensor de corrente, que consegue informar quando a sirene está ligada, ou seja, quando a ambulância está atendendo uma emergência.
Outra solução oferecida pela telemetria, voltada à gestão da frota de ambulância, é a denominada relatórios, para análise de infrações, paradas e rotas. Tais tecnologias permitem identificar se o problema está no comportamento do condutor e se há a necessidade de correções/orientações.
Claro que, independentemente disso, os motoristas de ambulâncias devem passar por treinamentos especializados e reciclagem em cursos específicos.
Como se vê, uma frota de ambulâncias tem uma série de especificidades que precisam ser consideradas. Logo, claro, que recorrer a tecnologias inovadoras contribuem para que mais vidas sejam socorridas em tempo hábil e com segurança.
O Golfleet conta com módulos que além de permitir essa eficiência e os cuidados com os condutores, garante ainda ao gestor trabalhar na redução de custos.
Por isso, estamos à disposição para ajudar no que for necessário com a frota de ambulância, sempre levantando a bandeira de que nada tem mais valor do que a vida. O que a sua empresa tem feito para garantir esse bem maior? Conte para a gente!
Veja o case de sucesso do nosso cliente Oba Logística, e como conseguiram uma redução para otimizar sua operação usando o reconhecimento facial e telemetria.
Quer entender mais sobre essa solução? Fale com nosso time de especialistas!