O foco principal do segundo episódio da nossa websérie Somos Especialistas é a segurança no trânsito. Ao longo do conteúdo, vamos mostrar por que esse também deve ser o foco principal da sua gestão de frotas leves.
Continue conosco e descubra como o Golfleet foi responsável pela redução de 55% no número de condutores em alto risco da Lavoro e pela disseminação da cultura de segurança da Unicampo.
🔎 Navegue pelo conteúdo:
Disseminação da cultura de segurança na Unicampo
Criação do Programa Direção Segura da Lavoro
Papel do Golfleet na preservação de vidas na gestão de frotas
Disseminação da cultura de segurança na Unicampo
Um dos nossos convidados para esse episódio do Somos Especialistas foi Lucas Oliveira, especialista de frotas da Unicampo.
Então, aproveitamos a oportunidade para conversar sobre como era a realidade da empresa e qual foi o papel do Golfleet na disseminação da cultura de segurança entre as equipes.
A seguir, compartilhamos alguns dos destaques desse episódio. Mas, caso prefira:
🎞 Assista ao vídeo completo: Somos Especialistas | Golfleet
Como era a realidade da gestão de frotas da Unicampo?
“A Unicampo, no passado, tinha poucos veículos na frota. Então, ela tinha uma gestão muito aberta e flexível. Com isso, começaram os acidentes, avarias e o custo começou a aumentar muito. E aí, chegou ao ponto de termos nossos primeiros acidentes com óbitos. Isso chamou muito a atenção da Unicampo e a gente precisava criar uma ação rápida.”
Quando essa ação começou a ser pensada e por que ela foi criada de fato?
“A primeira ação de conscientização foi o comitê de segurança, com o intuito de começar junto com as equipes internas da cooperativa a disseminar a cultura de segurança. Sentimos muitas dificuldades no começo, então, foram criadas as ações de telemetria.” A partir daí, começamos diariamente as análises junto com os nossos parceiros. Todo o engajamento do nosso público-alvo.”
A partir disso, a empresa começou a analisar diariamente as informações ao lado dos seus parceiros, promovendo o engajamento com o público-alvo.
Isso porque o maior desafio da Unicampo era lidar com as questões que envolviam acidentes e óbitos. Mas, como o próprio Lucas fez questão de evidenciar, o Golfleet Telemetria veio para solucionar isso.
Outra ação voltada para a cultura de segurança da frota foi a criação da Semana de Segurança, em que a Golfleet foi convidada.
“Todo ano a Unicampo fecha uma semana no mês de setembro para falar sobre segurança. Na edição de 2022, contamos com o apoio da Golfleet, a ideia de conversar com o parceiro já vinha há um tempo e conseguimos junto com o Marcos Roza fazer uma palestra sobre planejamento e carreira.”
Lucas enfatiza que o evento foi excepcional e a palestra contou com perguntas e respostas, o que promoveu o engajamento de toda a equipe interna e dos cooperados, um aspecto vital para a disseminação da cultura de segurança entre todos os envolvidos na frota.
Quantos carros existem na gestão de frotas da Unicampo?
“Temos duas modalidades de veículos, os terceirizados e os próprios. No total, são em média 2.100 veículos terceirizados e 150 veículos próprios. Os nossos carros próprios são praticamente 100% Golfleet e temos em média 120 carros contando com a videotelemetria.”
Lucas compartilhou conosco que a ideia é fazer com que a Golfleet seja o seu melhor rastreador interno, para que assim possam levar aos seus parceiros terceirizados veículos com a nossa tecnologia.
“Então, nós fazemos sempre o projeto piloto dentro da Unicampo para aprendermos a lidar com essa tecnologia e tirar números e ações de melhoria, para que possamos levar para os nossos carros terceirizados. Não temos uma grande mesclagem de tecnologia, temos apenas um parceiro bom que traz resultados e preserva vidas.”
🔔 Sugestão de leitura: Reconhecimento facial na gestão de frotas: por que sua empresa precisa do Golfleet Videotelemetria?
Quais são os próximos passos da gestão de frotas da empresa?
A Unicampo também investiu no Velocidade por Via (Vvia) para atuar em conjunto com as demais ações voltadas para a cultura de segurança, assim como o projeto piloto com a videotelemetria.
“Sempre buscamos ir junto com as novas tecnologias, então conforme chegam novas, procuramos sempre estar junto e avançar com a solução do momento.”
Por esses e outros motivos, a empresa está animada para mensurar os resultados dessas tecnologias.
“Os nossos próximos passos agora são coletar os dados do Velocidade por Via, um projeto que já iniciamos no ano passado e agora vamos acompanhar esses resultados. Fazer com que ele traga resultados positivos para a cooperativa e iniciar o projeto com a videotelemetria também.”
Criação do Programa Direção Segura da Lavoro
Também conversamos com Thiago Pereira, especialista de frotas da Lavoro, que conseguiu controlar a velocidade e reduzir em 55% o número de condutores em alto risco com o apoio do Golfleet.
Quantos veículos existem na gestão de frotas da Lavoro? Quantos deles estão equipados com o Golfleet?
“A Lavoro Agro Roading tem um pouco mais de mil veículos espalhados por todo o território nacional, rodando em média de 3.000 a 3.500km mensais. Hoje, um pouco mais de 90% já está com o Golfleet Telemetria instalado.”
Como era a realidade da gestão de frotas e por que o Programa Direção Segura foi criado?
Thiago compartilhou que o Programa Direção Segura surgiu da necessidade de ter um maior controle e ações sobre as atitudes e os comportamentos dos motoristas.
“Nós vínhamos com um número alto de acidentes e infrações de trânsito e, por isso, nós buscamos no mercado uma tecnologia que nos ajudasse a monitorar o comportamento dos condutores para reduzir esses indicadores.”
🔔 Sugestão de leitura: Programa Direção Segura Lavoro: um case de sucesso na redução de multas, sinistros e comportamentos de risco na gestão de frotas
Como foi a criação? Quais são exatamente seus objetivos?
“O Programa foi pautado em três pilares. Como base principal, o gerenciamento das informações e o recebimento delas por meio da plataforma Golfleet, a constância do reporte das informações, a identificação de quais as necessidades de que o gestor de frotas e a área de segurança, saúde e meio ambiente poderiam atuar e o reconhecimento dos melhores motoristas.”
Como foi o lançamento e a adesão do Programa Direção Segura?
O lançamento do Programa foi feito por uma live para todos os colaboradores da companhia, com mais de 2.000 acessos simultâneos e as presenças do CEO, Diretora de RH e Diretor Comercial da empresa.
“Nessa live, falamos sobre o cenário atual da Lavoro e qual a perspectiva para os próximos períodos, como acidente zero, redução do número de infrações de trânsito, redução do número de motoristas na categoria de risco, assim como uma palestra de engajamento.”
Quais foram os resultados desde o lançamento do Programa Direção Segura?
“Em seis meses de projeto nós já temos computado 40% de redução de infrações de trânsito, 35% de redução de sinistros e 55% de redução de motoristas na categoria de risco.”
Como o Golfleet contribuiu com esse resultado?
Por meio da plataforma Golfleet, Thiago explica que foi possível mapear o comportamento dos condutores e agir individualmente com cada um deles.
Tudo isso por meio de relatórios individuais por veículo, que permitem analisar a performance do condutor no período analisado.
“Tudo só foi possível atingir com a ajuda da plataforma Golfleet, principalmente com o módulo de controle de velocidade e de comportamento dos condutores.”
Papel do Golfleet na preservação de vidas na gestão de frotas
Agora que conhecemos os resultados expressivos que tanto a Unicampo quanto a Lavoro conquistaram com o Golfleet, vamos abordar como exatamente a nossa tecnologia foi a grande aliada.
Para isso, contamos com Rafael Salvador, consultor de negócios da Golfleet que atua na gestão de frotas há mais de quatro anos.
“Como especialista, nós percebemos a diferença que a Golfleet faz na gestão de frotas dos nossos clientes, por meio do comportamento do condutor e do nosso módulo de infrações.”
Sobre o diferencial do Velocidade por Via (VVia), Rafael explica que ele não trabalha a velocidade parametrizada, em que você só teria as informações quando o condutor excede a velocidade da via, mas ele te ajuda a analisar todas as infrações cometidas em todas as vias.
A seguir, vamos entender mais detalhadamente sobre o módulo:
Como o Velocidade por Via (Vvia) funciona na prática?
“O módulo funciona por meio do posicionamento do veículo, então, ele faz um cruzamento de dados entre a velocidade da via e a velocidade do veículo no momento. O mais importante disso é que ele atua de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, então, ele organiza todas as infrações médias, graves e gravíssimas. Lembrando que as infrações gravíssimas são 50% acima da velocidade da via.”
Como o Velocidade por Via (Vvia) atua na melhora do comportamento do condutor e na cultura de segurança?
Com as informações geradas pelo sistema, o próprio gestor de frota tem todas as informações na palma da mão.
“Acessando o sistema de Velocidade por Via, tudo estará separado por gráfico e rankeado de acordo com os condutores que cometeram as infrações, desde o maior até o menor. Geralmente, o sistema apresenta os 10 piores para que o gestor possa trabalhar em cima do comportamento do condutor.”
Rafael enfatiza que um dos pontos importantes também são as informações em que ele mostra quais foram os excessos de velocidade de via cometidos pelo condutor.
Por exemplo, você consegue fazer uma análise em que a via era de 30 km/h e o condutor passou a 200% acima desse limite de velocidade.
“Outro ponto importante é que você consegue fazer uma análise de quais são as vias que os seus condutores mais cometem infrações de trânsito. Ele gera um mapa de calor e também traz um ranking com as 10 vias em que mais tiveram essas infrações de velocidade.”
🔔 Sugestão de leitura: Como o Velocidade por Via reduz os comportamentos de risco da frota?
Qual é o grande diferencial do Velocidade por Via na prevenção de acidentes?
“Sabemos hoje que o excesso de velocidade é a terceira maior causa de acidentes. Então, com o Vvia, você terá todas as informações necessárias para preservar vidas.”
Com esses indicadores, é possível analisar a sua operação e trabalhar essa causa internamente.
“O dashboard principal do Golfleet traz todas as informações do comportamento dos seus condutores. Automaticamente, o sistema mostra os últimos seis para você fazer um comparativo, mês a mês, de como está o andamento da sua gestão.”
Também é possível fazer uma busca dos últimos treze meses referentes a sua operação e, assim, realizar uma análise ainda mais completa e saber como atuar proativamente.
“O Golfleet também possui o módulo de infrações, em que você consegue verificar por condutor quem são os maiores responsáveis por elas. Outro detalhe muito importante: você consegue separar por tipo de infrações, como excesso de velocidade, ignição ligada com o motor parado ou informações básicas do acelerômetro, que são os dados de aceleração, frenagem brusca e curva inadequada.”
Rafael também compartilha que os gestores conseguem fazer uma análise a cada 100km.
Então, vamos supor que um condutor tenha uma rodagem muito alta com um veículo, é possível fazer um comparativo com aquele que apresenta menos rodagens. Mas os benefícios não são apenas para os gestores.
“O comportamento do condutor e as infrações ajudam o próprio condutor, no dia a dia com o veículo, a estar mais atento na direção, sempre trabalhando com a prevenção.”
Isso porque uma das funcionalidades do equipamento é o buzzer, um aviso sonoro. Assim, toda vez que o condutor excede o limite de velocidade, ele saberá que deve alterar o comportamento para seguir de acordo com as diretrizes colocadas pela empresa.
🔔 Sugestão de leitura: Golfleet Driver: como o App do Condutor com perfil de dirigibilidade beneficia a gestão de frotas?
“Tenho certeza que agregar o Golfleet na sua gestão de frotas irá fazer diferença, assim como fez na gestão da Thiago, da Lavoro, e também na do Lucas da Unicampo”, finaliza.
Se você é um especialista em frotas, você sabe que o seu trabalho é fundamental na preservação de vidas. Mas saiba também que você pode contar com a Golfleet nesse propósito.
Portanto, agende uma demonstração do nosso sistema e seja mais um case de sucesso na preservação de vidas com a sua gestão de frotas: