Segurança, facilidade no gerenciamento dos processos e, claro, uma redução de custos significativa era tudo que a OBA Logística buscava. A empresa que atua com uma frota própria e atende empresas coligadas ao Grupo OBA Empreendimentos e Participações Ltda, é composta majoritariamente por ambulâncias, com mais de 35 veículos voltados para os cuidados em casa (home care) e distribuição de produtos medicinais.
Em 2017, a empresa se tornou cliente da Golfleet, já que percebeu a necessidade de não só facilitar o cotidiano do condutor e do gestor de frotas, mas também de garantir a segurança dos mesmos. Como a OBA Logística atua com uma frota de ambulâncias, os condutores fazem plantões a cada 12 horas, e antes da implantação da telemetria, o gestor de logística, Nicola Perim, conta que precisava analisar cada relatório de escala para verificar qual condutor tinha cometido alguma infração; o que, muitas vezes, ocasionava em erros. “Com o reconhecimento facial, eu tenho a foto do condutor que cometeu a infração exatamente na hora em que ele a cometeu”, diz Perim.
Implantando a telemetria
No momento da implantação, o gestor foi muito questionado pelos condutores em relação à privacidade, mas Perim ressaltou que a tecnologia seria muito importante para a segurança de cada condutor. “Eu mostrei que a cabine da ambulância, caminhão ou o veículo, é um local de trabalho e que funciona da mesma forma como em um escritório; que também é monitorado. As informações também seriam de suma importância para não termos mais dúvidas em relação a qualquer infração, acidente ou roubo.”, explica o gestor. Além disso, com a telemetria e o reconhecimento facial, os condutores estariam mais seguros já que o golfleet alerta o condutor e o gestor sobre excessos de velocidade.
Reconhecimento Facial e Telemetria: resultados
A telemetria e o reconhecimento facial, em pouco tempo, já trouxeram vários benefícios para a frota da Oba Logística. Primeiro, houve uma redução em torno de 10 a 20% na contratação de seguros. De acordo com Perim, a tecnologia do golfleet e do GolCam “ajudam muito na hora de fechar negócios”, o que tornou essas tecnologias um fator decisivo em negociações e licitações. Outros números muito positivos da frota da OBA Logística dizem respeito às multas, que tiveram uma redução de 70%; valor extremamente significativo para uma frota.
Mas além de redução nos custos com seguro e com multas, a frota da OBA Logística também teve uma diminuição significativa com combustível. “Tivemos 30% de redução no custo com combustível, pois os condutores conseguem manter uma velocidade constante e evitamos com que o veículo fique parado com a ignição ligada. Isso faz com que economizemos 1 litro de combustível a cada duas horas”, conta o gestor de logística.
Mesmo que a OBA Logística tenha uma frota relativamente pequena – de 35 veículos – ela precisa de ótimos resultados; que é o que vem acontecendo nessa parceria com a Golfleet. Nicola Perim afirma que “hoje a telemetria é de suma importância para quem tem uma frota de um veículo ou de 1000 veículos, pois traz segurança, facilidade e qualidade em nosso dia-a-dia. Com a telemetria e o reconhecimento facial, nós demos um grande salto em termos de segurança e acompanhamento, já que temos dados precisos e importantes para um trabalho de qualidade!”.
Saiba mais sobre como a telemetria e o reconhecimento facial podem fazer a diferença na sua frota. Acesse golsat.com.br/golcam e conheça mais sobre essa tecnologia.
DEPOIMENTO
“Hoje a telemetria é de suma importância para quem tem uma frota de um veículo a 1000 veículos, pois traz segurança, facilidade e qualidade em nosso dia-a-dia. Com o uso da telemetria e do reconhecimento facial da Golfleet, indiscutivelmente nós demos um grande salto em termos de segurança e acompanhamento, pois agora temos dados precisos e importantes para um trabalho com qualidade. Isso também tem contribuído muito em negociações para contratação de nossos serviços. Nós da OBA Logística estamos muito satisfeitos com a Golfleet e tenho certeza que fizemos o investimento certo, pois já estamos colhendo frutos em nossos resultados.”
Nicola Perim, gestor de logística da OBA Logística.