A GolSat agora é Golfleet:

feita de tecnologia, pessoas e propósito.

28 março, 2022por golfleet
Tempo de leitura: 5 minutos

Tudo sobre videotelemetria: o que é, quais seus benefícios e como funciona em sua gestão de frotas 

Entenda o que é a videotelemetria ou videomonitoramento, quais são seus benefícios para a gestão de frotas e para o condutor e como funciona.

Videotelemetria: o que é, benefícios e como funciona | Golfleet

A inteligência artificial para gestão de frotas vem tomando cada vez mais espaço quando o assunto é diminuir custos e aumentar a segurança do trânsito e dos colaboradores. Dessa maneira, a videotelemetria ou videomonitoramento vem se tornando cada vez mais a mão direita do gestor de frotas. 

Segundo um levantamento encomendado pela IBM Brasil, 40% dos profissionais de TI brasileiros informam que as empresas em que trabalham já implementaram IA (Inteligência Artificial) em algum processo da empresa

Com esse número já podemos compreender que utilizar desse tipo de tecnologia já deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade em grande parte das empresas. Seja no autoatendimento, no gerenciamento ou até mesmo no monitoramento de veículos.

Sendo assim, separamos ao longo deste artigo tudo o que você precisa saber para entender mais sobre videotelemetria. Além da razão de ela estar se tornando uma verdadeira tendência para a gestão de frotas que quer alcançar bons resultados. Aproveite a leitura!  

O que é videotelemetria?

A videotelemetria ou videomonitoramento, são sistemas que permitem o monitoramento de veículos por meio de dispositivos convencionais, que podem apenas gravar imagens, ou também possuem inteligência embarcada

Os dispositivos que possuem algoritmos avançados de Inteligência Artificial conseguem detectar padrões de comportamento do motorista

Além disso, a videotelemetria conta com todas as funcionalidades de um sistema de telemetria mais o monitoramento por vídeos, que permite preservar vidas ao diminuir os índices de acidentes na gestão de frotas. 

Como a videotelemetria funciona no controle de frotas?

Levando a Inteligência Artificial para gestão de frotas, a videotelemetria ou videomonitoramento apresenta diversos recursos que a fazem ser mais efetiva e certeira do que que outros sistemas na melhora de segurança dos condutores e no aumento de lucro da empresa.

Videotelemetria: o que é, benefícios e como funciona | Golfleet

O sistema de videotelemetria, por exemplo, possui:

  • Video-tracking: a funcionalidade de tracking é responsável por saber onde o veículo se encontra no momento, além de monitorar também os excessos de velocidade, mandando alertas para a gestão de frotas em caso de velocidade máxima excedida.

Além disso, também possui as funcionalidades para realizar a gestão por vídeo em caso de eventos. 

  • Reconhecimento facial: com a utilização da Inteligência Artificial em conjunto com algoritmos de reconhecimento facial, o software de videomonitoramento identifica quem é o condutor e realiza vários relatórios no sistema Golfleet indicando dados de comportamento do motorista. 

É só ligar a ignição que o equipamento captura a imagem do condutor, e, se ainda não conseguir identificar, a câmera tira mais fotos durante todo o trajeto. Dessa maneira, o gestor pode auditar e indicar no próprio sistema quem estava conduzindo o veículo naquele exato momento.

Após a indexação inicial, o sistema seleciona qual o condutor que está conduzindo o veículo no momento. Os algoritmos de Inteligência Artificial passam a trabalhar de forma automática, transferindo o nome do motorista para o relatório de utilização e de infrações. 

  • Verbal coaching: procurando aumentar cada vez mais a segurança no trânsito, o Golfleet Videotelemetria traz de maneira totalmente humanizada, dicas de conscientização e segurança para uma direção mais segura.

A ferramenta conversa com o motorista sempre que ele ligar ou desligar a ignição do veículo, exceder a velocidade permitida, retornar a velocidade permitida ou realizar ultrapassagens perigosas. 

Dessa maneira, é possível evitar quase que inteiramente comportamentos perigosos na direção do veículo. 

Videotelemetria: o que é, benefícios e como funciona | Golfleet

Além disso, como você já sabe, o serviço de videotelemetria também conta com todas as funcionalidades do software de telemetria, como:

  • Ter informações sobre a rodagem dentro e fora do horário comercial;
  • Poder contar com o módulo de gestão de combustível para econômia de combustível (Add-on);
  • Poder contar com o módulo de Velocidade por Via para controlar as infrações (Add-on);
  • Criar áreas de controle específicas;
  • Personalizar alertas;
  • Contar com relatórios avançados por um conjunto de dashboards que permite analisar e organizar informações de forma inteligente, com filtros e colunas, oferecendo todo o suporte necessário para a tomada de decisão na gestão de frotas;
  • Buscar por veículos próximos a qualquer momento;
  • Acompanhar em tempo real;
  • Acompanhar e analisar o comportamento do condutor;
  • Transmitir de maneira automática os 30 segundos anteriores de impactos no veículo, com informações de latitude, longitude e velocidade. Além de passar informações dos 3 eixos — vertical, lateral e longitudinal — nos 8 segundos anteriores do impacto (Add-on).

Assim, fica muito mais fácil investir na segurança e na preservação da vida de seus condutores. 

Quais os benefícios da videotelemetria?

São muitos os benefícios que a implementação de um serviço de videotelemetria ou videomonitoramento podem levar para sua empresa. Acompanhe:

Benefícios da videotelemetria para a gestão de frotas

O gestor de frotas leves vai reduzir suas dores de cabeça com um sistema de videotelemetria, visto que são muitos os benefícios que isso pode levar para sua empresa, como:

  • Redução de custos;
  • Economia de combustível;
  • Diminuição de acidentes;
  • Redução de sinistros;
  • Redução no número de acidentes;
  • Aumento de produtividade; 
  • Fim da necessidade de ação do condutor para identificação;
  • Fim de transtornos com perda/troca de cartões de identificação;
  • Aumento de agilidade e segurança em auditorias de infrações e utilização dos veículos;
  • Gestão de dados e informações mais seguras e certeiras.

Com tudo isso fica quase impossível não ter uma gestão de frotas leves de sucesso com excelentes resultados, focando em coisas que realmente importam: a segurança de seus colaboradores, a qualidade dos serviços e o desenvolvimento da empresa.

Videotelemetria: o que é, benefícios e como funciona | Golfleet

Benefícios da videotelemetria para o condutor

O condutor também não fica fora dessa, contando com variados benefícios em seu trabalho, como:

  • Aumento da segurança em sua direção;
  • Auxílio na perícia de acidentes de trânsito;
  • Diminuição de acidentes de trânsito;
  • Agilidade em situações de emergência;
  • Melhor definição e aproveitamento do horário de trabalho;
  • Entre outros.

Leia mais: Como aplicar penalidades trabalhistas corretamente na gestão de frotas? 

Não se pode deixar de lado a oportunidade de tornar mais segura a condução do veículo para seu colaborador. Investir em videotelemetria significa investir na preservação da vida

Videotelemetria: o que é, benefícios e como funciona | Golfleet

Qual o melhor serviço de videotelemetria para seu gerenciamento de frotas?

Assim como todos os outros produtos e serviços, nem sempre o mais barato vai ajudar sua empresa ou garantir bons resultados. Como a videotelemetria é mais indicada para companhias que já realizam uma gestão de frotas mais avançada, é importante se atentar a procurar por um sistema completo e que realmente ajude sua gestão de frotas leves. 

Para escolher a melhor opção, é necessário fazer uma análise profunda de seus objetivos e das necessidades em sua gestão de frotas. Além de, é claro, procurar por sistemas com usabilidade, que sejam interativos, que possuam suporte caso ocorram problemas e que auxiliem na instalação.

O Golfleet Videotelemetria é uma ferramenta completa para empresas que realmente querem diminuir custos, aumentar a produtividade de sua frota e, acima de tudo, promover um trânsito mais seguro.  

Para saber mais sobre essa ferramenta e como ela pode te ajudar com uma gestão de frotas completa, eficiente, econômica e produtiva, acesse nosso Guia gratuito de videotelemetria na gestão de frotas:

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.