O desgaste dos pneus nunca tem uma só origem, mas independente disso, uma coisa é certa: pode causar prejuízos financeiros e operacionais e comprometer a segurança da frota. Por isso, vamos te ensinar a identificar os principais tipos de desgaste dos pneus e, melhor ainda, como prevenir e evitar que isso continue acontecendo na sua operação.
O que causa desgaste irregular dos pneus?
Por que monitorar o desgaste dos pneus?
Tipos de desgaste de pneus: os 8 principais
Como verificar o desgaste dos pneus?
E como prevenir o desgaste prematuro dos pneus?
Vale a pena investir em tecnologia nesses casos?
O que causa desgaste irregular dos pneus?
Bom, o desgaste dos pneus pode ser atribuído a vários fatores, mas todos precisam de atenção, já que influenciam diretamente na eficiência operacional, nos custos de manutenção e na segurança dos motoristas.
Sendo assim, entender o que causa esse desgaste irregular dos pneus é só o primeiro passo, depois também é importante implementar medidas de prevenção para aumentar a durabilidade dessas peças.
Nós vamos chegar nessa parte, mas antes, entenda quais são os principais motivos por trás do desgaste dos pneus:
- Pressão incorreta: manter a pressão adequada é essencial para evitar o desgaste irregular dos pneus, o que melhora a eficiência do combustível e ainda garante a segurança dos veículos.
- Mau estado das estradas: pois é, até mesmo as condições precárias das vias, como buracos e irregularidades, contribuem para o desgaste acelerado.
- Frenagem brusca: as frenagens bruscas também podem causar desgaste dos pneus em excesso, comprometendo a banda de rodagem e a vida útil.
- Veículos desalinhados: carros fora de alinhamento também apresentam um desgaste irregular dos pneus, afetando a estabilidade e a eficiência.
- Excesso de carga: sobrecarregar os veículos além das capacidades recomendadas é outra causa, impactando negativamente o desempenho e a segurança.
Já deu para perceber que uma causa ou outra foge do controle, mas o monitoramento não. Ao estar atento a todos os detalhes e qualquer sinal de desgaste, você pode agir e evitar problemas maiores no futuro.
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Por que monitorar o desgaste dos pneus?
Ficar de olho no desgaste irregular dos pneus é importante por diversas razões. Primeiro, porque isso pode comprometer a segurança de todos que transitam pelas ruas e estradas, já que a aderência diminui e o risco de acidentes só aumenta.
Isso sem contar com os gastos extras com a substituição das peças, o que impacta negativamente o orçamento da frota.
Além disso, uma revisão de carros completa também pode oferecer insights sobre o desempenho dos próprios veículos e indicar possíveis problemas mecânicos. Enquanto o desgaste dos pneus pode indicar problemas de alinhamento ou suspensão, a pressão inadequada pode afetar a eficiência do combustível.
Portanto, ao adotar medidas de monitoramento, é possível implementar ações corretivas e preventivas, como ajustes de alinhamento, correção da pressão dos pneus e rodízio adequado.
Tudo isso não apenas maximiza a segurança dos veículos, mas também contribui para a economia de combustível e prolonga a vida útil das peças.
Outro ponto importante é que rodar com pneus carecas também pode resultar em problemas com a fiscalização de trânsito, já que essa prática representa uma infração grave, com multa no valor de R$195,23 e perda de 5 pontos na CNH.
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, a infração pode ser aplicada para cada peça que estiver em mau estado, inclusive o estepe, além da possibilidade do veículo ficar retido até a regularização do problema.
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Tipos de desgaste de pneus: os 8 principais
Agora que você já está por dentro das causas e da importância do monitoramento nesses casos, vamos explorar os 8 principais tipos de desgaste dos pneus.
1. Desgaste central
Esse desgaste é central porque ocorre no centro da banda de rodagem, devido à pressão excessiva dos pneus. Isso não apenas desestabiliza o veículo, mas também eleva o risco de estouro, por isso a atenção durante a calibragem é tão importante.
2. Desgaste unilateral
Quando apenas um lado da peça apresenta desgaste, isso geralmente indica problemas de alinhamento ou distribuição de carga. Se colocarmos as falhas na suspensão e excesso de peso na balança, o desgaste pode se tornar ainda mais grave, então é preciso ficar atento a esses sinais.
3. Desgaste localizado
Já o desgaste localizado é concentrado em uma área específica e surge após frenagens bruscas, derrapagens ou bloqueios. Para evitar que isso aconteça, os sistemas ABS e de frenagem devem ser verificados com uma certa regularidade, além de orientar seus motoristas a evitar esses comportamentos.
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4. Desgaste irregular dos pneus
Se o rodízio de pneus e outras medidas de manutenção preventiva são ignorados, os problemas começam a surgir, como o desgaste irregular dos pneus. Desalinhamento, problemas na suspensão e baixa pressão são fatores que contribuem para isso, então, mais uma vez, é melhor prevenir do que remediar.
5. Desgaste em escamas
O desgaste em escamas lembra um padrão de dente de serra e pode gerar ruídos constantes. Por isso, escolher as peças adequadas é o primeiro passo para minimizar esse efeito colateral, evitando pneus de média ou baixa severidade em terrenos acidentados, por exemplo.
6. Desgaste serrilhado
Agora, se você notar desgaste nas bordas dos pneus, é desse que estamos falando, causado pelas fricções anormais nas estradas. Geralmente, o desgaste serrilhado também está ligado a problemas de alinhamento, então a melhor solução é fazer o ajuste imediato do veículo para evitar outros danos.
7. Desgaste nas bordas ou “ombros”
As extremidades dos pneus são responsáveis por unir o centro da banda de rodagem às laterais e estão sujeitas a sofrer desgaste por vários motivos, alguns dos que podem afetar essa região são: calibragem inadequada, vazamentos, sobrecarga e curvas em alta velocidade.
8. Desgaste por condução desportiva
Manobras em alta velocidade também podem causar a degradação da borracha e danos irreversíveis, conhecidos como desgaste por condução desportiva. Nesse caso, a conscientização e treinamento dos motoristas são fundamentais para prolongar a vida útil das peças e garantir uma condução segura.
Como verificar o desgaste dos pneus?
Ficou na dúvida sobre como verificar o desgaste dos pneus? Algumas dicas já são o suficiente para identificar com facilidade esses sinais e saber se já está na hora de trocar ou fazer a manutenção.
- Verifique a profundidade do sulco: a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem indicam o seu desgaste, se a profundidade estiver próxima ou abaixo de 1,6 mm, é hora de substituir os pneus.
- Verifique a idade dos pneus: você encontra quatro dígitos na lateral das peças, que indicam a semana e o ano de fabricação, pneus com mais de cinco anos podem ter componentes degradados e devem ser substituídos.
- Procure por rachaduras e bolhas: ainda olhando para a lateral dos pneus, você também pode aproveitar para buscar rachaduras ou bolhas, que indicam desgaste excessivo ou danos internos e a necessidade de substituição imediata.
- Procure por desgaste irregular dos pneus: também verifique os sulcos em toda a largura e áreas de rodagem das peças, se o desgaste é excessivo em áreas específicas o veículo pode estar com problemas de alinhamento ou suspensão.
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E como prevenir o desgaste prematuro dos pneus?
Se depois de conhecer todos os riscos envolvidos o seu maior interesse é como prevenir o desgaste prematuro dos pneus, também temos as respostas. Algumas medidas são capazes de aumentar a vida útil, mas a manutenção preventiva é, de longe, a mais importante delas. Confira as orientações:
Verificação da pressão
Já vimos que pneus com pressão incorreta podem comprometer a dirigibilidade, aumentar o desgaste e o consumo de combustível, além de afetar a aderência na estrada. Sendo assim, a pressão deve ser verificada regularmente, sempre de acordo com as recomendações do fabricante e ajustando conforme a carga transportada, se esse é o caso da sua operação.
Rotação periódica ou rodízio de pneus
O objetivo do conhecido rodízio de pneus é alternar a posição das peças, redistribuindo o desgaste de forma mais uniforme. Isso é um cuidado essencial, já que os pneus dianteiros e traseiros sofrem deteriorações diferentes como resultado das diferentes cargas, situações e forças exercidas pelo veículo.
Dessa forma, a rotação periódica ajuda a equalizar o desgaste entre eles, prolongando a sua durabilidade. É importante ressaltar que isso deve acontecer no intervalo de tempo recomendado pelo fabricante.
Balanceamento
Um procedimento essencial para manter as peças em ótimo estado de conservação, já que rodas desbalanceadas podem causar vibrações no veículo, desgaste irregular dos pneus e danos aos componentes da suspensão.
Por outro lado, ao garantir um balanceamento adequado você garante uma distribuição uniforme do peso e proporciona uma condução suave, segura e confortável para seus motoristas.
Alinhamento
Seguindo para as rodas desalinhadas, elas podem causar dificuldade na direção, instabilidade e perda de tração. No entanto, com o alinhamento correto elas ficam alinhadas de forma paralela e perpendicular ao solo, o que aumenta a segurança da condução e prolonga a vida útil das peças.
Ou seja, estruturar um plano de manutenção para frota e, mais importante, seguir as recomendações do fabricante à risca, são passos fundamentais para evitar problemas graves que podem ser a causa de acidentes.
Direção defensiva
Falamos bastante sobre a parte mecânica quando o assunto é desgaste dos pneus, mas não podemos ignorar a influência dos motoristas nesse processo. Sendo assim, a direção defensiva não pode ser deixada de lado.
Manter uma distância segura dos veículos à frente, evitar freadas bruscas e reduzir a velocidade em curvas são atitudes que reduzem a carga exercida sobre os pneus, contribuindo significativamente para a segurança no trânsito.
Vale a pena investir em tecnologia nesses casos?
Com certeza, a resposta é sempre sim. A tecnologia certa pode te ajudar a acompanhar o comportamento do condutor, por exemplo, em relação a acelerações e frenagens bruscas ou até mesmo curvas inadequadas.
Se o sistema de gestão de frotas é eficiente de verdade, como o Golfleet, você ainda tem a solução certa para monitorar a situação dos seus veículos: o Módulo de Manutenção Veicular.
É claro que o nosso software não vai literalmente evitar o desgaste irregular dos pneus da sua frota. Mas melhor que isso, ele vai permitir acompanhar o estado de revisão dos veículos e contribuir para a eficiência operacional e redução de custos.
Sugestão de leitura: Módulo de Manutenção: o alerta certeiro do Golfleet para a hora da revisão veicular
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