19 dezembro, 2024por golfleet
Tempo de leitura: 6 minutos

Revisão de férias: o que verificar no carro antes de pegar a estrada

Vai pegar a estrada? Saiba como fazer a revisão de férias, o que verificar no carro antes de viajar e qual a importância da manutenção preventiva.

capa

Hoje queremos falar com gestores de frotas, motoristas e curiosos, porque as férias estão logo aí, e com elas vem a vontade de fugir da rotina e aproveitar cada momento. Mas qualquer motorista sabe que planejamento não é só sobre o destino ou o horário de saída.

Ninguém quer lidar com imprevistos no meio da viagem, ainda mais quando uma boa revisão de férias pode evitar perrengues e garantir tranquilidade. Por isso, vamos compartilhar tudo o que sabemos sobre o assunto, com direito a um checklist de manutenção pré-férias.

A importância da revisão de férias
Quais são os benefícios da revisão de férias?
O que revisar no carro antes de viajar?
Por que fazer manutenção preventiva antes de viajar?
Dicas extras de revisão de carro para viagem

CTA

A importância da revisão de férias

Você está no meio de uma viagem com o carro cheio de gente, e uma luz misteriosa acende no painel. Bate o desespero, não é mesmo? É exatamente por isso que a revisão de férias é uma necessidade, é a oportunidade de checar o carro antes que os problemas apareçam.

Especialmente porque, nas férias, o uso do veículo é mais intenso: viagens longas, subidas de serra e tráfego pesado. A revisão é o momento de garantir que o carro esteja pronto para encarar qualquer desafio.

Leia mais: Revisão de carros: por que é tão importante na gestão de frotas pequenas?

Quais são os benefícios da revisão de férias?

Se a revisão de férias parece apenas uma medida preventiva, é porque ela é mesmo. Mas essa prática simples pode trazer um impacto muito maior do que você imagina, olha só os benefícios:

  • Evita dores de cabeça

Ninguém quer um carro parado no acostamento ou perder tempo e dinheiro com guincho e oficina. Isso significa que você pode evitar situações estressantes, como ficar preso em um local desconhecido ou ter que lidar com reparos caros e demorados.

  • Protege quem está a bordo

Segurança é prioridade. Uma revisão de carro para viagem detecta possíveis falhas que podem causar até acidentes, logo mais vamos conversar sobre o que verificar no carro antes de viajar.

  • Economiza no bolso

Consertar um problema antes que ele piore sai muito mais barato do que esperar uma pane. O que não só poupa dinheiro, mas também dor de cabeça, já que você não precisará lidar com a inconveniência de um carro quebrado durante as férias.

  • Tranquilidade total

Não tem preço viajar sabendo que o carro está em ordem e pronto para a estrada. Até porque a última coisa que você quer é viajar com preocupações ao invés de aproveitar o tempo com a família e amigos.

Ou seja, os benefícios vão além do básico. Revisar o carro antes da viagem é um ato de cuidado que combina segurança, economia e eficiência. Tudo o que qualquer motorista deseja.

O que revisar no carro antes de viajar?

Quando falamos em manutenção pré-férias, precisamos entender o que exatamente precisa ser analisado. Aqui vai um checklist prático com itens de revisão do carro para viagem.

Freios

Os freios não dão margem para erro. Escute se há ruídos ao frear, observe se o pedal está muito baixo ou duro e cheque o fluído de freio. Se algo parecer fora do normal, leve para um mecânico antes de pegar a estrada.

Pneus e estepe

Os pneus são o ponto de contato do carro com o chão, então, não dá para negligenciar. É importante calibrar todos, inclusive o estepe, e verificar se estão dentro do limite legal de desgaste.

Assim, você não precisa se preocupar com o risco de multas ou danos para o veículo, como desalinhamento e maior desgaste dos pneus em menos tempo.

Leia mais: Tudo sobre validade de pneus e como ela impacta diretamente na frota

Óleo do motor e filtros

O motor é como o coração do carro. Certifique-se que o óleo está no nível correto e dentro do prazo de validade. Aproveite para verificar os filtros de óleo, ar e combustível, que influenciam diretamente no desempenho do veículo.

Sistema de arrefecimento

Aqui mora um dos maiores vilões das viagens: o superaquecimento. Por isso, inspecione o nível do líquido de arrefecimento e veja se não há vazamentos ou mangueiras ressecadas. Mais um sinal de alerta é o nível de água do radiador: se é preciso colocar água com muita frequência, é necessário uma revisão.

Luzes e elétrica

Além de evitar multas, ter as luzes em ordem é fundamental para a segurança. Confira faróis, lanternas, setas, luz de ré e até a buzina. O sistema elétrico também pode ser testado, incluindo o ar-condicionado, que provavelmente será muito usado neste período de verão.

Suspensão e direção

Estes são outros pontos importantes da revisão de férias, já que eles proporcionam o bom funcionamento das peças sem pressão por desnível ou por vibrações.

Suspensão desalinhada ou desgastada não só prejudica a direção, como aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus. Se perceber ruídos ou a sensação de que o carro está puxando para um lado, procure um especialista de confiança.

Sistema de ignição

Essa revisão é fundamental para garantir uma boa viagem, incluindo velas, cabos e ignição. Também é recomendado que, ao trocar as velas, os cabos sejam trocados junto para ajudar na performance do motor.

Itens de emergência

O triângulo, o macaco e a chave de roda estão no porta-malas? Você já conferiu se os itens de segurança do veículo estão em bom estado? Também é importante levar uma lanterna, cabos de bateria, água e ferramentas básicas.

Uma dica importante é tirar um tempo para fazer a verificação do veículo com antecedência. Agende a inspeção pensando que, se houver necessidade de trocar alguma peça, essa vistoria não altera o planejamento da sua viagem.

Por que fazer manutenção preventiva antes de viajar?

A manutenção preventiva é a principal aliada de quem quer viajar sem dor de cabeça. Diferente da manutenção corretiva, que é feita quando algo já deu errado, ela antecipa problemas e resolve questões antes de virarem um transtorno.

Aqui estão algumas razões para investir nessa prática:

  • Reduz custos: problemas menores são resolvidos antes que se tornem grandes.
  • Evita paradas não planejadas: especialmente importante em viagens longas.
  • Preserva o valor do veículo: um carro bem cuidado mantém seu desempenho e valorização por mais tempo.

É claro que em períodos de maior uso, como férias e viagens, esse cuidado torna-se ainda mais necessário, mas a manutenção preventiva é importante o ano todo, não só antes de pegar a estrada.

Leia mais: Plano de manutenção para frota: como elaborar e garantir mais segurança na sua operação

Dicas extras de revisão de carro para viagem

Se você chegou até aqui, já conhece os pontos mais importantes de uma revisão de férias. Mas, para garantir que sua viagem seja ainda melhor e mais tranquila, aqui estão algumas dicas extras:

  1. Planeje a rota e estude o caminho

Estradas desconhecidas podem esconder buracos ou falta de sinalização. Na dúvida, pesquise o trajeto antes de sair de casa e utilize um aplicativo de navegação, que pode ajudar até a identificar pontos de parada, postos de gasolina e locais para refeições.

  1. Evite excesso de peso

Cuidado na hora de arrumar as malas. Um carro sobrecarregado consome mais combustível e, com o passar do tempo, desgasta componentes como pneus e suspensão, além de afetar a estabilidade do veículo.

  1. Documentação em dia

Leve todos os documentos do veículo no porta-luvas, incluindo licenciamento, seguro e manual do proprietário. E, mais importante, verifique se eles estão atualizados e em conformidade com as leis de trânsito.

Leia mais: Gestão de documentos e checklist de compliance para frotas

  1. Cheque o seguro e o atendimento 24 horas

Se algo der errado, ter um seguro com assistência pode salvar sua viagem. Cheque a cobertura do serviço e certifique-se que os números de emergência estão à mão.

  1. Monte um kit de primeiro socorros

Além dos itens de revisão do carro para viagem, adicione medicamentos básicos, como analgésicos, e materiais para pequenos ferimentos. É uma forma de lidar com pequenos incidentes até poder buscar ajuda profissional.

  1. Teste o carro

Antes de sair para viagens mais longas, faça um trajeto curto com o carro para observar o seu desempenho. Isso é importante porque pode ajudar a identificar algo que passou despercebido durante a revisão.

Viajar com o carro revisado é mais do que uma boa prática, é uma forma de cuidar da sua segurança, economizar dinheiro e aproveitar ao máximo cada quilômetro rodado. Para gestores de frota, essa atenção aos detalhes também impacta diretamente nos custos operacionais e no bom andamento da operação.

E, claro, contar com ferramentas como sistemas de gestão de frotas torna todo esse processo mais fácil. Eles ajudam a prever a necessidade de manutenções, gerenciar históricos de uso e até prever necessidades futuras.

Agora é a sua vez: faça a revisão de férias, planeje a viagem e aproveite o passeio. Se você é gestor de frotas e quer voltar para uma operação mais tranquila depois da viagem, dê uma olhada em nosso e-Book completo e gratuito sobre manutenção preventiva e saiba o que fazer para garantir mais tranquilidade no dia a dia.

CTA

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

PortugueseEnglishSpanish
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Esse é um canal exclusivo para venda. Vou deixar algumas orientações para você entrar em contato com nosso time de suporte:

1) Abra o aplicativo Golfleet e clique no ícone do menu principal (onde aparecem todos os módulos). Na parte inferior você verá a palavra SUPORTE. Clicando nela você será encaminhado para abertura de chamados dentro do nosso sistema. Esse é o caminho mais rápido para você ser atendido.

2) Você também pode entrar em contato via telefone pelo 43 3315-9500 e escolher a opção 1 - você será direcionado para nosso time de atendimento ao cliente.

3) Caso tenha esquecido sua senha do Golfleet é só acessar o aplicativo pelo Computador ou Celular, acima do botão entrar você verá um ÍCONE DE “?” (ponto de interrogação), é só clicar e adicionar seu e-mail de acesso para recuperar sua senha.

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.