Na última quinta-feira, dia 1° de maio, comemoramos o Dia do Trabalhador: foi um momento ótimo para tirar uma folga, desconectar um pouco e aproveitar com a família.
Porém, essa também é uma oportunidade para refletir sobre as lutas e conquistas obtidas pelos trabalhadores ao longo do tempo e repensar como anda a rotina dos motoristas da sua frota.
Muitos profissionais lidam com rotinas exaustivas, viajam por horas de destino em destino com poucos intervalos de descanso, o que prejudica a sua qualidade de vida e o seu desempenho no trabalho.
Separamos 5 estratégias que você, gestor de frotas, pode aplicar em sua empresa para resolver problemas de longas jornadas e, ainda, engajar e motivar a equipe. Mas antes disso, vamos entender um pouco mais sobre como se deu a origem desse feriado?
A origem do feriado do trabalhador
Por que é importante investir na qualidade de vida do seu colaborador?
5 dicas para melhorar a qualidade de vida dos motoristas
A origem do feriado do trabalhador
O Dia do Trabalhador surgiu porque no dia 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago (EUA), um grupo de operários da época organizou uma greve e marcou essa data.
Após esse ato memorável, todos os anos nesse mesmo dia trabalhadores de diversas partes do mundo começaram a organizar greves em suas cidades, tornando o movimento e a data um marco global. No entanto, o feriado não foi considerado nesse período, o feriado de fato foi oficializado apenas em 1924, trinta e oito anos depois.
A data tem relevância internacional pois sempre tratou de lutas, por meio de greves e manifestações, buscando melhores condições de trabalho para os trabalhadores. Apesar de ainda não ser o ideal, as lutas trouxeram algumas melhorias que já aliviaram um pouco a pele do trabalhador. Vamos conhecer algumas das conquistas do trabalhador brasileiro:
- Consolidação das Leis de Trabalho (CLT)
- Jornada diária de 8h
- Direito a férias anuais e remuneradas
- Descanso semanal
- Direito à previdência social
Por que é importante investir na qualidade de vida do seu colaborador?
Empresas que priorizam e visam a qualidade de vida de seus colaboradores são recompensadas com um trabalhador muito mais dedicado e engajado. Essa dedicação a mais é vantajosa para os dois lados, seja para o bem estar do funcionário a curto e longo prazo, seja para o sucesso e o crescimento da empresa.
A partir do momento que o motorista se sente acolhido pela gestão de frota de sua empresa, começa a trabalhar de forma mais dedicada e atenciosa, visando também o auxiliar nas melhorias do ambiente de trabalho.
Outro ponto de destaque é a constância das equipes. Empresas que beneficiam seus colaboradores da forma que seja, trabalhando em prol de um ambiente confortável e acolhedor, têm menos chances de perder seus funcionários.
Quando um colaborador trabalha com um gestor que se preocupa e valoriza seus esforços, cria-se automaticamente um vínculo de troca no qual o trabalhador retribuirá valorizando e vestindo a camisa da empresa.
5 dicas para melhorar a qualidade de vida dos motoristas
Agora que já entendemos a história do Dia do Trabalhador e a importância de buscar melhores condições de trabalho à equipe, vamos conferir 5 dicas estratégicas para que sua frota de motoristas sinta-se acolhida e valorizada.
1. Programas de bonificação e valorização dos motoristas
A valorização do trabalhador é uma das formas mais eficientes de motivá-lo a buscar continuamente o aperfeiçoamento no serviço que realiza. Por isso, a implementação de programas de reconhecimento é uma excelente alternativa para engajar os colaboradores.
Um exemplo é o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), programa que visa beneficiar e incentivar práticas positivas no trânsito.
Programas que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores por meio de recompensas — sejam elas financeiras, como aumentos salariais ou premiações periódicas, ou não financeiras, como folgas ou oportunidades de desenvolvimento profissional — despertam no motorista o desejo de evoluir dentro da empresa por iniciativa própria.
O Golfleet, por meio do sistema de videotelemetria, possibilitou a implementação de diversos cases de sucesso. Um deles é o da empresa Lavoro, que, com base nos dados coletados, informações em tempo real e alertas gerados pelo Verbal Coaching, conseguiu desenvolver estratégias para reduzir gastos anteriormente considerados inevitáveis.
A Lavoro criou o Programa Direção Segura Lavoro, que viabilizou a aplicação de políticas de segurança com benefícios tanto para os motoristas quanto para a gestão. A economia obtida com essas ações abriu caminho para a futura implementação de benefícios aos colaboradores.
No entanto, a adoção de medidas de bonificação precisa ser planejada com critério, com regras bem definidas que evitem transformar o ambiente de trabalho em uma competição por desempenho. O objetivo deve ser promover o crescimento conjunto de todos, em alinhamento com os valores da empresa.
2. Cuidados com a saúde mental e física dos motoristas
A profissão de motorista exige atenção e concentração durante 100% do tempo. Qualquer descuido, qualquer deslize pode custar muito caro, para a empresa e para o próprio trabalhador.
Com isso, é evidente que o cuidado com a saúde mental do motorista é de extrema importância. Horas de estradas, muitas vezes solitárias, podem ser prejudiciais para o psicológico dos motoristas, tornando assim imensamente importante a empresa ou o gestor, dar a devida atenção para isso.
Leia mais: Psicologia do trânsito: confira como ter mais segurança e qualidade de trabalho na sua frota
Além da atenção psicológica, por se tratar de um trabalho no qual o motorista passa horas sentado na mesma posição, com movimentos repetitivos e muita concentração, o cuidado com a saúde física se torna de extrema importância. Solicitar exames de rotina é uma boa maneira de demonstrar cuidado e preocupação com os colaboradores.
A oferta de planos de saúde para os colaboradores é uma alternativa para a resolução e prevenção desses possíveis problemas de forma eficaz. Fornecer qualidade de vida, por exemplo, conscientizando o motorista sobre a importância de boas noites de sono e seu bem estar auxilia na fidelização do colaborador, trazendo benefícios para os dois lados.
3. Melhores condições de trabalho
Uma das estratégias mais eficazes para engajar os colaboradores é melhorar as condições de trabalho. Afinal, o ambiente profissional tem grande impacto no bem-estar e na motivação das pessoas — e pode ser uma das principais fontes de estresse ou desinteresse. Essa motivação dos motoristas é o papel do gestor de frotas, além de claro, da empresa fornecer os instrumentos necessários para que isso aconteça.
No caso dos motoristas, isso começa por oferecer uma frota de qualidade: veículos revisados, atualizados e equipados com recursos que facilitem o dia a dia e tornem o trabalho mais seguro e eficiente.
Leia mais: Itens de segurança do veículo: quais são obrigatórios?
Pensando em oferecer melhores condições de trabalho aos motoristas, o Golfleet disponibiliza o módulo Velocidade por Via (VVia). Essa funcionalidade permite monitorar a velocidade dos condutores durante os trajetos, promovendo mais segurança e ajudando a evitar situações de risco ao longo da jornada.
Além de beneficiar os motoristas, o VVia também traz ganhos para a gestão de frotas. Com os alertas gerados em tempo real, o gestor pode acompanhar o comportamento individual de cada condutor, reforçando o controle e contribuindo para uma operação mais segura e eficiente.
Aliado a uma boa organização de rotas e horários, esse cuidado ajuda o colaborador a focar no que realmente importa — suas responsabilidades —, aumentando o comprometimento e a dedicação à empresa.
4. Políticas de feedbacks positivos
Juntamente à implementação de programas de reconhecimento e bonificação, a empresa também pode incluir políticas de feedbacks positivos, fornecendo retornos positivos aos seus trabalhadores.
Feedbacks estruturados fornecidos por gestores/supervisores são ótimas ferramentas para engajar cada vez mais o colaborador ao ambiente de trabalho. Quando elogiado, o trabalhador tende a se sentir bem e continuar trabalhando em prol de evoluir constantemente para que esses retornos aconteçam mais vezes, beneficiando a empresa, a gestão e o colaborador.
O sistema Golfleet proporciona um ranqueamento de condutores através da telemetria, facilitando a implementação dessa cultura de feedbacks. Com essa ferramenta, o gestor de frotas tem a possibilidade de ser transparente com seus motoristas através dos dados disponibilizados no dashboard do sistema, proporcionando que essa cultura seja estatisticamente assertiva na escolha dos feedbacks aos colaboradores.
Ficou interessado nessa possibilidade de ranqueamento dos motoristas? Assista o WebCast Condutores como aliados na gestão da frota e entenda a maneira correta de elencar e valorizar os seus motoristas.
5. Oportunidades de crescimento dentro da empresa
É de extrema importância o oferecimento de oportunidades que possibilitam o colaborador crescer dentro da empresa. Deixar explícito, desde a contratação, que serão disponibilizadas maneiras de evolução, seja de cargo, salário ou até mesmo profissionalmente.
Isso pode ser feito por meio da oferta de cursos que enriqueçam o currículo do trabalhador, ampliando suas oportunidades dentro da própria empresa. Essas iniciativas funcionam como uma forma de fidelizar e engajar o colaborador, incentivando-o a se dedicar cada vez mais para alcançar novos objetivos e posições.
Compreender e aplicar essas estratégias visando a qualidade de vida e o bem estar dos motoristas é um ótimo caminho para o sucesso da sua gestão. A ideia é incentivar a importância das empresas priorizarem a satisfação do colaborador, assimilando que o crescimento das companhias está extremamente alinhado com o engajamento e a dedicação do trabalhador.
Esperamos que essas dicas contribuam para um bom desenvolvimento e crescimento da sua empresa e gestão. Visar a evolução coletiva dentro de uma empresa é a melhor estratégia para um excelente gestor de equipes.
Para maior conscientização das estratégias compartilhadas e outras dicas mais aprofundadas, separamos um de nossos eBooks completo e gratuito de como transformar seus motoristas em aliados, visando sempre o desenvolvimento positivo na gestão das frotas.