A qualidade de vida dos colaboradores está entre as prioridades da gestão de frotas da Festo, empresa alemã de automação industrial e treinamentos que está no Brasil há 48 anos. O que poderia ser apenas um valor da companhia, se tornou uma missão e, mais do que isso, transformou-se em atitude. Através do programa Bem-Viver, a empresa visa equilibrar a vida dos colaboradores com ações sociais, recreativas, informativas e de aprendizado.
Dentro dessa cultura de bem-estar, a segurança e o meio ambiente não poderiam ser ignorados e, portanto, a área da gestão de frotas deve ser olhada com cuidado. Com 155 veículos e mais de 200 condutores, a companhia começou a desenvolver um trabalho de alto nível para reduzir multas, sinistros, custos e emissão de CO2, bem como melhorar os indicadores da frota.
De acordo com Roberta Dobriev Leite, coordenadora de Serviços Compartilhados e Bem-Estar e responsável pelo setor, os resultados positivos aumentaram após a implantação da telemetria. O principal objetivo, segundo ela, é realizar uma gestão eficiente de todos os processos que envolvem a gestão de frotas, minimizando custos e aumentando a segurança dos colaboradores. “A equipe de frota da Festo consegue, hoje, ser mais ágil e assertiva, pois nossos processos deixaram de ser manuais e estão centralizados em uma única ferramenta”, explicou.
Cuidado com a vida dos colaboradores na gestão de frotas
Quando o assunto é segurança, a telemetria também está ajudando a empresa a conhecer o comportamento do condutor. “Passamos a monitorar a forma de dirigibilidade de cada colaborador e efetuamos análises de todos os incidentes, multas e sinistros para que sejam tomadas as melhores ações para cada caso. Além disso, por conta da telemetria, criamos uma nova política de segurança, com regras claras e possíveis de medição”, ressaltou.
Nessa política de segurança, foi feito um trabalho minucioso, que consegue englobar desde o processo de integração de um novo colaborador, e portanto seu primeiro contato com o documento, até o processo de compra do veículo ao final do seu ciclo de utilização, que prevê um desconto de até 40% da tabela FIPE para o colaborador que alcançar os objetivos pré-estabelecidos na política.
Tecnologia que salva vidas
Para monitorar o comportamento do condutor, foi criada uma pontuação por incidentes medidos pela telemetria, sinistros ocorridos e multas. Através disso, eles alimentam um ranking que revela os melhores e os piores condutores e essas informações geram ações diferenciadas para cada um dos grupos, pois não se pode tratar todos da mesma forma. Aliás, os próprios condutores recebem atualizações sobre infrações e incidentes registrados via telemetria semanalmente.
Em paralelo, eles efetuam uma análise de risco da gestão de frotas. “Acompanhamos os três indicadores (incidentes, sinistros e multas) com reuniões de gestão e de diretoria para apresentar os riscos ao negócio e as ações efetuadas”, revelou Roberta.
A telemetria permitiu, portanto, uma gestão mais inteligente e rápida da frota, com a integração das plataformas de combustível, manutenção, multa, sinistro e utilização, dentro de um mesmo sistema e vem trazendo resultados positivos para a companhia. Entre esses resultados está a redução de 20% em gastos com combustível; a redução de 15% com custos de manutenção; a diminuição de 15% dos sinistros em relação ao ano anterior; e a diminuição dos incidentes medidos pela telemetria após a realização de ações focadas.
Regras e atividades elaboradas pela Festo para garantir a segurança dos colaboradores na gestão de frotas
- Condutores são orientados a combustível mais sustentável (Etanol)
- O colaborador que tiver a CNH em portaria ou atingir a pontuação máxima permitida por lei, terá o veículo recolhido, independente do cargo.
- Todas as infrações de trânsito são de responsabilidade do colaborador, não sendo permitido a indicação de terceiros e nem a utilização da NIC.
- Campanhas, palestras e treinamentos são realizados para informar o colaborador sobre os riscos diários na condução de um veículo.
- Multas de utilização de celular, embriaguez ou sinistro, ao qual seja comprovada imprudência por parte do condutor, não são aceitas e o colaborador fica sujeito a medidas punitivas.
- Política de frota é atualizada anualmente e aprovada por todas as diretorias (Recursos Humanos, Financeira, T.I ,Industrial e Comercial e Jurídica), usando como base as ocorrências do ano anterior, pois todos fazem parte do processo contínuo de segurança.
Sua empresa se preocupa com os colaboradores? Compartilhe sua experiência com a Golfleet nos comentários.
Por: Karina Constancio, Coordenadora de Conteúdo da WTM, para PARAR Review.