Uma das principais prioridades no desenvolvimento de nossos serviços, a Cultura de Segurança, é um pilar base da Golfleet. Afinal, nosso maior propósito é preservar vidas no trânsito todos os dias.
Com isso, na 3ª edição do AHEAD Webcast 2022, o tema apresentado foi: “Por que construir uma Cultura de Segurança é indispensável na sua gestão de frotas?”.
Mediado por Gerson Batista, nosso Gerente Nacional de Vendas Golfleet e, contando com valiosos insights de nossos Gerentes Comerciais Paulo Ionta e Marco Antonio Rosa, além do nosso Gerente de Parcerias Golffet Cláudio Medeiros, o evento focou no papel da gestão de frotas em oferecer segurança aos seus condutores.
Da porteira para fora, o quanto eu estou cuidando daquele meu profissional que está a trabalho, enquanto ele está no volante?
Cláudio Medeiros, Gerente de Parcerias Golfleet.
Como você garante isso em sua gestão de frotas? Acompanhe os principais insights do evento e entenda por qual razão cuidar dos seus colaboradores é tão importante.
Como a tecnologia Golfleet pode ajudar enquanto uma ferramenta poderosa para gestores de frotas?
Módulo de rodagens
Videotelemetria
Caso prefira assistir, confira nosso webcast completo:
Por que a cultura de segurança é tão importante?
Em 2020, logo no início da pandemia, foram registrados 33.530 mortes por acidentes de trânsito no Brasil segundo o Ministério da Saúde, sendo quase metade do número em 2012 (60.752). Porém, ainda é um número gigante se considerarmos o valor único que cada vida possui.
Ler mais: Segurança no trânsito: importância da cultura de direção segura na gestão de frota
Outro dado importante é a estatística disponibilizada pela Pirâmide de Desvios de Frank Bird, que nos revela que não existe acidente de trabalho que ocorra sem motivo.
Portanto, para cada fatalidade no trânsito, foram realizados 30.000 desvios de comportamento anteriormente. Como mostram os dados da imagem a seguir:
Sendo assim, é mais que essencial que a gestão de frotas implante uma Cultura de Segurança focada na diminuição desses comportamentos de risco. Mas como fazer isso?
Como a tecnologia Golfleet pode ajudar enquanto uma ferramenta poderosa para gestores de frotas?
Antes de abordarmos as tecnologias Golfleet, é necessário também relembrar a importância de uma Política de Frotas bem estruturada pela gestão. Assunto abordado no AHEAD Webcast 2ª edição de 2022.
Com isso em mente, todos os nossos sistemas contam com a digitalização da Política de Frotas, que permite aos gestores ditar as regras da operação em tempo real para garantir uma maior segurança para seus colaboradores.
Em nosso software de videotelemetria, por exemplo, o aparelho lê em voz alta a regra em questão no momento em que a infração ocorre.
Ler mais: Direção defensiva e gestão de frotas: preserve vidas
Além disso, apresentamos as principais soluções e funcionalidades Golfleet a serem implantadas com a Cultura de Segurança:
Velocidade por Via: acompanhe as infrações cometidas pelos seus condutores
Nosso módulo add-on Velocidade por Via tem fortes chances de ser nossa principal funcionalidade no controle de infrações que podem pôr em risco a vida dos condutores. Principalmente do excesso de velocidade, mas indo muito além disso.
Ler mais: Menos excesso de velocidade: salve vidas e diminua as multas
Um exemplo disso é que muitos outros sistemas que consideram apenas a velocidade alta, acabam não identificando condutores que possuem comportamentos de risco em áreas urbanas. O que é feito com maestria pelo VVia.
Com ele, é possível contar com:
- Gráficos, rankings e relatórios de infrações
- Alerta de infrações em tempo real
- Análises de infrações por mapas de calor
- BI para análise de informações por tipo de infração
Módulo de rodagens
Nosso módulo de rodagens, incluso nos sistemas de telemetria e videotelemetria, é outro importante instrumento na análise de infrações cometidas pelos condutores.
Muitos gestores de frotas acabam deixando as métricas de rodagem de fora e esquecem que 7 infrações cometidas em 1km, por exemplo, é muito mais grave do que 7 infrações cometidas em 100km.
Diante disso, o módulo de rodagens também ajuda a entender melhor a frequência do número de infrações por quilômetro de cada condutor, além de:
- Distância percorrida em KM
- Tempo ligado em movimento e sem movimento
- Tempo ligado sem GPS
- Tempo desligado
- Atividade x ociosidade (dentro e fora do horário comercial)
Videotelemetria
Muitos softwares de videotelemetria do mercado costumam evidenciar suas funcionalidades de sensor de fadiga, porém, mais importante do que isso, é implantar ações que evitem a fadiga em seus condutores.
Ou seja, caso um de seus motoristas esteja em uma rodovia sem acostamento e algum sensor encaminhe um alerta para a gestão, como ela vai garantir a segurança desse motorista?
Afinal, não há lugares próximos para parada e uma frenagem brusca pode pôr a vida dele ainda mais em risco. Portanto, de pouco adianta identificar a fadiga enquanto o motorista já está dirigindo. É de grande importância que ações de prevenção ao cansaço sejam implantadas nas Políticas de Frotas, como:
- Evitar operações em período noturno.
- Não sobrecarregar seus motoristas com operações muito distantes.
- Dar condições dignas de descanso e salários adequados (para que os condutores não precisem realizar outras atividades fora do horário e possam descansar devidamente.
- Entre outros.
Sendo assim, como o software de videotelemetria pode ajudar?
Por meio do Verbal Coaching, por exemplo, manda dicas de segurança por voz em situações como ao realizar ultrapassagens perigosas, exceder a velocidade permitida, etc., além disso, sua gestão de frotas também conta com o tracking, funcionalidade responsável pelo posicionamento do veículo e monitoramento de velocidade.
Principais dúvidas sobre Cultura de Segurança na gestão de frotas
Como iniciar uma implantação de Cultura de Segurança, dar um “Start”?
Campanhas de conscientização internas juntas dos gestores são excelentes para começar a implantar a Cultura de Segurança em sua empresa, principalmente se já contar com uma Política de Frotas desenvolvida e bem estruturada para evidenciar as regras das operações.
Como disseminar a Cultura de Segurança na equipe operacional que utiliza veículos da frota na sua atividade diária?
A disseminação é feita diariamente na empresa, seja por meio de treinamentos, premiações, relatórios, Políticas de Frotas assinadas além de atividades promovidas pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), RH (Recursos Humanos), entre outros.
Como garantir a conscientização dos condutores?
O principal é deixar claro que a empresa está preocupada com a vida do condutor, e não apenas com gastos ou veículos. Manter a ideia de que o motorista possui pessoas esperando-o em casa.
Além disso, contar com planos de treinamento personalizados por meio dos dados presentes em nosso sistema de telemetria também é fundamental para corrigir pontos específicos de comportamentos de risco na sua empresa.
Frota com mais de um motorista: quais as dificuldades de avaliar as ocorrências?
Bom, com vídeotelemetria esse processo é facilitado em muitos níveis, principalmente pelo reconhecimento facial do software que permite identificar individualmente cada motorista.
O que faz melhor efeito: usar os eventos da telemetria para apontar um erro ou identificar aquele condutor que faz boa condução?
Vai muito da própria cultura da empresa, existem operações que conduzem suas ações por meio de benefícios e outras por meio de “punições”. Ou seja, ambos dão certo, mas vai da decisão da empresa sobre o que funcionaria mais para seus colaboradores.
Confira como os recursos e serviços da Golfleet vão te ajudar a levar a Cultura da Segurança para sua gestão de frotas leves: