A GolSat agora é Golfleet:

feita de tecnologia, pessoas e propósito.

31 março, 2022por golfleet
Tempo de leitura: 8 minutos

Direção defensiva e gestão de frotas: dicas para preservar vidas hoje mesmo

É responsabilidade da gestão de frotas garantir que os condutores tenham direção defensiva. Veja dicas para preservar vidas hoje mesmo.

Direção defensiva e gestão de frotas: preserve vidas | Golfleet

Faz parte das responsabilidades da gestão de frotas garantir que os condutores tenham direção defensiva, para assegurar a preservação de vidas. 

Além disso, o comportamento do condutor influencia diretamente na lucratividade da gestão de frotas e também na credibilidade que ela tem com a sociedade. 

Leia mais: TCO: como entender e controlar os custos da frota

Por esses motivos, preparamos este material para alertar os gestores de frotas sobre a necessidade de incentivar a postura defensiva na direção dos condutores e dicas simples de como fazer isso. 

Você vai encontrar aqui: 

Boa leitura!

Direção defensiva e gestão de frotas: preserve vidas | Golfleet

Por que a segurança no trânsito deve ser a principal prioridade de todo gestor de frota

A segurança dos condutores é de suma importância para gestão de frotas de todos os tamanhos, porque mesmo pequenos acidentes podem interromper as operações de maneira significativa. Pior que isso, só mesmo ter em risco a vida do condutor. 

Por esse motivo, investir em segurança no trânsito é um esforço contínuo. Inclui a instalação de sistemas que auxiliam o condutor a manter um padrão de comportamento seguro, realização de treinamento de motoristas para direção defensiva e outras ações.

Diante da grande importância de prezar pela segurança no trânsito na gestão de frotas, separamos aqui os principais motivos que tornam essa prática indispensável:

Minimização das colisões de veículos

Investir em direção defensiva e práticas de segurança no trânsito evita colisões, porque o condutor vai estar pronto para reconhecer possíveis perigos de segurança nas estradas e muito mais. 

Além disso, o condutor não vai dirigir com fadiga, o que aumenta consideravelmente as probabilidades de acidentes no trânsito. 

Aumento da retenção de condutores 

A rotatividade de condutores não é vantagem para nenhuma gestão de frotas. É importante investir em segurança no trânsito para melhorar as habilidades dos colaboradores e ter um melhor desempenho, o que vai motivá-los a permanecer na empresa.

Direção defensiva e gestão de frotas: preserve vidas | Golfleet

Menos gastos com reparos não programados 

Além da questão principal – a segurança do motorista, também entra em jogo o custo. É difícil para a gestão de frotas escalar os valores gastos com manutenções não programadas resultantes de acidentes e direção insegura.

Leia mais: Gestão de custos: sua frota precisa reduzir consumo?

Com investimento em reduzir acidentes, os gastos com reparos não programados serão menores. 

Agora que você já sabe da importância de investir em segurança do motorista e direção defensiva, vamos ao próximo passo: 

Direção defensiva: tudo que o gestor de frotas precisa saber

De acordo com o Detran PR, 

‘Direção defensiva’ é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.”

De modo simplificado, é dirigir para salvar vidas, tempo e dinheiro, apesar das atitudes de terceiros no trânsito. 

Os condutores devem assumir a responsabilidade pessoal de dirigir de forma que as estradas sejam seguras para todos. É importante destacar, ainda, que a direção defensiva começa antes mesmo dos condutores entrarem nos veículos. Envolve questões técnicas, preventivas, habilidades e muito mais.

Para garantir que seus colaboradores pratiquem a direção defensiva, o gestor de frotas precisa incentivar comportamentos que reproduzam os 5 fundamentos a seguir: 

  • Conhecimento: o condutor deve conhecer as regras e as leis, as características do veículo que está dirigindo e os tipos de ameaça do trânsito.
  • Atenção: o condutor deve estar concentrado na direção e sempre alerta e consciente dos riscos que podem surgir no seu entorno, sem perder o foco com equipamentos eletrônicos, conversas e outras situações.
  • Habilidade: além de conhecer as técnicas básicas de direção, o condutor deve saber como se comportar em cada situação de risco. Isso exige experiência e treinamento.
  • Decisão: o condutor deve estar preparado para tomar decisões rápidas – mas conscientes – ao se deparar com uma situação de risco. Dessa forma, ele pode evitar acidentes.
  • Previsão: o condutor deve estar preparado para se antecipar aos riscos. Isso pode ser feito com atenção aos atos dos demais motoristas, pedestres, animais e de outras situações que possam ocorrer no trânsito.

Para garantir que o condutor de sua frota age com base nesses 5 fundamentos, separamos aqui algumas dicas para o gestor de frotas: 

  • Considere treinamentos e conhecimentos em direção defensiva um diferencial no processo seletivo; 
  • Reforce a necessidade de condução segura por meio de cursos, palestras, treinamentos e reuniões frequentes; 
  • Tenha um cronograma fixo de manutenção preventiva – uma prática obrigatória da direção defensiva; 
  • Estabeleça uma política de pausas em cada planejamento de rota, para que os condutores jamais trabalhem fatigados;
  • Considere acompanhar de perto cada condutor, e apoiar o trabalho de cada um deles com sistemas de rastreamento, telemetria ou videotelemetria – a depender da necessidade da sua frota. Dessa forma, você consegue saber se o condutor está adotando uma direção segura. 

Leia mais: Rastreamento, monitoramento e telemetria: entenda a diferença

Ainda sobre a necessidade de investir na direção defensiva, separamos aqui algumas dicas para você trabalhar diretamente com os condutores da frota para preservar suas vidas a partir de agora: 

4 dicas de direção defensiva que você deve fomentar para os condutores a partir de agora

Começar a preservar vidas o quanto antes: esse é o nosso grande objetivo. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar. Veja: 

Cinto de segurança: um elemento obrigatório

De acordo com o Governo Federal,  o uso correto do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo pode reduzir em até 70% as mortes e lesões graves. 

Além disso, a utilização do item, também pode evitar acidentes, uma vez que o cinto retém o corpo do motorista junto ao assento, o que permite manter o controle do veículo.

Mesmo tendo em vista a importância do cinto, dados da Pesquisa Nacional da Saúde indicam que 25,3% das pessoas ainda não se protegem sempre com o cinto no banco da frente. 

Como gestor de frotas, você deve garantir que seus condutores não façam parte dessa estatística. 

Por isso, converse sempre com seus motoristas, ofereça dicas e garanta que todos vão estar alinhados com essa regra da empresa. 

Você também pode contar com a ajuda da Golfleet. Nós oferecemos soluções inteligentes que profissionalizam a gestão de frotas leves por todo o Brasil. 

Com uma política de frotas leves bem definida e o apoio da tecnologia, você pode configurar as regras da empresa – como o uso obrigatório do cinto de segurança, determinando o que são infrações na sua operação. 

Cuidado com os retrovisores, foco no trânsito e eliminação das distrações

Outra dica básica de direção defensiva que você pode e deve oferecer aos seus condutores é o cuidado com retrovisores. Eles devem se certificar de que conseguiram olhar com clareza para todos os ângulos, já que isso pode evitar acidentes.

Além disso, mais do que apenas checar espelhos e estar atento aos arredores, é preciso manter o foco na estrada. Qualquer deslize pode causar acidentes e, no trânsito, qualquer coisa que não seja dirigir é uma distração.

Você precisa garantir que eles não vão checar o celular, mudar de estação de rádio, comer, acender um cigarro ou qualquer outra coisa que possa gerar desvio de atenção.

Isso pode ser feito através de conversas, feedbacks constantes, treinamentos e política de frotas bem ajustada. 

Direção defensiva e gestão de frotas: preserve vidas | Golfleet

Distância e velocidade seguras 

Manter uma distância segura dos outros veículos pode salvar vidas. Por isso, seus condutores devem estar conscientes de que isso faz parte do guia de direção defensiva da sua empresa. 

Além de preservar vidas, também é uma forma de economizar com acidentes totalmente evitáveis. Se em um trevo movimentado, por exemplo, o condutor manter o distanciamento seguro, as chances de que ele não bata o carro por freadas inesperadas do condutor da frente são muito maiores. 

Outro fator muito importante, é claro, é a velocidade segura. Dirigir acima do limite da rodovia torna a condução e controle do veículo muito mais difícil. 

Leia mais: As consequências do excesso de velocidade

Além de colocar a vida do condutor em risco, muitas vezes ele acaba levando multas e desgastando o veículo com mais rapidez. 

Leia mais: Como o acompanhamento e rastreamento de veículos ajuda a reduzir custos com multas?

Fadiga: uma inimiga da direção defensiva

Milhares de acidentes são relatados anualmente devido a condução sonolenta, que ocorre pelo cansaço extremo dos motoristas.

Por isso, também é responsabilidade do gestor de frotas incentivar que os condutores trabalhem descansados, façam pausas e não trabalhem em condições que podem colocar em risco sua própria segurança.

Com uma rotina saudável de trabalho, o gestor de frotas consegue garantir aos colaboradores que tenham uma direção defensiva e trabalhem em boas condições.

Direção defensiva e gestão de frotas: preserve vidas | Golfleet

Dicas para ajudar o condutor de frotas a melhorar seu comportamento

Além de investir nessas dicas que trouxemos anteriormente, há algumas maneiras práticas que você pode trabalhar na sua gestão de frotas para melhorar o comportamento do motorista. Veja: 

Crie uma política de segurança do motorista

Aproveite ao máximo as informações oferecidas por sistemas de rastreamento, telemetria ou videotelemetria e crie uma política de segurança que gira em torno da preservação da vida do motorista. 

Leia mais: Rastreamento pode ser um bom aliado do gestor na redução de custos

Você pode utilizar de históricos, relatórios e outras informações oferecidas pelos sistemas para criar esse documento. 

Priorize a manutenção da frota

Veículos bem cuidados são mais confiáveis e eficientes. Por isso, mantenha sua frota em bom estado e evite acidentes nas rodovias e manutenções corretivas – que sempre acabam custando mais caro. 

Utilize alertas e notificações em tempo real

Com alertas em tempo real – como os oferecidos pela videotelemetria, por exemplo, você consegue agir de forma proativa – ou seja, antecipando os problemas – e corrigir qualquer comportamento de condução perigoso antes de problemas maiores acontecerem.

Leia mais: Revisão de carros: por que é tão importante na gestão de frotas pequenas?

Analise os registros de viagem dos veículos da sua frota

Com os registros de direção oferecidos por soluções inteligentes para gestão de frotas, você pode entender o comportamento do condutor e observar hábitos. 

Essa análise apurada permite que você pense em treinamentos específicos para melhorar a condução.  

______________

Temos certeza de que, com essas dicas, você vai conseguir preservar as vidas de seus condutores no trânsito. 

Aproveite ao máximo os dados e informações que a tecnologia pode te oferecer e continue mantendo sua gestão de frotas atualizada, para melhorar o comportamento do motorista e aumentar a eficiência do trabalho. 

Você quer entender mais sobre a telemetria e potencializar os resultados da sua gestão de frotas, ao mesmo tempo em que oferece mais segurança aos condutores?

Confira nosso eBook gratuito: 

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.