O tempo pode até passar, mas a gestão de multas continua sendo um dos aspectos mais cruciais para as frotas.
Sejamos sinceros, não é tão entusiasmante quanto escolher um novo modelo de veículo. Porém, negligenciar esse cuidado pode custar caro, seja em termos de economia ou de segurança.
Apenas em 2022, foram aplicadas um total de 76.577.166 multas de trânsito no Brasil, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), uma média de 8.742 por hora.
Então, vamos explorar como as multas podem ser gerenciadas de forma eficaz para manter sua gestão de frotas no caminho certo.
🔎 Navegue pelo conteúdo:
O que é gestão de multas
Benefícios da gestão de multas para frotas
Como fazer gestão de multas na prática
Opinião de especialistas sobre gestão de multas para frotas
Importância da telemetria para o controle de multas
O que é gestão de multas
Multas são como aqueles buracos inesperados que surgem na estrada, pegando você desprevenido e prejudicando seu orçamento.
Quer se trate de violações ou excessos de velocidade, podem rapidamente se tornar uma grande dor de cabeça para os gestores de frota.
Isso porque elas não apenas drenam recursos financeiros, como também podem manchar a reputação da sua empresa.
Sendo assim, a chave para superar esse dilema reside na implementação de um sistema eficiente para lidar com as penalidades, a gestão de multas.
Ela é um conjunto de processos que visam controlar e reduzir o número de infrações de trânsito cometidas por uma frota.
Nesse sentido, também é um processo que envolve as etapas de identificação, monitoramento, análise e prevenção de infrações.
💡 Sugestão de leitura: Sistema de Notificação Eletrônica (SNE): qual o impacto no controle de multas da gestão de frotas leves?
Benefícios da gestão de multas para frotas
Claro, o controle de multas pode não ser a tarefa mais cativante, mas pode salvá-lo de um mundo de problemas.
Ao lidar com esse gerenciamento de forma correta, você garante a conformidade legal e evita penalidades desnecessárias.
Do mesmo modo, ao identificar padrões e violações recorrentes, é possível tomar ações corretivas para melhorar o comportamento dos motoristas e reduzir multas a longo prazo na sua gestão de frotas.
Mas, afinal de contas, por que é importante fazer o controle de multas? É simples, porque a medida traz diversos benefícios para as empresas:
Redução de custos
As multas de trânsito podem representar um custo significativo da gestão de frotas, principalmente quando são numerosas.
Continuidade da operação
Como multas implicam em pontuação na carteira, a suspensão do direito de dirigir deixa de ser um risco e passa a ser uma realidade e, consequentemente, os condutores ficam inaptos a exercerem suas atividades.
Preservação da imagem da empresa
Do mesmo modo, as infrações podem prejudicar a imagem do seu negócio, especialmente se forem graves ou repetitivas.
Melhoria da segurança
As infrações de trânsito podem aumentar o risco de acidentes. Por outro lado, um controle de multas eficiente pode ajudar a promover uma direção segura e reduzir o número de acidentes.
💡 Sugestão de leitura: Segurança no trânsito: importância da cultura de direção segura na gestão de frota
Como fazer gestão de multas na prática
Bom, agora que estabelecemos a importância da gestão de multas, vamos explorar alguns passos práticos para agilizar o processo e implementar um sistema de controle eficiente:
- O primeiro passo é identificar quais são as principais infrações cometidas pela frota, por meio de análise de dados que podem ser extraídos de um sistema de telemetria.
- Uma vez identificadas as principais penalidades, é importante monitorá-las de forma contínua, por meio de relatórios periódicos que mostrem a evolução do número de multas.
- Também é importante analisar as infrações para identificar as causas e ajudar a desenvolver estratégias de prevenção mais eficazes.
- O objetivo final do controle de multas é a prevenção. Para isso, as empresas podem implementar treinamentos para motoristas, campanhas de conscientização e outras medidas preventivas.
Adotar a tecnologia para auxiliar nesse processo talvez seja o melhor conselho a ser seguido.
Isso porque existem diversas ferramentas que podem ajudar as empresas na gestão de multas, como um sistema de telemetria.
O Golfleet promove mais agilidade nos processos de identificação e auditorias, além de impactar diretamente seus objetivos de evitar e diminuir a ocorrência de multas.
Entre as funcionalidades do nosso sistema está o Golfleet Driver, que equilibra as responsabilidades entre gestores e condutores em relação às práticas seguras de direção.
Como os motoristas têm um App do Condutor na palma das mãos com informações sobre o seu perfil de dirigibilidade e infrações cometidas, fica mais fácil tomar as melhores decisões no trânsito.
Ao final de cada viagem, diversos indicadores sobre a performance dos motoristas ficam disponíveis e de fácil acesso.
Por esses e outros motivos, o Golfleet é uma ferramenta com grande potencial para auxiliar no controle de multas da sua frota.
💡 Sugestão de leitura: Golfleet Driver: como o App do Condutor com perfil de dirigibilidade beneficia a gestão de frotas?
Opinião de especialistas sobre gestão de multas para frotas
A economia está diretamente ligada ao sucesso de uma frota, então, é claro que cuidado e segurança das vidas no trânsito é a busca constante de todos os responsáveis.
Por isso, o plano ideal é uma frota segura e que performe os melhores resultados, inclusive no controle de multas.
Quem atua no segmento sabe que qualquer palavra relacionada a penalidades é uma daquelas que ninguém quer escutar.
Nesse sentido, o que gestores de sucesso falam é que o segredo não é evitar ou fugir dessa palavra, mas sim procurar soluções para que ela não aconteça ou que aconteça o mínimo possível.
Muitas das infrações estão diretamente ligadas a atenção e, por isso, as frotas buscam cada dia mais especializar seus gestores e condutores por meio da educação.
💡 Sugestão de leitura: Capacitação e gestão de frotas: quais são os cursos acadêmicos para profissionais da área?
Além de profissionalização, já estabelecemos previamente que o jeito mais fácil de fazer a gestão de multas é com a ajuda da tecnologia.
Para se manter atualizados e a frente no mercado, os gestores contam com a telemetria veicular para cuidar de toda a frota e diminuir as infrações, mas além disso, o que os gestores estão fazendo?
Quando o conceito de segurança já está enraizado na empresa, dar os próximos passos se torna ainda melhor.
Afinal, gestão tem tudo a ver com estratégia e na Festo esse é um dos primeiros passos para todas as ações na frota.
Para Diogo Soares, analista de inteligência de RH na Festo, a tecnologia e a cultura de segurança estão fazendo a diferença na empresa.
🎬 AHEAD Webcast: Por que construir uma Cultura de Segurança é indispensável na sua gestão de frotas?
A política de frotas da Festo já é antiga, mas desde 2015 implementamos novos indicadores com a telemetria e estamos melhorando cada vez mais nossos números. Em 2015 tínhamos 306 multas, mas em dois anos o número era de apenas 52 e caiu drasticamente graças a uma gestão estratégica, onde olhamos o plano geral e trabalhamos cada um dos pontos”, aponta Soares.
💡 Sugestão de leitura: Passo a passo para criar sua política de frotas leves
Desse modo, na Festo a meta de multas é zero e atualmente as duas empresas possuem multas leves e os números não param de melhorar.
Para bater essa meta, os gestores investem nas medidas de manutenção preventiva, treinamentos recorrentes e regularidade na avaliação de indicadores.
Os profissionais apontam que fazer a gestão de multas vem como consequência de olhar a frota de maneira estratégica e como um todo.
Cada indicador, mesmo que não esteja ligado a infrações, vai importar para a conta final que garante melhor desempenho na economia e na segurança de cada condutor.
🖱️ Confira outros cases de sucesso Golfleet:
- Programa Direção Segura Lavoro: um case de sucesso na redução de multas, sinistros e comportamentos de risco na gestão de frotas
- Redução de infrações na gestão de frotas: case de sucesso da Atlas Copco
- Case de sucesso GTFoods: redução em 79% dos excessos de velocidade na gestão de frotas
- Diminuição de multas do Grupo Edson Queiroz: case de sucesso na gestão de frotas
Importância da telemetria para o controle de multas
Como vimos ao longo do conteúdo, a telemetria é uma tecnologia que pode ajudar as empresas a controlar e reduzir o número de infrações de trânsito.
Um sistema de telemetria como o Golfleet permite coletar e transmitir dados de veículos em tempo real.
A partir dessas informações, é mais prático monitorar os excessos de velocidade, a localização, o comportamento dos motoristas e outros fatores que podem levar a multas.
Também é possível criar um ranking e cruzar dados de infrações, tempo, distância, velocidade e percentuais, de maneira rápida e intuitiva como gestores atarefados precisam.
Do mesmo modo, você sabe quais condutores são responsáveis pelo maior número de infrações por quilômetros rodados.
Na prática, isso significa que fica mais fácil lidar com a gestão de multas de uma forma mais personalizada e individual, além de reconhecer os bons condutores.
O Golfleet ainda permite a configuração da sua política de frotas, assim como a determinação do que são infrações para a sua operação.
Ou seja, você tem total liberdade para personalizar o nosso sistema de telemetria de acordo com as necessidades da sua empresa.
Para ter o Golfleet ao seu lado no controle de multas e na conquista dos seus objetivos, é simples, agende uma demonstração e conheça a fundo todos os benefícios que levarão mais eficiência, produtividade e segurança para a sua operação.