Para começar a entender o que é a telemetria veicular, basta olharmos para as pistas de Fórmula 1. É ali onde essa ferramenta mostra todo seu potencial para manter os competidores seguros na condução e a saúde do veículo ao máximo para que toda sua capacidade seja alcançada.
Nos carros de Fórmula 1, existem muitos sensores capazes de medir de maneira precisa e em tempo real, dados como a temperatura, carga aerodinâmica e mecânica, velocidade, pressão e distância percorrida. São informações como essas que ajudam a manter a segurança dos condutores.
Todos esses dados são enviados de um computador de bordo para as antenas localizadas nos boxes. Assim, podem ser analisados por engenheiros e transformados em gráficos que mostram tudo o que está acontecendo com o veículo e como o competidor está dirigindo.
Por meio desse envio de informações (telemetria veicular), os engenheiros conseguem verdadeiramente atender às reais necessidades do veículo, para que possam manter o motorista mais seguro ainda e levar a máquina a patamares mais elevados.
Portanto, separamos ao longo deste texto o que é a telemetria veicular, como ela funciona e seus benefícios para a gestão de frotas, para que você possa aplicar em sua frota e ter melhores resultados. Acompanhe!
O que é a telemetria veicular e como funciona?
Telemetria veicular analógica
Telemetria veicular digital
Benefícios da telemetria veicular para a gestão de frotas
Economia de combustível
Redução de acidentes
Controle e monitoramento do modo de condução
Redução de custos com manutenção e multas
Gestão de frotas eficiente com telemetria veicular
Bônus: a videotelemetria veicular
O que é telemetria veicular e como funciona?
Por meio da Fórmula 1, podemos entender que a telemetria veicular é uma tecnologia de coleta remota de informações de um automóvel.
Indo para o sentido literal da palavra, telemetria vem da junção de “tele” que significa “remotamente”, e “metria”, que vem de “medição”. Ou seja, a melhor definição de telemetria é a medição de dados de maneira remota.
Essa ferramenta não é exclusiva da área de gestão de veículos, existindo muitos outros tipos de telemetria em outras áreas, como a medicina, por exemplo.
Leia mais: Rastreamento, monitoramento e telemetria: entenda a diferença
Porém, é por meio desse sistema que a gestão de frotas tem acesso a dados como a velocidade, distância percorrida e consumo de combustível. Tudo isso sendo mostrado por meio de dashboards intuitivos e relatórios personalizados.
Com todos os dados analisados, o sistema de telemetria veicular ainda pode gerar outras informações para sua gestão de frotas, como indicadores de comportamento do condutor e indicadores de rodagem. Com as possibilidades de integrações com outros módulos, o gestor pode ir além e ter dados sobre:
- Gestão de combustível
- Velocidade por Via
- Média de consumo
- Entre outros.
Ou seja, a telemetria veicular é um jeito de ter controle e obter informações de sua frota de veículos para a gestão, dessa forma, decisões podem ser tomadas com mais precisão, melhores estratégias são definidas e grandes resultados são alcançados .
Com isso, existem dois tipos de telemetria veicular utilizados nos dias de hoje, são eles:
Telemetria veicular analógica
Na telemetria veicular analógica, é necessário que vários sensores sejam instalados em certas partes do veículo para que informações sejam coletadas.
Se a gestão de frotas quer ler o contragiro do veículo, é preciso que um sensor esteja instalado ali. Sendo o cálculo de rotação por minuto feito por meio de uma calibração específica para cada veículo e pelos pulsos enviados pelos sensores.
Esse processo se repete a cada dado que a gestão de frotas quer analisar, seja no odômetro, seja no indicador de nível de combustível, entre outros.
A principal vantagem desse tipo de telemetria é que ela é acessível à grande maioria dos carros, mesmo os antigos. Porém, existem também algumas desvantagens, como o fato de ser necessário recalibrar os sensores com certa frequência — entre 3 e 6 meses — pois eles perdem a precisão ao passar do tempo.
Telemetria veicular digital
Assim como na Fórmula 1, a telemetria veicular digital é feita por meio do computador de bordo do veículo. Sendo que, já existem algumas padronizações na fabricação de veículos para facilitar o monitoramento digital desde 2009.
Vários sensores já são instalados no veículo pelo seu fabricante, assim, todas essas informações já são distribuídas para o computador de bordo.
Entre as principais vantagens desse tipo de telemetria está a distribuição de informações de maneira mais rápida e precisa do que a telemetria analógica.
Benefícios da telemetria veicular para a gestão de frotas
A telemetria veicular pode ajudar muito na gestão de frotas, sejam elas grandes ou pequenas, permitindo, acima de tudo, melhores resultados. Confira:
Economia de combustível
O sistema de telemetria veicular funciona por meio de integração entre o software e o fornecedor de cartão combustível, assim, você obtém informações de maneira precisa sobre como está o consumo de combustível de cada veículo de sua frota.
Dessa maneira, a gestão de frotas pode analisar a diferença entre o consumo real e o que foi previamente planejado, definindo planos de ações para diminuir ainda mais o consumo de combustível.
Outro ponto é que a telemetria fornece dados para avaliar como os motoristas estão conduzindo, assim, é possível identificar comportamentos que aumentam o consumo de combustível e implementar treinamentos em direção econômica para seus condutores.
Outros benefícios também podem ser adquiridos com a análise desses dados, como:
- Obter o custo preciso de reais por quilômetro rodado;
- Obter a média de consumo por veículo;
- Descobrir possíveis fraudes, abastecimentos suspeitos e veículos abaixo ou acima da média de consumo;
- Entre outros.
Além disso, também é possível implementar sua política de frotas dentro do sistema, como é o caso do Golfleet Telemetria, assim, o gestor configura o que são infrações em suas operações e implementa normas de condução econômica e segura , deixando o sistema cuidando automaticamente dos comandos a serem enviados para os equipamentos.
Redução de acidentes
A telemetria veicular permite dar mais segurança para seus condutores ao diminuir a ocorrência de acidentes de trânsito. Isso também é possível pelo fato de acompanhar a velocidade do motorista e como ele está conduzindo.
Leia mais: Como a telemetria salva vidas
Dessa forma, é possível trabalhar mudanças de comportamento de condução com os condutores, tornando a operação mais segura e eficiente.
Roubos de veículos também diminuem com o uso de telemetria, permitindo que a gestão de frotas perceba comportamentos suspeitos como desvio de rota sem aviso prévio e aumento constante de velocidade.
Controle e monitoramento do modo de condução
Como você percebeu até aqui, grande parte dos custos de uma frota podem ser diminuídos com telemetria, visto que, principalmente, a maioria dos gastos estão relacionados com a forma de condução do veículo.
Leia mais: Telemetria reduz comportamentos inseguros dos condutores
Sendo assim, é possível entender quanto sua gestão de frotas pode economizar apenas melhorando o modo de condução de um motorista com treinamentos de direção econômica e segura.
Dessa forma, o gestor de frotas pode monitorar freadas, acelerações bruscas, RPM fora do indicado, manter o veículo ligado enquanto está parado, entre outras ações que podem aumentar os gastos e o consumo de combustível.
Leia mais: As consequências do excesso de velocidade
Também é possível que a gestão de frotas controle essas atividades, avaliando os condutores e seus hábitos na direção conforme os dados disponibilizados pela telemetria. Assim, é possível estabelecer esses treinamentos para aqueles que apresentam notas baixas e premiações para aqueles que possuem as notas mais altas.
Redução de custos com manutenção e multas
Outro ponto importante para a gestão de frotas envolvendo a telemetria veicular é a redução de custos com manutenção e multas.
Leia mais: Telemetria possibilita uma redução de 75% no número de infrações e sinistros
Com a distribuição de dados é possível que a própria gestão de frotas crie e gerencie seu plano de manutenção preventiva.
Outro ponto é que o comportamento dos motoristas na condução do veículo melhora muito com um sistema de telemetria e a inclusão da política de frotas nele. Dessa maneira, a ocorrência e os custos com multas também diminuem muito os gastos das frotas ao longo do tempo.
Além disso, com um sistema de Telemetria também é possível ter análise de rodagens, que é outro fator que ajuda muito a diminuir os custos da frota ao analisar rodagens dentro e fora do horário comercial, em fins de semana, ociosidade da frota, entre outros.
Gestão de frotas eficiente com telemetria veicular
O constante fornecimento de informações sobre os veículos em sua frota permitem que a gestão de frotas encontre os erros e os problemas de cada operação. Isso possibilita que o gestor e a equipe tomem decisões mais certeiras e elaborem estratégias que realmente funcionem de forma rápida e precisa.
Todas essas valiosas informações fazem com que os processos sejam mais ágeis e a empresa mais competitiva e econômica.
Bônus: a videotelemetria veicular
A tecnologia de ponta e a inteligência artificial apresentam uma novidade na ferramenta que a torna ainda mais segura e precisa:a videotelemetria.
Essa nova tecnologia surge para possibilitar uma melhor identificação dos condutores (por meio do reconhecimento facial), além é claro de outras funções, como o rastreamento veicular, o monitoramento de velocidade e a gestão de vídeo em caso de eventos.
Além de tudo isso, o motorista ainda conta com o verbal coaching, que conversa com o condutor quando cometer infrações, dá dicas de segurança e de conscientização na direção e no trânsito. Outras funções incluem:
- Fim da necessidade de ação do condutor para identificação;
- Fim dos problemas relacionados a perda e/ou troca de cartões de identificação;
- Agilidade e segurança nas auditorias de infrações e utilização dos veículos.
Por fim, é de extrema necessidade que as gestões de frota procurem ao máximo meios para preservar a vida e a saúde de seus condutores, bem como melhorar seus processos e diminuir custos para se tornar uma força de mercado com excelentes resultados.
Para manter a segurança de seus condutores e diminuir os gastos em sua gestão de frotas, veja os demais benefícios de um sistema de telemetria e como a Golfleet pode ajudar sua gestão de frotas: