As motos são veículos muito utilizados nas frotas e, dessa forma, se faz necessário encontrar estratégias de proteção e controle desses equipamentos. Por isso, o uso de sistemas de telemetria para rastreamento de motos vem crescendo nos últimos anos.
De acordo com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado — FECAP —, uma moto é roubada ou furtada a cada 16 minutos no estado de São Paulo. Além disso, houve um crescimento de 26,91% nos furtos, conforme a Secretária de Segurança Pública.
Por isso, considerando dados cada vez mais alarmantes sobre furtos e roubos, se torna indispensável o uso de sistemas de rastreamento para motos.
Assim, reunimos informações importantes que você deve considerar ao escolher um sistema de telemetria para rastreamento de motos que se encaixe nas necessidades da sua gestão.
Quer manter seus veículos da frota seguros e garantir a produtividade das suas operações?
Continue a leitura!
Abastecimento das motos da frota
Motos excedentes na operação
Manutenção das motos da frota
Por que escolher o rastreamento para motos do Golfleet Telemetria para alavancar a gestão de frotas?
Quais são os maiores desafios na gestão que o rastreamento para motos pode solucionar?
O gestor de frota de motos pode encontrar diversos desafios em seu dia a dia. Afinal, esse trabalho está ligado diretamente a produtividade, controle e desempenho, tanto de motoristas quanto de veículos.
Dessa forma, além de ser responsável por questões técnicas e pessoais, também precisa lidar com controle de manutenção e disponibilidade da frota, controle de custos, desenvolvimento da equipe e eficiência operacional.
Vamos lembrar alguns dos maiores desafios relacionados à gestão e descobrir como um sistema de telemetria para rastreamento de motos pode ajudar nos mais diversos setores:
Cumprimento de processos
O modo de condução, assim como o cumprimento de processos são alguns dos principais responsáveis pelos custos operacionais.
Afinal, realizar serviços rápidos e satisfatórios pode garantir mais lucratividade e economia, pois o processo não precisa ser repetido e pode-se iniciar outras tarefas.
Embora o condutor precise estar ciente de possíveis alterações na moto, é papel do gestor garantir que esse motorista respeite as leis de trânsito e a política de frotas da empresa.
Além disso, dirigir de forma econômica e responsável permite a minimização dos acidentes, menor consumo de combustível, diminuição no desgaste dos pneus e peças e manutenção da moto.
Por isso, o uso de um sistema de telemetria para rastreamento de motos é imprescindível, pois pode auxiliar os gestores a controlar o desempenho dos motoristas e aumentar a lucratividade das operações.
Abastecimento das motos da frota
Por outro lado, a economia de combustível também é um desafio para o gestor de frota de motos.
Ler também: Eficiência na gestão de combustível da frota | Golfleet
Por isso, o gestor de frota que deseja obter maior economia nos processos, precisa estar atento à evolução nos abastecimentos e performance das motos.
A rotina agitada do gestor nem sempre permite que ele acompanhe de forma unificada a frota de motos e, por isso, acaba optando pela utilização de planilhas de consumo de combustível.
Mas nem sempre essas planilhas ajudam. Afinal, o uso delas exige que o gestor passe horas obtendo dados e, apenas depois, realize as análises necessárias para obter maior economia.
Dessa forma, o uso de sistemas de rastreamento que fazem integração de dados de abastecimento para motos pode otimizar o tempo e tornar essas análises mais fidedignas, com menor probabilidade de erros humanos.
Ler também: Economia de combustível: 8 dicas de redução de gastos na frota | Golfleet
Motos excedentes na operação
Permitir que as motos da frota estejam em movimento sem necessidade leva a mais gastos, manutenção, troca de pneus e uso de motoristas que poderiam estar trabalhando em locais estratégicos.
Além disso, entender quantas motos são necessárias em cada operação faz com que os processos se tornem mais econômicos e melhor planejados.
Ler também: Entenda o Proconve e como ele impacta sua gestão de frota
Dessa forma, é possível estabelecer planos de manutenção preventiva, cortar gastos desnecessários e realizar investimentos em áreas que realmente precisam.
Mas para que isso ocorra, é fundamental que o gestor tenha maior controle da frota. Por isso, um sistema de telemetria para rastreamento de motos é tão importante, pois permite que os veículos rodem apenas quando necessário e nas condições ideais.
Manutenção das motos da frota
Sabemos como a manutenção é fundamental para o funcionamento correto dos veículos, assim, realizar um plano de manutenção se torna indispensável para garantir segurança e produtividade nas frotas.
Você já sabe que a realização das manutenções preventivas auxilia na identificação precoce de possíveis falhas nas motos. Dessa forma, contribuem para a minimização de problemas maiores e mais caros.
Identificar o percurso que as frotas de moto realizam em suas rotinas, assim como a velocidade, o comportamento do condutor e a frequência de manutenções auxiliam a estabelecer um plano de prevenção.
Ler também: Gestão de rodagens da frota leve: como otimizar e garantir a eficiência da operação
Por isso, o sistema de telemetria para rastreamento de motos é tão importante, pois ajuda o gestor a reconhecer a necessidade de manutenção das motos da frota e, assim, evitar grandes prejuízos.
Quais são os indicadores mais importantes no sistema de telemetria para rastreamento de motos?
Após lembrarmos alguns dos maiores desafios enfrentados pelos gestores e que os sistemas de telemetria para rastreamento de motos podem solucionar, veremos porque os indicadores de desempenho são tão importantes para a gestão de frotas de moto.
Ler também: Golsat agora é Golfleet: tudo o que nossos sistemas de gestão de frotas leves podem fazer por você
Afinal, por meio dos indicadores é possível entender se a estratégia escolhida está funcionando corretamente e como otimizá-la para levar a melhores resultados.
Dessa forma, ao escolher um sistema de telemetria para rastreamento de motos, deve-se pensar se ele abrange esses indicadores e permite que o gestor realize análises profundas sobre os gargalos mais comuns enfrentados na gestão.
Entre os principais indicadores para a gestão de frotas de moto, estão:
- Rendimento de combustível;
- Preço de compra do combustível;
- Gastos com manutenção;
- Gastos com pneus;
- Excessos de velocidade.
Um sistema de telemetria para rastreamento de motos ideal deve permitir ao gestor identificar se esses indicadores estão evoluindo ou não e, assim, estabelecer estratégias para melhorar cada vez mais.
Ler também: Rastreamento de frotas de motos: tudo sobre o assunto | Golfleet
Por que escolher o rastreamento para motos do Golfleet Telemetria para alavancar a gestão de frotas?
Conforme a Secretária Nacional de Trânsito — Senatran —, a frota de motocicletas teve um aumento de 63,17% no país. Logo, esse é um mercado em ascensão devido a diversos fatores.
Como gestor é preciso pensar em alternativas para aproveitar esse crescimento, alcançar novas metas e maior lucratividade.
Por meio do Golfleet Telemetria pode-se aproveitar funcionalidades fundamentais para o desenvolvimento das frotas. Por exemplo:
- Política de frotas: define todas as regras, visualiza o histórico de alteração das políticas, acompanha veículos e equipamentos incompatíveis e permite visão geral da configuração por meio de relatórios.
- Rodagens de veículos: promove controle das rodagens de forma completa, dentro e fora do horário comercial, listagens inteligentes, relatórios, filtros avançados e dashboard de rodagens com gráficos e indicadores.
- Gestão de combustível: proporciona maior entendimento sobre o custo preciso de reais por km rodado, média de consumo por moto, possíveis fraudes, veículos abaixo ou acima da média normal de consumo e integração de cartão combustível.
- Controle de excesso de velocidade: permite gerar relatórios com indicadores de desempenho dos veículos e comportamento dos motoristas que contribuem para maior segurança e menor incidência de acidentes por excesso de velocidade.
Para entregar um serviço de qualidade é preciso ter controle e você, como gestor, não pode passar o tempo inteiro cuidando das motos da frota ou olhando o rastreador.
Por isso, com um sistema de telemetria Golfleet é possível conseguir todas as informações necessárias de forma prática e rápida. Isso contribuirá para uma gestão mais inteligente e eficiente.
Além disso, você poderá minimizar os gastos e realizar manutenções preventivas, sem que isso leve a prejuízos para a frota.
Ler também: Esteja à frente do ESG com um sistema de gestão de frota
Afinal, com o Golfleet você tem monitoramento completo sobre o veículo, gastos de combustível, quilometragem rodada, número de partidas, entre outros elementos.
Então, para ter maior visibilidade na gestão e organizar estratégias com base em informações reais da sua empresa, o Golfleet Telemetria é a escolha ideal.
Quer aproveitar todos os benefícios que o nosso sistema de telemetria para rastreamento de motos pode oferecer para a sua gestão?