29 agosto, 2024por golfleet
Tempo de leitura: 6 minutos

Melhores marcas de pneus: um guia para escolher a opção ideal para sua frota

Para não se perder entre as melhores marcas de pneus, preparamos um guia completo para te ajudar a tomar a decisão certa, com dicas e informações extras.

capa

Quando o assunto é melhores marcas de pneus, isso vai além de uma questão de economia, já que uma escolha inadequada pode colocar em risco os motoristas e os veículos da frota. Por isso, vamos te ajudar a tomar a decisão certa.

Como escolher as melhores marcas de pneus?
Quais são as melhores marcas de pneus?
Tipos de pneus para carros
Dicas e cuidados para prolongar a vida útil dos pneus
Multas relacionadas aos pneus

CTA

Como escolher as melhores marcas de pneus?

A escolha de pneus de qualidade é um dos primeiros passos para cuidar da frota, então antes mesmo de avaliar quais são as melhores marcas de pneus para a sua operação, é importante dar uma atenção especial para isso.

Não adianta ter o melhor freio do mundo ou a melhor suspensão se faltar aderência no veículo. E os pneus podem até ser todos meio parecidos, mas existem muitas diferenças entre eles, como eficiência no consumo de combustível, capacidade de adesão ao piso molhado e emissão de ruído.

Por isso, quando se trata de segurança e desempenho na frota, não dá para abrir mão da qualidade dos pneus. Aquele bom e velho ditado: o barato sai caro.

Todos os pneus do mercado são avaliados pelo Inmetro e você pode identificar a etiqueta nos produtos, que segue os 3 critérios estabelecidos pela instituição:

Resistência ao rolamento

A resistência ao rolamento é sobre a energia absorvida quando o pneu está rodando, influenciando o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. Na etiqueta, está classificada numa escala de A a G, indo da maior para a menor eficiência energética.

Leia mais: Como diminuir a emissão de gases poluentes da sua frota

Aderência no molhado

Nesse caso, estamos falando sobre a aderência do pneu em pista molhada durante a frenagem, um ponto fundamental para a segurança e redução do risco de derrapagem. Os pneus de qualidade são excelentes nesse quesito, que também está classificado numa escala igual à anterior.

Ruído externo

Já o ruído externo indica o nível de intensidade sonora emitida pelo pneu em decibels (dB). Para veículos de passeio, o limite é de 75 dB, enquanto para veículos comerciais leves e utilitários, o limite é de 77 dB.

Lembrando que pneus de qualidade são desenvolvidos para oferecer maior resistência ao desgaste, prolongando sua vida útil, então precisam de menos substituições e geram economia a longo prazo.

Além disso, como são projetados para diminuir a resistência ao rolamento, também são mais eficientes em termos de combustível, reduzindo os custos operacionais com o abastecimento.

Leia mais: Pneus: dicas e cuidados para sua gestão de frotas

Melhores marcas de pneus: escolha a opção ideal para sua frota | Golfleet

Quais são as melhores marcas de pneus?

Agora que você sabe o que buscar nas melhores marcas de pneus para carros, vamos conversar sobre quais são elas. Por aqui, no Brasil, várias empresas são amplamente reconhecidas por sua qualidade e durabilidade.

Nos baseamos no ranking das melhores marcas de pneus do Inmetro, que foram avaliadas seguindo os critérios que acabamos de conhecer e apresentam índices equilibrados em todos eles.

Michelin

Michelin é reconhecida como uma das marcas mais prestigiadas no mercado, com pneus notáveis por sua longa durabilidade e performance, o que faz deles perfeitos para frotas que priorizam eficiência e segurança.

O modelo Primacy 4 é um dos mais bem avaliados do mercado, com nota A de aderência no molhado e baixo nível de ruído. Para quem busca mais economia, a linha Energy XM é uma boa opção.

Kumho

A Kumho é uma fabricante sul-coreana que pode até não ser tão famosa quanto as outras marcas, mas chama a atenção no mercado nacional. Seu modelo Ecowing ES 31 tem notas B em economia de combustível e aderência em pista molhada, além de ser mais silencioso, emitindo apenas 70 dB de ruído.

Continental

A alemã Continental está presente no setor automotivo desde 1871 e oferece produtos muito confiáveis e tecnológicos. Um exemplo é o ContiPowerContact 2, que se destaca pelo custo-benefício, enquanto o Premium Contact 6 garante maior segurança na chuva.

Pirelli

Pirelli, outro nome entre as melhores marcas de pneus para carros, foi fundada na Itália em 1872 e de lá para cá se consolidou como uma das líderes do mundo, inclusive, é a mais utilizada em veículos zero quilômetro.

Sua reputação se baseia na excelente aderência e resistência, o que torna seus pneus perfeitos para diferentes condições de estrada.

Os destaques ficam para a linha Cinturato, de alta qualidade e preocupação ecológica, enquanto o P Zero é ideal para desempenho em altas velocidades, recebendo nota B em pistas molhadas.

Goodyear

Goodyear fabrica pneus para uma série de veículos, incluindo carros e SUVs, sendo reconhecida como uma das melhores marcas de pneus disponíveis no mercado.

Seus produtos são de ótima qualidade, proporcionando boa aderência em pista molhada e economia de combustível. Com destaque para o modelo Eagle F1 Asymmetric 3, que oferece alto desempenho e segurança no dia a dia.

Momo

Outra representante da Itália que se destaca no Brasil, os pneus da Momo recebem cada vez avaliações positivas de consumidores e do Inmetro, já que oferecem qualidade e custo-benefício superiores, cerca de 53% mais baratos que a média de preços.

O modelo de destaque fica para o Toprun M30, um modelo UHP (Ultra High Performance), perfeito para climas mais quentes e estradas secas ou molhadas.

Bridgestone

A Bridgestone é nada mais nada menos que a maior fabricante de pneus do mundo para todos os tipos de veículos, famosa por suas inovações em tecnologias e em termos de durabilidade e eficiência.

Uma linha que equilibra desempenho e economia é a Ecopia EP150, enquanto a Turanza ER300 é elogiada por proporcionar conforto e segurança. 

Leia mais: Tudo sobre validade de pneus e como ela impacta diretamente na frota

Tipos de pneus para carros

Um outro lado dessa história é que, para cada situação e veículo, existem diferentes tipos de pneus específicos para atender melhor às necessidades:

On-road

É o mais comum, próprio para asfalto e desenvolvido para favorecer o desempenho do veículo nessa superfície. Ao aumentar a área de contato com o solo, o pneu on-road proporciona maior aderência.

Off-road

Já o pneu off-road é próprio para estradas de terra e lama, apresentando alta frenagem e estabilidade, o que é fundamental para resistir a terrenos irregulares sem sofrer deformação além do esperado.

Pneu misto

Um pneu misto é ideal para solos asfaltados e estradas de terra, com durabilidade e um visual mais robusto. No entanto, ele tende a aumentar o consumo de combustível e o nível de ruído em altas velocidades.

Outro ponto negativo é que ele pesa no bolso, por isso, só vale a pena fazer o investimento se os seus motoristas passam frequentemente pelos dois tipos de estrada.

Leia mais: Como fazer descarte e reciclagem de pneus usados na frota

Pneus verdes

Sem sombra de dúvidas, a opção mais ecológica dessa série. Também são mais leves, duram mais tempo e produzem menos ruídos.

O propósito dos pneus verdes é diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. Outro benefício é seu ótimo desempenho em pista molhada, o que reduz o risco de aquaplanagem.

Pneus radiais

Os pneus radiais, com sua banda de rodagem mais duradoura, são mais indicados para quem percorre altas velocidades, garantindo melhor desempenho nas curvas e ótima qualidade em frenagens.

Pneus para carga

Existem duas categorias de pneus de carga, a recomendação para caminhonetes derivadas de carros de passeio é pneus identificados com o código C. Já os utilitários leves, como vans e SUVs, precisam de pneus que levam a marcação LT, de Light Truck.

Dicas e cuidados para prolongar a vida útil dos pneus

Vamos lá, você optou pelas melhores marcas de pneus, então nada melhor do que garantir que o investimento valeu a pena. Alguns cuidados básicos são essenciais para preservar as peças, olha só quais são os principais:

  • Verificar a pressão dos pneus e do estepe regularmente
  • Realizar alinhamento e balanceamento a cada 10.000km ou ao notar vibrações no volante
  • Fazer o rodízio dos pneus a cada 5.000km para promover um desgaste equilibrado
  • Não exceder o limite de peso máximo recomendado
  • Evitar freadas bruscas e acelerações repentinas
  • Inspecionar e verificar sinais de desgaste dos pneus ou danos
  • Trocar os pneus conforme a recomendação dos fabricantes

Um pneu desgastado vai exigir mais do motor, da suspensão e de outros componentes na hora de rodar por aí, além de gastar mais combustível. Por outro lado, manter os pneus em bom estado de conservação garante segurança e auxilia no desempenho do veículo.

Leia mais: Plano de manutenção para frota: como elaborar e garantir mais segurança na sua operação

Multas relacionadas aos pneus

Além dos perigos à segurança dos motoristas, dirigir com pneus em mau estado também pode resultar em penalidades na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Não existe uma multa específica para pneus carecas, mas conduzir com pneus nessa condição pode resultar na aplicação do Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.

Isso implica uma infração relacionada ao uso de veículo em mau estado de conservação, rendendo multa grave, cinco pontos na carteira e pagamento de R$195,23, com a possibilidade de retenção da CNH se o problema não for resolvido na hora.

É importante lembrar que pneus carecas não são a única causa de multas: a falta de sulcos adequados, a pressão dos pneus não estar conforme o recomendado e o sobrepeso também podem resultar em penalidades.

Por isso, se quiser uma ajuda extra na utilização adequada de veículos na sua frota, temos um guia completo sobre controle de frota e direção defensiva. É gratuito, então não fique sem.

CTA

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

PortugueseEnglishSpanish
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Esse é um canal exclusivo para venda. Vou deixar algumas orientações para você entrar em contato com nosso time de suporte:

1) Abra o aplicativo Golfleet e clique no ícone do menu principal (onde aparecem todos os módulos). Na parte inferior você verá a palavra SUPORTE. Clicando nela você será encaminhado para abertura de chamados dentro do nosso sistema. Esse é o caminho mais rápido para você ser atendido.

2) Você também pode entrar em contato via telefone pelo 43 3315-9500 e escolher a opção 1 - você será direcionado para nosso time de atendimento ao cliente.

3) Caso tenha esquecido sua senha do Golfleet é só acessar o aplicativo pelo Computador ou Celular, acima do botão entrar você verá um ÍCONE DE “?” (ponto de interrogação), é só clicar e adicionar seu e-mail de acesso para recuperar sua senha.

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.