Entre as principais soluções no controle de custos que a gestão de frotas pode adotar, está o posto de abastecimento próprio. Afinal, esta é uma solução muito interessante para o cotidiano, já que também agrega velocidade sobre a operação.
Mas, será que o aumento de velocidade e a redução de custos valem esse investimento? Embora a primeira vista ter um sistema de abastecimento de combustível próprio pode parecer muito vantajoso, também tem seus contras.
Ler mais: Diferença entre custo e despesa? Saiba classificá-los
Por conta disso, elaboramos este artigo para te ajudar a decidir se essa é ou não a melhor escolha para sua empresa no controle de abastecimento. Veja só:
O que é um sistema de abastecimento de combustível próprio?
Vantagens de um posto de abastecimento próprio na gestão de frotas
Desvantagens de um posto de abastecimento próprio na gestão de frotas
O que é preciso para ter meu posto de abastecimento próprio?
Como otimizar ainda mais a gestão de combustível?
O que é um sistema de abastecimento de combustível próprio?
Como o nome sugere, um sistema de abastecimento próprio ou posto, diz respeito a uma instalação para o suprimento interno de combustível da frota de veículos, contando com tanque de armazenamento, filtro, bomba de abastecimento com medidor, mangueiras e bicos.
Dito isso, os tanques aéreos são os mais comuns para postos de abastecimento próprio na gestão de frotas, sendo instalados logo acima do solo.
Este tipo de tanque é considerado o mais seguro quando comparado com tanques subterrâneos, já que permite a realização de inspeções para o monitoramento de vazamentos e corrosões. Além é claro de dar mais praticidade no armazenamento e na limpeza do tanque.
Ler mais: Controle e economia de combustível na gestão de frotas leves
Para isso, ele deve ser colocado dentro de uma bacia de contenção que sustente seu próprio volume de armazenamento, com mais um acréscimo de 10%.
Por fim, sua instalação também deve seguir uma série de normas e legislações, para que assim, possa garantir a segurança operacional e ambiental. Portanto, ao escolher o local para a instalação do seu tanque, considere o impacto que isso pode causar na água do solo e em outros recursos hídricos.
É necessário contar com profissionais responsáveis e qualificados para projetar a instalação, garantir o cumprimento das leis e o correto funcionamento de todos os equipamentos.
Vantagens de um posto de abastecimento próprio na gestão de frotas
A seguir, acompanhe os principais benefícios que a adoção de um posto de abastecimento próprio pode proporcionar para a gestão de frotas leves:
Controle na qualidade do combustível
Com um posto de abastecimento próprio de combustível, sua gestão de frotas terá um maior controle sobre o insumo usado em seus veículos. Dessa maneira, sendo possível escolher a forma de armazenamento e o fornecedor mais adequados a qualidade requerida pela sua empresa.
Isso, pois o risco de adulteração do combustível diminui muito, assim como a contaminação. Com a instalação de filtros separadores de água, é possível reduzir a presença de partículas sólidas no combustível, contribuindo para um menor desgaste de peças como filtros, motor e bicos injetores, resultando também no aumento da autonomia (km/l).
Controle de custos operacionais com o abastecimento
Com toda a sua operação de abastecimento sendo realizada internamente na empresa, o controle de abastecimento sobre o custo também se torna muito maior. Afinal, você sabe exatamente quantos litros de combustível está consumindo, quanto está comprando, o valor de compra, autonomia média de cada veículo e o custo operacional dos equipamentos e dos colaboradores.
Assim, esse maior controle permite a redução de desperdícios e dos custos da operação.
Ler mais: Eficiência na gestão de combustível da frota
Praticidade e rapidez
Com disponibilidade 24/7, um sistema próprio de abastecimento tira a necessidade de deslocamento até os postos de abastecimento parceiros da empresa, diminuindo o custo unitário de aquisição do combustível e levando praticidade e velocidade para as operações de abastecimento.
Redução de custos
Por fim, uma vez que a gestão de frotas faz a aquisição do combustível em grande escala e diretamente do distribuidor, o custo unitário da aquisição do combustível é reduzido, levando economia de custos para a operação.
Ler mais: Frota própria ou frota terceirizada: qual a melhor opção?
Desvantagens de um posto de abastecimento próprio na gestão de frotas
A seguir, acompanhe as principais desvantagens da adoção de um posto de abastecimento próprio na gestão de frotas leves.
Alto investimento
Como você já sabe, para implementar um posto de combustível próprio em sua gestão de frotas leves, é necessário contar com um alto investimento em infraestrutura, segurança e equipamentos para a operação.
Assim, as principais aquisições são:
- Bomba de combustível
- Tanque de armazenamento
- Filtros de óleo
- Compressor de ar
- Sensores de monitoramento
- Infraestrutura (obra civil, tubulações, válvulas).
Manutenção
Todo posto de abastecimento próprio precisa de monitoramento e manutenção constante para garantir um bom funcionamento, assim como colaboradores especializados para essas atividades. Há, também, um custo operacional relativo ao uso dos equipamentos, bem como o custo com a contratação de novos funcionários.
Ler mais: Como elaborar um plano de manutenção para frota e garantir mais segurança nas operações
Menor flexibilidade
Por fim, para empresas que possuem uma grande área de atuação, mas apenas uma sede com posto de abastecimento próprio, há uma menor flexibilidade quando é feito o uso do posto, causando a necessidade de uma operação mista e pouco vantajosa.
O que é preciso para ter meu posto de abastecimento próprio?
Em casos de implantação de um sistema de abastecimento, é necessária a obtenção de licenças ambientais e adequações da estrutura à legislação ambiental e normas técnicas específicas deste tipo de operação.
Ler mais: Biocombustível: vantagens de utilizar em sua frota
Assim, é necessário contar com um alvará de funcionamento e viabilidade do posto de abastecimento, ambos emitidos pela prefeitura, além da liberação do corpo de bombeiros, CONAMA E ANP.
Além disso, ao longo do período de uso do posto, será necessária a revalidação de algumas dessas certificações, passando por fiscalizações que atestem a permissão de uso do sistema de abastecimento.
É importante ressaltar que negligenciar aspectos ambientais pode provocar severas consequências para empresa, como multas e proibições de funcionamento.
Como otimizar ainda mais a gestão de combustível?
Como é possível observar, existem vantagens e desvantagens na adoção de um posto de combustível próprio na gestão de frotas leves. Mas, é preciso entender que ter um posto interno ou contar com parceiros são apenas algumas opções para otimizar seu controle de abastecimento.
Ler mais: Adote ações de ESG com um sistema de gestão de frotas
Desse modo, revise seu modelo de compra atual e pondere cada um dos prós e contras para tomar a melhor decisão para sua empresa. Além disso, avalie as condições oferecidas pelos postos parceiros e certifique-se de escolher o melhor cartão combustível para as necessidades da sua frota.
Por fim, você também pode otimizar ainda mais seu controle de abastecimento e gestão de combustível com ferramentas feitas exclusivamente para isso, como o módulo add-on de controle de abastecimento do Golfleet.
Com ele, além de contar com indicadores de gasto em dinheiro, dados filtrados pelo período que quiser e relatórios de exceções de combustível, sua empresa também obtém uma verdadeira economia no consumo de combustível junto das outras funcionalidades da videotelemetria, telemetria ou rastreamento.
Veja só: