No dia a dia, os veículos da frota percorrem dezenas, centenas ou até milhares de quilômetros e, inevitavelmente, emitem gases de escape. Esses gases, produzidos pela queima de combustíveis fósseis, não impactam só o ambiente, como muitos pensam, mas também afetam a saúde das pessoas e o desempenho dos veículos.
É aí que entra a purificação dos gases de escape, uma prática importante que ajuda a reduzir esses impactos, promovendo um futuro mais sustentável e, de quebra, melhorando o funcionamento da operação.
Como os gases de escape são produzidos?
Quais são os poluentes presentes nos gases de escape?
O que é purificação de gases de escape?
Tecnologias para purificação de gases de escape
Por que é importante limpar o sistema de escapamento?
Como fazer a purificação de gases de escape?
Como os gases de escape são produzidos?
Para entender o impacto dos gases de escape, vale a pena primeiro saber como eles aparecem. Eles são gerados toda vez que um motor de combustão interna queima combustível, seja gasolina, diesel ou qualquer outro tipo.
É o mesmo processo que faz o veículo se mover. Durante a combustão, os compostos químicos presentes no combustível reagem com o oxigênio para liberar energia, mas essa reação também gera subprodutos – os famosos gases de escape.
Assim, toda vez que o carro ou caminhão está ligado, ele está produzindo esses gases. Em uma frota com vários veículos circulando diariamente, a quantidade emitida é significativa, o que torna ainda mais importante reduzir o impacto dessas emissões.
Leia mais: Como diminuir a emissão de gases poluentes da sua frota
Quais são os poluentes presentes nos gases de escape?
Os gases de escape contêm diferentes tipos de poluentes, e cada um deles pode trazer alguns riscos para a nossa saúde, o meio ambiente e o clima. Vamos dar uma olhada nos principais:
- Monóxido de carbono (CO)
Esse gás é incolor, inodoro e tóxico em altas concentrações. Também contribui para a poluição atmosférica e compromete a capacidade do sangue de transportar oxigênio, o que pode resultar em problemas de saúde.
- Óxidos de nitrogênio (NOx)
Esses compostos ajudam a formar a chuva ácida e o smog (nevoeiro poluente). Além disso, eles afetam o sistema respiratório e contribuem para a degradação do meio ambiente.
- Partículas sólidas (MP)
O material particulado é composto por partículas microscópicas que, ao serem inaladas, podem causar impactos negativos na qualidade do ar e, consequentemente, doenças respiratórias e cardíacas.
- Hidrocarbonetos (HC)
Esses compostos orgânicos voláteis, quando reagem na atmosfera, ajudam a formar o ozônio troposférico, que também está associado a problemas respiratórios, então é prejudicial à saúde humana.
- Dióxido de carbono (CO₂)
Apesar de não ser diretamente tóxico para os seres humanos, é o principal responsável pelo efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas.
Leia mais: Sustentabilidade na gestão de frotas: 7 passos para uma implementação de sucesso do ESG
O que é purificação de gases de escape?
A purificação de gases de escape é um método que ajuda a limpar os gases que saem pelo sistema de escapamento, reduzindo os poluentes que ele libera no ar. Pense nisso como um filtro inteligente: ele não deixa que partículas e substâncias nocivas sejam liberadas de forma direta.
Ou seja, é uma forma de proteger tanto o ambiente quanto a saúde das pessoas, mas na frota, isso vai além de apenas cumprir exigências e regulamentações: é uma prática que contribui para otimizar o desempenho dos veículos e ainda pode reduzir custos.
Tecnologias para purificação de gases de escape
O risco envolvido na emissão de gases de escape é grande. Por outro lado, graças ao avanço da tecnologia, existem várias soluções para purificar esses gases e minimizar os seus impactos. Olha só os principais:
- Catalisador de 3 vias
Usado em muitos veículos a gasolina, ele transforma monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos em substâncias menos nocivas. É uma das tecnologias mais comuns, dá até para ouvir o catalisador trabalhando quando o veículo está ligado.
- Filtro de partículas diesel (DPF)
Esse filtro captura as partículas sólidas dos gases de escape em veículos a diesel. Porém, ele precisa ser limpo regularmente, ou pode ficar entupido. Há métodos de regeneração automática que queimam essas partículas, garantindo o seu funcionamento contínuo.
- Sistema de injeção de ureia (SCR)
Aqui, um reagente como a ureia é usado para transformar óxidos de nitrogênio em nitrogênio e água. Essa tecnologia é bastante eficaz em frotas, reduzindo significativamente as emissões de NOx.
- Recirculação dos gases de escape (EGR)
Nesse processo, parte dos gases de escape do motor são queimados novamente, reduzindo a quantidade de NOx liberada. Isso é especialmente útil em veículos movidos a diesel.
Por que é importante limpar o sistema de escapamento?
A limpeza do sistema de escapamento e a purificação dos gases de escape são práticas que beneficiam tanto a empresa quanto o meio ambiente. Aqui estão alguns motivos:
- Desempenho da frota
Um sistema de escapamento sujo pode levar a problemas no motor, como aumento do consumo de combustível e menor potência. Já a purificação regular evita esses problemas e ajuda o motor a funcionar de forma mais eficiente.
Leia mais: Economia de combustível: 8 dicas para redução de gastos na frota
- Regulamentação ambiental
Em muitos lugares, há regras rígidas sobre as emissões dos veículos. Com a manutenção regular e o uso de tecnologias de purificação, você garante que sua frota esteja em conformidade e evita multas.
- Proteção à saúde pública
Muitos poluentes estão associados a doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer. Reduzir as emissões significa menos poluentes no ar, o que ajuda a preservar a saúde dos colaboradores, motoristas e da população em geral.
Leia mais: Responsabilidade Social Empresarial: o que é, benefícios e dicas para implementação
- Qualidade do ar e impacto no clima
Diminuindo os efeitos prejudiciais para o meio ambiente, ecossistemas e biodiversidade, o ar que respiramos é de melhor qualidade. Isso sem falar que é uma forma de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global.
Como fazer a purificação de gases de escape?
Agora que você entende a importância de purificar os gases de escape, podemos discutir como manter o sistema de escapamento constantemente limpo e eficiente.
O processo pode variar dependendo do tipo de fonte de emissão e dos poluentes. Então vamos apresentar um passo a passo geral que inclui o uso de um sistema de controle de emissões, o catalisador de 3 vias:
1. Coleta dos gases de escape
Após a combustão no motor, os gases resultantes desse processo são coletados pelo sistema de escapamento. É ele que canaliza os gases desde o motor até o sistema de controle de emissões, onde ocorre a purificação.
2. Monitoramento da composição dos gases
Sensores analisam a composição dos gases para identificar a quantidade de poluentes, como óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC). Isso é crucial para adaptar o processo de purificação às condições reais de emissão de cada veículo.
3. Pré-tratamento dos gases (opcional)
Em algumas frotas, os gases podem passar por um pré-tratamento, que remove partículas maiores e outras impurezas antes de entrarem no sistema de controle de emissões. É algo mais comum em veículos a diesel, onde filtros específicos ajudam a capturar material particulado.
4. Catalisador de 3 vias
A maioria dos veículos a gasolina utiliza um catalisador de três vias no sistema de escape. Esse catalisador leva esse nome porque desempenha três reações fundamentais:
- Redução de NOx
O catalisador transforma os óxidos de nitrogênio (NOx) em nitrogênio (N₂) e oxigênio (O₂).
- Oxidação de CO e HC
O monóxido de carbono (CO), um gás tóxico, é convertido em dióxido de carbono (CO₂), e os hidrocarbonetos (HC) também são oxidados para se transformarem em CO₂ e água (H₂O).
5. Controle eletrônico do motor (ECM)
O módulo de ECM monitora constantemente o desempenho do motor e o funcionamento do sistema de controle de emissões, ajustando a mistura de combustível e outras variáveis para melhorar a eficiência de combustão e reduzir as emissões.
6. Sistema de injeção de ureia (SCR)
Em veículos movidos a diesel, especialmente em caminhões, um SCR pode ser usado para reduzir ainda mais o NOx. A ureia é injetada nos gases de escape e reage com o NOx, formando nitrogênio e água – substâncias muito menos agressivas ao meio ambiente.
7. Monitoramento contínuo
Sensores monitoram o fluxo de gases em tempo real para verificar se o sistema de controle de emissões está operando dentro dos parâmetros ideais. Esse acompanhamento constante permite ajustes automáticos, garantindo eficiência na redução dos poluentes.
8. Inspeção e manutenção regular
Por fim, é fundamental ficar de olho para garantir que o sistema de controle de emissões continue funcionando bem. Durante essas inspeções, os componentes do sistema (como o catalisador e o filtro de partículas) são checados para detectar desgastes ou falhas.
Estruturar um bom plano de manutenção para frota e não deixar essas revisões de fora garante que o sistema opere corretamente e que o veículo emita menos poluentes, uma prática essencial para quem deseja manter uma frota operando com sucesso.
Leia mais: Manutenção sustentável: o que é e como aplicar na gestão de frotas
Como gestor de frota, você pode fazer uma grande diferença com esses cuidados, garantindo que seus veículos rodem mais limpos. Para te ajudar nessa tarefa, separamos um eBook completo sobre manutenção preventiva.