Quando nos reunimos para conversar sobre o que viria a ser a websérie Somos Especialistas, um dos tópicos que mais se destacaram foi a Velocidade por Via.
Para o segundo episódio, contamos com a contribuição da gestora de frotas do Grupo Edson Queiroz, Milena Barroso, que compartilhou sobre as mudanças que o uso do módulo Velocidade por Via (Vvia) levou para sua operação.
Também tivemos a presença de Robson Cardozo, da GT Foods, que mostrou resultados incríveis atingidos com o controle de velocidade. Por fim, Paula Borges, especialista da Golfleet, explicou melhor como funciona o módulo inovador do nosso sistema para gestão de frotas.
Menos excessos de velocidade por via e mais segurança
Compromisso com a preservação de vidas
Transformando como gestores enxergam a velocidade por via
Menos excessos de velocidade por via e mais segurança
A GT Foods, uma empresa dedicada ao transporte de alimentos, passou por uma série de desafios e mudanças na sua gestão de frota, o principal deles sendo a sucateação de seus veículos.
Tudo isso era agravado pela falta de um sistema de telemetria. Esses problemas se somavam, tornando o controle da frota uma tarefa ainda mais complexa.
No entanto, a parceria com a Golfleet trouxe mudanças significativas que não apenas otimizaram a qualidade dos veículos, mas também impactaram positivamente a segurança dos motoristas.
A seguir, compartilhamos alguns dos destaques desse episódio. Mas, caso prefira:
🎞 Assista ao vídeo completo: Somos Especialistas | Golfleet
Isso fez com que atingíssemos uma melhor qualidade de veículos, até mesmo na redução de velocidade, que era o nosso foco principal para trabalhar em cima”, compartilhou o representante da empresa, Robson Cardozo.
A GT Foods estava em busca de soluções para os desafios da sua frota e parceiros dispostos a colaborar quando descobriu que não estava sozinha.
Assim, a Golfleet se destacou como a escolha ideal, oferecendo o suporte necessário para a implementação de um sistema de telemetria e a realização de um projeto piloto.
O apoio foi fundamental para a GT Foods nos processos de identificação e correção das principais falhas em sua operação. “Conseguimos ter uma visão certa do que estávamos errando: nos excessos de velocidade”.
Em 2019, a companhia enfrentou um acidente crítico envolvendo vítimas hospitalizadas. Um alerta que destacou a urgência de abordar os problemas relacionados aos excessos de velocidade de sua frota.
“Nós precisávamos de um plano de ação em que conseguíssemos reduzir esses picos de velocidade e não ter uma futura fatalidade, que era o que poderia acontecer na época”, revelou Cardozo.
Os problemas decorrentes dos excessos de velocidade tinham sérias implicações para a GT Foods. Além de aumentar o risco de acidentes graves que já estavam acontecendo, também resultaram em danos aos veículos, aumento do consumo de combustível e um índice alarmante de fatalidades.
Para enfrentar mais esse obstáculo, a GT Foods implementou treinamentos de direção defensiva, com o apoio de um comitê interno de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) para monitorar e apresentar os picos de velocidade mensalmente para todos os gerentes do grupo
Essa abordagem trouxe à tona um retrato real do comportamento dos motoristas e permitiu a identificação de áreas de melhoria.
🔔 Sugestão de leitura: Case de sucesso GTFoods: redução em 79% dos excessos de velocidade na gestão de frotas
O compromisso da GT Foods com a segurança não se limitou apenas ao treinamento de seus motoristas.
Isso porque a empresa adotou uma abordagem holística, envolvendo não apenas seus colaboradores atuais, mas também os novos que entravam no decorrer do tempo.
Além disso, todos os anos, durante a campanha do Maio Amarelo, a GT Foods busca a colaboração de parceiros para promover a conscientização sobre questões como:
- Excesso de velocidade
- Número de acidentes
- Uso de telefone ao volante
- Importância do cinto de segurança
Esse esforço faz parte de um plano contínuo de conscientização para promover um ambiente de trabalho mais seguro para todos os envolvidos.
“Nós somos muito gratos a Golfleet. Além de apresentar os excessos de velocidade, tivemos redução nas manutenções de veículos, consumo de combustível e, além de tudo, trouxe segurança para nossa companhia”, finaliza Robson Cardozo.
Compromisso com a preservação de vidas
Para o Grupo Edson Queiroz, uma gestão eficiente da frota de veículos também desempenhou um papel crucial na redução de custos, melhoria da segurança e aumento da eficiência operacional.
A empresa compreendeu isso de maneira notável quando incorporou a solução da Golfleet em sua operação, e os resultados não poderiam ter sido mais surpreendentes.
“Com a utilização do Golfleet nas frotas leves de motos do GEQ, percebemos em 2022 uma redução de 22% na quantidade de infrações”, destaca Milena Barroso.
E quando se fala em infrações, um vilão em particular se destacou: os excessos de velocidade, responsáveis por 16% dessas infrações.
Infelizmente, a estatística não é nenhuma surpresa, considerando que a velocidade muitas vezes é um fator de risco para nossas vidas.
Vale ressaltar que o Grupo Edson Queiroz opera com uma frota robusta, cerca de 1.100 veículos em todo o Brasil.
Sendo assim, é natural que a detecção dessas infrações fosse uma prioridade emergente. No entanto, o valor do sistema de telemetria da Golfleet não parou por aí.
“Também percebemos algumas situações de problemas relacionados ao próprio comportamento dos condutores, que antes não tínhamos como visualizar, ficava muito restrito a visão do abastecimento e do que se gerava de manutenção”, complementa.
“Com a Golfleet, nós tivemos a possibilidade de visualizar melhor e mergulhar nessas situações para poder tratá-las”, observa Barroso.
A gestora de frotas do Grupo Edson Queiroz vê o Velocidade por Via como uma ferramenta muito poderosa para trabalhar na cultura, na educação e no comportamento dos condutores: “Hoje nós conseguimos mapear o que seria uma infração e o que seria um evento de risco”.
🔔 Sugestão de leitura: Como o Velocidade por Via reduz os comportamentos de risco da frota?
Naturalmente, uma mudança dessa magnitude recebeu vários tipos de questionamentos e encontrou algumas resistências iniciais.
Os motoristas frequentemente questionavam as limitações de velocidade, mas a resposta era clara: “O problema é trafegar fora do que está indicado”.
Por outro lado, os resultados falam por si mesmos. A parceria entre o Grupo Edson Queiroz e a Golfleet resultou na redução de infrações, melhoria no consumo de combustível e, acima de tudo, uma mudança notável nas práticas de direção.
“Mas ainda temos um caminho bem interessante a percorrer, uma mudança de cultura, que não pode ser adotada a curto prazo”, reconhece Milena Barroso.
“Deixar de focar nas infrações e focar sempre no comportamento de risco, na prevenção e na correção”.
Isso nos mostra que o Grupo Edson Queiroz está comprometido com essa jornada e acredita que a parceria com a Golfleet é uma história de sucesso construída ano após ano.
“A gente vê muitos ganhos, é uma parceria de sucesso que tem dado muito certo. E temos apenas a agradecer”, finaliza.
🔔 Sugestão de leitura: Diminuição de multas do Grupo Edson Queiroz: case de sucesso na gestão de frotas
Transformando como gestores enxergam a velocidade por via
Paula Borges, uma das principais especialistas no campo, define o Velocidade por Via como uma revolução no segmento. Em suas próprias palavras, “o Vvia é muito mais do que mostrar a velocidade da via. É um módulo que permite a mudança de comportamento do condutor”.
Essa afirmação não poderia ser mais verdadeira, principalmente após conhecer nossos cases de sucesso com a GT Foods e o Grupo Edson Queiroz.
Grandes conquistas e resultados
O módulo não se limita apenas a monitorar a velocidade, uma vez que ele também desempenha um papel crucial na redução de gastos. “Então, ele consegue auxiliar na parte de economia, como sinistros, gastos de combustíveis, entre outras coisas”, destaca Borges.
Ou seja, é uma funcionalidade inestimável para empresas que gerenciam frotas, permitindo uma análise detalhada do comportamento dos condutores.
🔔 Sugestão de leitura: Golfleet Driver: como o App do Condutor com perfil de dirigibilidade beneficia a gestão de frotas?
Precisão na análise da velocidade por via
Uma das vantagens mais notáveis do Velocidade por Via é a precisão de suas análises. Paula Borges observa que “eu não preciso saber se o condutor tem uma frenagem brusca, o Vvia trás muito mais apurado e com precisão no relatório”.
Isso é um divisor de águas para aqueles que precisam de uma visão abrangente de seus serviços e, principalmente, de como seus condutores operam: “sem falar na preservação da vida, que fica muito mais eficaz e vemos no dia a dia, pela utilização e feedback dos nossos próprios clientes”.
Com o Velocidade por Via, é possível analisar perfeitamente em cada ponto da via qual é a velocidade máxima permitida e se os condutores estão respeitando essas diretrizes.
Dashboard personalizável
O dashboard personalizável é uma peça fundamental do Golfleet. No módulo de Velocidade por Via, você encontra as infrações médias, graves e gravíssimas por mês.
Também é possível parametrizar as métricas de acordo com as necessidades específicas da sua operação:
- Total de infrações e de infratores
- Total de vias urbanas e rodovias
- Infração mais grave no período selecionado
Ranking de infratores
Outra característica notável do Vvia é a possibilidade de visualizar um ranking de infratores, dando um maior destaque para os 10 maiores infratores, com base na via, no número e no tipo de infração.
Essa análise permite às empresas identificar os condutores que mais representam riscos e tomar medidas personalizadas para cuidar de sua segurança.
“Então, quando você entra no nosso módulo, você vê quão amplo e quão rico ele é de informações”, afirma Borges.
Nesse sentido, é perceptível a melhora que trouxe na gestão da GT Foods e do Grupo Edson Queiroz. Além de ajudar nos percentuais de redução, ele ajuda na preservação de vidas.
Isso porque a parceria com a Golfleet não é apenas sobre a entrega de dados e informações cruciais para a gestão de frotas, ela representa uma mudança profunda na mentalidade das empresas como um todo.
Nossas soluções fazem mais do que apresentar métricas de excesso de velocidade e comportamento dos motoristas.
Isso porque também abrem os olhos dos gestores para uma nova possibilidade: a criação de uma cultura de segurança que valoriza a vida e a integridade, tanto de seus condutores como de todos os usuários das vias urbanas e rodoviárias.
Ou seja, nosso sistema de telemetria é uma ferramenta que promove conscientização, responsabilidade e mudança.
Da mesma forma, o módulo de Velocidade por Via (Vvia) é a prova de que, por meio da tecnologia e do compromisso com a segurança, podemos criar um impacto significativo e duradouro.
É mais do que apenas dados, é uma nova abordagem que valoriza cada vida e cada viagem.
Portanto, nosso convite final após mais um Somos Especialistas de sucesso, é para você agendar uma demonstração gratuita do nosso sistema e conhecer na prática seus benefícios: