O próprio nome da Semana Nacional de Trânsito já revela o peso da campanha para o Brasil, então, sim, é um momento crucial para refletirmos sobre nossas atitudes e comportamentos no volante. Mas como a sua empresa pode ajudar nessa causa? É isso que vamos explicar.
O que é a Semana Nacional de Trânsito?
Qual a importância da Semana Nacional de Trânsito?
10 dicas de ações para fazer na sua empresa
O que é a Semana Nacional de Trânsito?
A Semana Nacional de Trânsito é uma campanha anual do Brasil que coloca em foco a conscientização e educação no trânsito. Estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ela sempre é realizada entre os dias 18 e 25 de setembro.
Durante essa semana, as atividades promovidas em todo o país dão uma intensificada, com o intuito de alertar a população sobre a importância da segurança no trânsito e da redução de acidentes:
- Materiais informativos disponíveis para download
- Lives e palestras
- Entrega de panfletos em escolas, semáforos e lugares públicos
- Rodas de conversa com governantes
- Treinamentos para motoristas e profissionais do trânsito
- Campanhas publicitárias
- Atividades e blitz educativas
Em 2024, o tema escolhido para a Semana Nacional de Trânsito foi: “Paz no trânsito começa por você!”, destacando a importância da responsabilidade compartilhada para um trânsito mais seguro.
Pela primeira vez na história, a população participou nessa escolha, o que reforça o trabalho conjunto que essa conscientização no trânsito demanda e promove um senso de pertencimento.
Leia mais: Como elaborar e implementar um programa de segurança da frota
Qual a importância da Semana Nacional de Trânsito?
De acordo com o relatório sobre a situação da segurança rodoviária de 2023, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país em número de mortes em acidentes de trânsito no mundo, ficando atrás apenas da Índia e da China.
Tendo isso em mente, o objetivo principal da Semana Nacional de Trânsito é sensibilizar os cidadãos sobre a necessidade de um comportamento seguro, consciente e responsável nas vias públicas, visando à redução dos índices de acidentes e à preservação de vidas.
Além disso, a campanha serve como um momento de reflexão sobre a importância da mobilidade urbana sustentável e da convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
🎬 AHEAD Webcast: Por que construir uma Cultura de Segurança é indispensável na sua gestão de frotas?
10 dicas de ações para fazer na sua empresa
Na gestão de frotas, já sabemos que para alcançar um trânsito seguro, todos os indivíduos devem cooperar, tanto dentro quanto fora da empresa.
Por isso, a Semana Nacional de Trânsito abre o espaço para educar e conscientizar os profissionais quanto às boas práticas de condução. Com uma só medida você educa seus colaboradores, aumenta a segurança, evita sinistros e gera um impacto positivo na sociedade.
Setembro é de longe o mês com mais datas alusivas ao trânsito, então aproveite essa oportunidade para desenvolver ações com os condutores e organizar palestras na sua empresa.
1. Incentive a educação
A educação é a base para qualquer mudança comportamental significativa, e no trânsito não é diferente. Portanto, a sua empresa pode assumir um papel ativo na conscientização no trânsito de seus colaboradores sobre as melhores práticas, formando motoristas e pedestres mais responsáveis.
No dia 23 de setembro comemoramos o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), então aproveite essa data para reforçar a sua importância e as principais regras que todos devem conhecer. Uma boa ideia é promover um quiz para testar o conhecimento da equipe, com prêmios para aqueles que se saírem melhor.
2. Treinamentos internos
Outra opção é realizar palestras ou workshops com especialistas em segurança no trânsito. Temas como direção defensiva, uso obrigatório do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e prevenção de acidentes podem ser abordados de maneira prática e interativa.
Esses treinamentos não apenas educam, mas também engajam os colaboradores, reforçando a importância de um comportamento seguro no volante. Motoristas treinados evitam acidentes, infrações, sinistros e, no mínimo, estresse.
3. Campanhas de conscientização no trânsito
Sabe os canais de comunicação internos da empresa? Aproveite para abordar o assunto por lá, enviando e-mails com dicas de segurança, criando murais com mensagens educativas e utilizando as redes sociais para ampliar a discussão.
Todas essas ações ajudam a manter o tema em evidência e a reforçar a importância da Semana Nacional de Trânsito, uma de nossas iniciativas para isso foi o Movimento Conecta no Trânsito.
Uma sugestão para o Dia Nacional do Caminhoneiro (16 de setembro) é promover palestras sobre psicologia do trânsito e cuidados com a saúde física e mental, fundamentais para aqueles que passam longas horas ao volante.
🗓️ Segurança o ano todo: Calendário anual de ações para propagar a Cultura de Segurança em sua empresa
4. Transporte sustentável
Além de promover a segurança, a sua empresa também pode incentivar práticas sustentáveis no trânsito, contribuindo para reduzir o número de veículos nas ruas e, consequentemente, para um trânsito mais consciente e até menos poluído.
Se possível, crie um programa de carona solidária dentro da empresa, incentivando os colaboradores a compartilharem seus trajetos diários, e estimule o uso de bicicletas e outros meios para o deslocamento.
5. Apoio a campanhas locais
Os órgãos de trânsito e outras entidades locais já promovem campanhas de conscientização no trânsito, então avalie a possibilidade de se envolver nessas iniciativas como empresa e apoiar uma blitz educativa, por exemplo.
6. Participação em eventos comunitários
Também avalie a possibilidade de seus colaboradores participarem em eventos comunitários relacionados à Semana Nacional de Trânsito. É uma forma de reforçar o compromisso da empresa com a segurança e demonstrar sua responsabilidade social.
Fique de olho nas iniciativas promovidas pelas autoridades em sua cidade, acompanhando os sites oficiais, redes sociais e veículos da imprensa para obter informações sobre a programação.
7. Levando a conversa adiante
Não deixe de divulgar essas iniciativas nas redes sociais e outros meios de comunicação da empresa, assim você poderá inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho, formando a rede de mobilização que a Semana Nacional de Trânsito promove.
8. Foco na mobilidade
Ao mesmo tempo em que a campanha acontece, o Ministério das Cidades promove a Semana Nacional da Mobilidade, evento anual que celebra o Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro.
O intuito é incentivar a reflexão sobre as formas de deslocamento nas cidades, envolvendo questões como diversidade, acessibilidade, sustentabilidade, inovação e segurança, sempre com foco no cidadão.
Lance um desafio aos colaboradores para deixarem seus carros em casa e optarem por meios de transporte alternativos, como bicicleta, transporte público ou caminhada. É o que vamos fazer aqui na Golfleet para participar do Dia Mundial Sem Carro.
9. Simulação de situações de risco
Mais uma alternativa é realizar dinâmicas que reproduzam cenários de risco no trânsito, como frenagens de emergência, permitindo que os colaboradores pratiquem reações seguras. Isso ajuda a preparar os motoristas para situações imprevistas, aumentando a segurança no dia a dia.
10. Ações de encerramento
O Dia Nacional do Trânsito marca o auge da Semana Nacional de Trânsito e é uma data especial para refletir sobre o papel de cada um na construção de um trânsito mais seguro.
Para as ações de encerramento, você pode colaborar com a equipe, incentivando os profissionais a sugerir ideias criativas para melhorar a segurança no trânsito no âmbito da empresa. As melhores sugestões podem ser implementadas, garantindo que tudo seja levado para frente no resto do ano.
Um dos nossos objetivos ao produzir materiais ricos é justamente ajudar os gestores na conquista de maior eficiência e segurança. Aproveitando o tema, garanta um eBook sobre controle de frota e direção defensiva, cheio de dicas para colocar a segurança em primeiro lugar na sua empresa.