Você tem um pequeno negócio e deseja mais eficiência na gestão de frotas? Foque em grandes estratégias para pequenas empresas e ofereça mais segurança para o seu motorista e eficiência para o seu empreendimento!
Em um primeiro momento, você precisa saber que não importa se a sua empresa é de grande, médio ou pequeno porte, o gerenciamento de frotas é fundamental para o seu sucesso.
Mais do que a manutenção e o controle de gastos e rotas dos veículos, essa técnica é responsável por certificar a segurança de milhares de motoristas que diariamente trabalham conectando oportunidades nos cantos mais remotos do nosso Brasil.
Entretanto, a verdade é que manter uma frota organizada e em pleno funcionamento não é uma tarefa tão fácil assim, pois temos muitas variáveis a considerar e há sempre problemas que atormentam os gestores, como:
- multas;
- roubos;
- altos custos;
- abastecimentos;
- baixa produtividade.
A boa notícia é que a modernização da indústria trouxe muitos benefícios para todos os setores. Além de produtos de maior qualidade e mais inovadores, também tivemos melhorias em métodos e processos de controle, que ajudam a minimizar esses impasses.
O carro-chefe de qualquer negócio é a praticidade. Um sistema bem pensado, organizado e programado com todos os cuidados necessários traz a eficiência que precisamos no dia a dia.
Além de assertividade, outro diferencial importante é a segurança e qualidade de trabalho que o seu parceiro e colaborador precisa para continuar vestindo a camisa do time.
Por isso, hoje vamos falar sobre estratégias eficientes de verdade para melhorar a gestão da sua frota! Acompanhe este artigo que vai simplificar as melhorias na performance de frota que o seu negócio precisa.
8 dicas para otimizar a frota de veículos da sua pequena empresa
Prefira sempre a manutenção preventiva
Invista em tecnologias aliadas à produtividade e segurança
Invista em soluções de telemetria na sua gestão de frotas
Treine sua equipe para melhorar a performance
Leve o gerenciamento de motoristas para sua gestão de frotas
Tome decisões com base na análise de dados
Tenha um melhor gerenciamento de custos na gestão de frotas
Por que investir na gestão de frotas?
É fundamental que, antes de tudo, a gente sempre relembre a importância de investir em novas tecnologias que otimizem a gestão das frotas.
Se você acompanha nosso blog, já sabe que atuar nessas melhorias em sua pequena empresa é ter uma visão estratégica, e que as vantagens são muitas.
Alguns importantes pensadores diziam que tempo é dinheiro. No atual cenário competitivo, a verdade é que, quanto maior a agilidade, melhor conseguimos aproveitar nossos recursos e, dessa forma, aumentar os nossos resultados e lucros.
Portanto, investir em otimização de frota, seja em trabalhos manuais ou em tecnologias, é trabalhar pela eficiência e rapidez do serviço que prestamos e, por consequência, fidelizar o nosso cliente.
Seguindo adiante, outro ponto chave é a prevenção de acidentes. As tecnologias de gestão de frotas permitem coletar e observar informações mais técnicas, como freadas bruscas, ultrapassagens indevidas, alta velocidade, batidas e outras situações parecidas.
Com esse leque de informações, é possível analisar quais condutores dirigem com mais periculosidade e, assim, orientá-los de forma a reduzir comportamentos inseguros e preservar vidas e o bem-estar da equipe. De bônus, você estará melhorando o serviço oferecido através do aprimoramento dos seus condutores. Todo mundo sai ganhando!
Além disso, tendo esse controle, é possível estipular com mais precisão o consumo de combustível e reduzir custos excessivos com situações incômodas, como desvios de rotas desnecessárias, a partir da melhora no planejamento dos destinos.
8 dicas para otimizar a frota de veículos da sua pequena empresa
Bom, para que você possa otimizar sua gestão de frotas leves de maneira adequada, separamos 8 estratégias e cuidados que podem alavancar seus resultados, diminuir seus custos e transformar sua operação— no bom sentido, é claro — acompanhe:
Planeje o futuro com base nos indicadores do passado
Quando falamos em planejar, é sobre planejar de verdade, com base em indicadores reais. Portanto, avalie os dados dos anos anteriores cuidadosamente e, depois, reflita sobre as seguintes perguntas:
- Quais modelos de veículos na minha frota são mais econômicos e possuem manutenção mais barata? Qual o melhor custo benefício?
- Quais os condutores que cometem menos infrações? Ou seja, quais são os que dirigem com mais cuidado, resultando em um menor desgaste do carro?
Quando encontrar a resposta, procure também uma forma de os motivar ainda mais! Assim, os outros colaboradores também serão incentivados a tomar mais cuidado na condução dos veículos.
Feito isso, observe o planejamento de rota. Verifique se é possível fazer ajustes logísticos de modo a melhorar a agilidade e proporcionar mais economia para a sua empresa.
Por fim, ficar de olho em reduzir os custos da frota também faz parte do planejamento! Controle os custos por viagem e por quilometragem rodada, observe a depreciação de cada veículo da frota, e também os custos com manutenções preventivas e corretivas, os sinistros e o valor dos seguros.
Desse modo, é possível mensurar os seus gastos com base em indicadores reais.
Já parou para calcular se a sua frota pode reduzir o consumo?
Prefira sempre a manutenção preventiva
Você já deve ter ouvido falar que o barato sai caro. É verdade, sai mesmo!
Por isso, aposte na manutenção preventiva. Como o próprio nome sugere, esse método procura evitar que o automóvel falhe, diferente da corretiva, que atua para solucionar um problema já existente que, por consequência, custa mais caro.
Dessa forma, é possível manter o veículo sempre em ótimo funcionamento e sem interrupções inesperadas que prejudicam o andamento dos trabalhos.
Se tempo é dinheiro, a melhor forma de economizar as duas coisas é inserir a manutenção preventiva no calendário da sua frota!
Além disso, também é muito importante ficar de olho no ciclo de vida e na depreciação de cada veículo. É melhor fazer a troca antes que comecem a proporcionar prejuízos mais altos.
E aí, você já marcou as revisões?
Ler mais: Manutenção preditiva, preventiva e corretiva para sua frota
Invista em tecnologias aliadas à produtividade e segurança
A internet interliga todos nós e tudo ao nosso redor, não é? A Indústria 4.0 mostrou que associar todo o processo produtivo traz benefícios e deixa o todo muito mais eficiente.
Então, por que não utilizarmos uma rede como método de gestão de frotas?
Pense na Fórmula 1. Quando assistimos, podemos acompanhar tudo o que o carro tem em funcionamento, desde a carga da bateria do sistema híbrido, a temperatura do motor, pneus e os desgastes, freios, peças quebradas e muito mais.
Nós, meros mortais, ao assistirmos ao esporte, nos divertimos em poder acompanhar tudo de perto. Do lado de cá, podemos nos beneficiar dessa tecnologia, a telemetria. Se esses sistemas ajudam uma equipe a ganhar uma corrida, também podem ajudar a otimizar a gestão de qualquer frota.
O objetivo não é vigiar os funcionários, mas conseguir melhorar a performance da frota, com segurança para quem dirige e com eficiência no resultado final.
Não acredite que investir em tecnologia é só para frotas grandes em grandes empresas. Pensar alto e traçar estratégias profundas também deve ser uma característica de pequenas empresas.
Por isso, invista em ferramentas focadas em analisar em tempo real sua frota, para assim melhorar seus resultados e a qualidade de trabalho dos seus colaboradores.
Ainda no âmbito da tecnologia aliada à produtividade, é interessante adaptar sua frota ao uso de cartões automáticos de pedágio.
Essa automação otimiza o tempo do motorista e evita o gasto de tempo em filas, que ainda pode levar o condutor a um estresse maior. Outra informação muito importante: alguns desses serviços proporcionam descontos.
Invista em soluções de telemetria na sua gestão de frotas
Você sabia que ter um sistema que permite o acompanhamento da sua frota pode ser muito positivo para evitar e prevenir possíveis fraudes, danos aos veículos e problemas com o uso indevido de veículos da empresa?
Com a telemetria, é possível acompanhar em tempo real o deslocamento dos veículos e, assim, garantir a segurança dos condutores e solucionar com mais tranquilidade alguns incômodos, como roubos, por exemplo.
Quando você sabe onde cada veículo da sua frota se encontra, é mais fácil destinar socorro ao local.
Além disso, é possível contabilizar a quilometragem feita em cada período do dia, a fim de evitar fraudes que podem ser um dos gargalos da sua empresa quando o assunto é economia de combustível.
Leia mais: Programa de Segurança da Zoetis reduz acidentes por meio da telemetria
Treine sua equipe para melhorar a performance
Treinar o seu time é fundamental para alinhar a equipe, seja qual for a área. Invista em treinamentos para contribuir com o desempenho dos colaboradores no trabalho, para conscientizá-los sobre segurança no trânsito, otimizar as entregas e buscar sempre os melhores resultados.
Seu cliente não será fidelizado se apenas o seu produto for de alta qualidade: a equipe toda precisa ser.
Leve o gerenciamento de motoristas para sua gestão de frotas
Como você bem sabe, garantir a eficiência operacional em pequenas empresas pode ser uma tarefa desafiadora. Mas, outra maneira de melhorar isso é levar o gerenciamento de motoristas para a gestão de frotas.
Com isso, é possível reduzir custos, melhorar a segurança dos motoristas e dos veículos, bem como aumentar a eficiência das suas operações. Isso, pois quando o gerenciamento de motoristas é atrelado à gestão de frotas, é possível controlar melhor o uso dos veículos, acompanhar mais os condutores e tomar medidas mais eficazes na redução de custos e aumento da produtividade.
Sendo assim, uma das vantagens de levar o gerenciamento de motoristas para a gestão de frotas é acompanhar o desempenho de motoristas por meio de tecnologias como sistemas de Videotelemetria, que permitem identificar padrões de má condução e ações que levam ao desgaste prematuro dos pneus, por exemplo.
Tome decisões com base na análise de dados
Estamos vivendo a década de Analytics, portanto, a análise de dados não poderia ficar fora dessa lista. Afinal, por meio dos dados e das informações as empresas conseguem identificar lacunas, oportunidades de melhorias e otimizar seus recursos com as melhores tomadas de decisão.
Dito isso, essa análise de dados pode ser feita por meio de diversas ferramentas, como softwares de gestão de frotas, sistemas de telemetria, entre outros. Essas ferramentas permitem a coleta, análise e interpretação de dados da frota, como o consumo de combustível, manutenções realizadas, tempo de ociosidade dos veículos, entre outras coisas.
Com todos esses dados em mãos, sua gestão de frotas leves pode tomar decisões mais informadas e precisas, como o planejamento de rotas mais eficientes, o agendamento de manutenções preventivas, a redução do mau comportamento na condução dos motoristas, e muito mais.
Tenha um melhor gerenciamento de custos na gestão de frotas
Você já deve ter percebido que todas as opções anteriores levam para uma redução de custos na gestão de frotas. Ou seja, o gerenciamento de custos e gastos engloba todas essas medidas que podem e devem ser adotadas, principalmente em empresas pequenas para evitar despesas acima do que a empresa consegue cobrir.
Além disso, outra maneira de contar com um melhor controle de custos na sua gestão de frotas é contando com um sistema de telemetria com funcionalidades avançadas, como o Golfleet Telemetria, que entrega todos os dados necessários para que você saiba onde e quais estratégias aplicar para poder economizar. Conheça nossa ferramenta: