A lei 14.071/2020 liberou para CNH válida, em qualquer categoria, o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) um programa de desconto oferecido a bons motoristas.
Como a novidade é bem recente, muitos gestores não têm informações sobre as regras e vantagens que os profissionais e o seu negócio adquirem com essa novidade.
O programa de cadastro positivo foi disponibilizado em setembro de 2022, com a previsão de que estados e municípios possam conceder descontos em impostos, pedágios e outros serviços para motoristas sem infração.
Por outro lado, é importante ressaltar que os benefícios são apenas para pessoas com cadastro positivo nos últimos 12 meses.
No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Fazenda do governo gaúcho afirma que a legislação está em vigor no estado desde 1999, conhecida como a Lei do “Bom Motorista”.
Nesta região do país são concedidos descontos no IPVA aos proprietários de veículos que não possuem infrações.
Como resultado, o benefício atingiu, em 2022, 46% da frota tributável com o IPVA no estado. Ao todo, 1,8 milhões dos cerca de 3,9 milhões de veículos tiveram descontos pelo programa.
Nesse contexto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passa por mudanças importantes para a gestão de frotas leves.
Isso porque a nova regra faz os condutores adotarem as normas do trânsito, visto que esta prática aumenta a sua própria segurança e diminui os prejuízos causados com a má direção.
Por isso, na sua gestão você deve compreender todas as informações necessárias que incluem estas vantagens fiscais e tributárias aos condutores.
Além disso, utilize esta atualização de trânsito como estratégia para gerenciar dentro da frota uma cultura de importância sobre ter o cadastro positivo na CNH comercial.
Pensando nisso, preparamos este artigo para munir a sua gestão de informações sobre o programa e incentivar os condutores a ter uma CNH sem registros.
Leia e confira:
Inclua a CNH no Registro Nacional Positivo de Condutores
Os motoristas que cumprirem com os requisitos necessários para o cadastro precisam acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e fazer o cadastramento.
Do mesmo modo, o pedido também pode ser feito por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O cadastro positivo para começar a receber os benefícios será ativado no dia 13 de outubro de 2022, como parte das ações da Semana Nacional do Trânsito.
Este registro positivo de condutores premia os motoristas por meio da Lei 14.071/2020, que alterou diversos dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro.
Enfatiza-se que este é um benefício voluntário e não automático. Ou seja, os motoristas devem solicitar fazer parte do programa.
Portanto, condutores que quiserem incluir a sua CNH para receber os benefícios já podem fazer o registro.
Vantagens para condutores sem pontos na carteira
Primeiramente, as recompensas que os municípios ofertam de qualquer natureza aos motoristas beneficiam tanto a gestão de frotas leves quanto os condutores de veículos.
Assim, estes benefícios incluem mais vantagens do que você possa imaginar. Como nestes exemplos:
- Prevenção de acidentes com mais segurança no trânsito;
- Respeito aos limites de velocidade;
- Mais integridade física ao condutor;
- Redução de gastos com veículos;
- Economia com pedágios;
- Descontos em IPVA;
- Condições especiais na contratação de seguro veicular;
- Descontos em combustíveis;
- Cashback;
- Tags em serviços de estacionamento.
Embora se destaca que os incentivos podem mudar de acordo com cada entidade de trânsito estadual.
No Detran-MS, por exemplo, será concedido desconto de 20% na renovação da carteira de habilitação dos motoristas com cadastro positivo a partir de 2023.
Dessa forma, os benefícios são diversificados a depender da região do país em que o condutor está.
Ações que impedem o cadastro positivo na CNH
À primeira vista, os benefícios para os condutores representam apenas um incentivo. Mas, você gestor, precisa saber que o comportamento dos motoristas influencia na construção da credibilidade da sua empresa.
Dessa maneira, os registros evitam acidentes e preservam vidas, uma vez que é mais uma motivação para os condutores respeitarem as leis de trânsito.
Porém, a direção correta também impacta na redução de custos em multas, peças, combustível e sinistro.
Nesse sentido, confira quais as situações que precisam ser evitadas, pois excluem os profissionais das suas frotas leves de ter um cadastro positivo:
- Registro de infração de trânsito;
- Suspensão do direito de dirigir do cadastrado;
- Carteira do condutor cassada ou vencida há mais de 30 dias;
- Cumprimento de pena privativa de liberdade por parte do motorista;
- Desistência com solicitação por parte do próprio condutor.
Assim, na sua gestão estratégias devem ser criadas para incentivar os condutores a realizarem uma direção defensiva.
Dessa forma, invista em segurança no trânsito por meio de sistemas que auxiliam a sua gestão a manter um padrão de comportamento seguro.
Já existem tecnologias avançadas como a telemetria para que você rastreie e acompanhe em tempo real como os motoristas estão dirigindo.
Além disso, dados coletados por software potencializam a sua gestão para mais produtividade com segurança, a partir de inovações que colaboram com políticas de prevenção e melhoram a eficiência da frota.
Em síntese, evite o aumento dos custos variáveis e mantenha todos serviços em perfeito funcionamento, com um monitoramento detalhado e constante por meio de ferramentas tecnológicas.
Incentive a CNH sem infrações na sua gestão de frotas leves
Você quer acompanhar em tempo real a condução dos seus motoristas para ter mais segurança na sua gestão?
Então, a telemetria é a aliada perfeita para que você tenha uma visão mais ampla da sua frota.
Em outras palavras, este sistema permite a emissão de relatórios precisos para te ajudar a monitorar os veículos e profissionais. Os dados indicam de forma interativa e dinâmica a performance de cada um.
A telemetria opera como um verdadeiro braço direito, com diversos benefícios que te ajudam a solucionar um possível problema.
Confira algumas vantagens de ter esta ferramenta veicular:
- Identifique trechos perigosos: rastreie em tempo real e planeje as rotas mais seguras que evitam riscos de roubos, furtos e até mesmo previnem acidentes.
- Reduza o número de prejuízos: colete dados como falhas técnicas, freadas bruscas e utilização inadequada para identificar quais veículos têm apresentado riscos e precisam de manutenção.
- Defina padrões de condução: analise dados para moldar um padrão de direção, para aperfeiçoar as conduções de profissionais que não seguem as normas exigidas.
- Identifique excesso de velocidade: saiba a partir de relatórios quais são os veículos conduzidos acima dos limites de velocidade, que geram gastos maiores e ficam expostos a riscos como acidentes de trânsito.
- Melhore a gestão de rotas: crie estratégias com planejamento detalhado, dessa maneira, você pode evitar que a sua frota faça caminhos com mais trânsito para aumentar a produtividade e qualidade dos serviços.
Dessa maneira, a telemetria traz inúmeros ganhos para a sua gestão de frotas leves, pois permite a você ter o total controle e transparência para gerenciar as atividades dos veículos tanto do ponto de vista operacional quanto de custos.
Conte com tecnologia veicular de ponta
Gestores que conseguem acompanhar em tempo real o comportamento de quem está dirigindo, estão cada vez mais desenvolvendo condutores treinados e capacitados.
Os resultados de um trabalho estratégico com telemetria resultam nos melhores hábitos saudáveis de direção.
Nesse sentido, tenha dados sempre precisos com tecnologia especializada para maximizar o desempenho de bons condutores na sua frota.
A Golfleet é referência em telemetria veicular e oferece além dessa, outras soluções personalizadas para a sua empresa.
Monitore frotas e a condução dos motoristas com automação eficiente da coleta de dados sobre os processos logísticos.
Se quiser ter mais informações sobre como a telemetria garante mais eficácia e qualidade para a produtividade da sua empresa, acesse nosso eBook gratuito e completo: