A GolSat agora é Golfleet:

feita de tecnologia, pessoas e propósito.

23 junho, 2022por golfleet
Tempo de leitura: 6 minutos

ESG na gestão de frotas: o que é, benefícios e desafios de sua implantação

Entenda tudo sobre as práticas de ESG na gestão de frotas, incluindo o que é, quais são seus benefícios, desafios e como implementar.

ESG na gestão de frotas: o que é, benefícios e desafios | Golfleet

Por mais que não seja um tema novo, o ESG na gestão de frotas vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, principalmente por conta dos efeitos resultantes das mudanças climáticas. 

Dessa maneira, falar sobre o ESG nas frotas se torna cada vez mais essencial, especialmente quando o assunto é a ética nas empresas.

O que sua empresa faz para garantir um mundo mais sustentável? Um mundo mais justo? Um mundo mais responsável? 

Nos dias de hoje, clientes já notam nas empresas de qualquer setor como elas desenvolvem suas atividades econômicas, discutem e aprimoram seus papéis enquanto agentes transformadores da sociedade, deixando de lado a ideia de que o setor corporativo só é alimentado pelo lucro. 

Sendo assim, levando o comprometimento da empresa para a ética, a promoção da diversidade, o cuidado com o meio ambiente e muito mais. 

Quer saber tudo sobre o ESG na gestão de frotas? Então continue a leitura! 

O que é o ESG e como ela afeta o setor de frotas?
Como o ESG pode ser trabalhado pelos gestores de frotas e aplicado em sua gestão? 
Quais são os benefícios do ESG na gestão de frotas?
Quais são os desafios do ESG para a gestão de frotas? 

CTA

O que é o ESG e como ela afeta o setor de frotas?

A sigla ESG vem dos termos Environmental, Social and Governance, ou, em português, Meio Ambiente, Sociedade e Governança Corporativa. Portanto, o termo consiste em um conjunto de boas práticas a serem adotadas e seguidas na empresa, de modo a estar em conformidade com seus três aspectos:

  • Meio ambiente: inclui práticas relacionadas com a economia da água, eficiência energética, redução da emissão de carbono na atmosfera, reciclagem, entre outros. 

    Dessa forma, essas práticas visam minimizar os impactos ambientais nas cadeias de negócio, determinando parâmetros para as emissões de carbono, gestão de resíduos e uso de recursos naturais.

    Isso tudo para diminuir a iminente possibilidade de escassez de recursos naturais e ameaças climáticas, sendo assim, a sustentabilidade ganha cada vez mais a vantagem competitiva dentro das organizações
  • Social: já aqui são enquadrados assuntos como a legislação trabalhista, segurança no trabalho, condições humanas e diversidade e inclusão no ambiente de trabalho

    Portanto, essas questões estão fortemente relacionadas ao capital humano das organizações de forma a impulsionar a inclusão social e a diversidade na empresa, assim como um investimento em um ambiente de trabalho saudável que impacta diretamente na produtividade e em melhores resultados
  • Governança: relaciona-se com a ética e transparência do trabalho, como quais medidas são empregadas para evitar a corrupção na empresa. 

    Sendo assim, as boas práticas de governança abrangem mecanismos de transparência que contribuem de maneira positiva na reputação corporativa, além da vantagem competitiva ao negócio no mercado.

Dessa maneira, é possível concluir que o ESG possui uma relação direta com a otimização da gestão de frotas e com a confiabilidade de seus clientes. 

Resumindo, nos dias de hoje a tendência é que haja uma maior priorização da responsabilidade das empresas em comparação com os produtos e serviços oferecidos por ela.

Ler mais: Garanta a segurança no trânsito 

Um grande exemplo disso seria no setor de cosméticos, em que muitos clientes exigem que os produtos não sejam testados em animais, não sejam produzidos por trabalho escravo em países subdesenvolvidos e que sejam recicláveis

ESG na gestão de frotas: o que é, benefícios e desafios | Golfleet

Como o ESG pode ser trabalhado pelos gestores de frotas e aplicado em sua gestão?

Para implementar o ESG em empresas frotistas, é necessário mapear e documentar atividades e processos da empresa. Porém, é importante frisar que o ESG deve ser um conjunto de práticas a serem trabalhadas de forma contínua e com métodos e objetivos específicos, não apenas com questões isoladas. 

Ler mais: 7 erros que não se pode cometer na Política de Frotas

Para isso, sua gestão de frotas deve contar com um planejamento bem estruturado de ações e integrar o propósito junto da atividade fim da empresa.

Portanto, é importante que a empresa defina metas a serem cumpridas pelo ESG, bem como definir estratégias e fazer com que os colaboradores da organização também ajudem a cumprí-las. 

Um exemplo que costuma ser trabalhado no início dessas implementações está em compreender como economizar água, energia elétrica e reduzir o número de impressões de documentos em papel.

A redução de Co2 também é um debate constante que vem tomando cada vez mais espaço em nosso meio, principalmente para diminuir os impactos do aquecimento global em nossa atmosfera. 

Outro ponto de grande importância para o ESG dentro da gestão de frotas é a desmobilização de veículos na logística reversa, ou seja, como são descartados os automóveis que não tem mais uso para sua empresa? 

Sendo assim, é essencial adotar práticas que assegurem o descarte de forma segura e sustentável do automóvel. 

Além disso, no aspecto Social, garantir a segurança de seus condutores enquanto trabalham e conduzem seus veículos é mais do que necessário. 

Ademais, em relação aos colaboradores, é necessário realizar as verificações sobre o índice de turnover (rotatividade) de profissionais. Caso esteja alto, é sinal de que algo não está certo e precisa urgentemente de correção, estando de acordo com as práticas do ESG na gestão de frotas

Portanto, são práticas de ESG na gestão de frotas: 

Sustentabilidade:

  • Redução da emissão de gases poluentes como CO²
  • Manutenção veicular e prevenção
  • Abastecimento consciente e redução do consumo de combustíveis

Social:

  • Redução no índice de comportamento de risco no trânsito
  • Tecnologia para preservar vidas

Governança e Processos:

  • Política de Frotas clara e eficiente
  • Gestão de Multas e demais indicadores
  • Cultura de Segurança que deve ser trabalhada na base

Se engana também quem acredita que a governança não tem papel dentro da gestão de frotas, pois ela é um fator de sucesso em qualquer implementação de ESG. É por meio dela que a liderança estimula seus colaboradores, com uma cultura que enaltece os valores relacionados à sustentabilidade e a segurança do trabalho, por exemplo. 

ESG na gestão de frotas: o que é, benefícios e desafios | Golfleet

Quais são os benefícios do ESG na gestão de frotas?

Quando são implementadas de forma contínua e efetiva na gestão de frotas, as boas práticas de ESG podem trazer oportunidades estratégicas, principalmente como a busca por um diferencial competitivo que esteja alinhado com os valores de seus clientes. 

Além disso, as práticas do ESG são essenciais para empresas que querem manter uma boa imagem perante seu público. Isso pode ser percebido pelas novas gerações de consumidores que preferem cada vez mais comprar de empresas que se importem com fatores como o meio ambiente e as condições de trabalho, por exemplo. 

Ler mais: Tecnologia de monitoramento de velocidade garante segurança e economia 

Um claro exemplo disso é a época do cancelamento em que vivemos, ou seja, como um posicionamento ou uma atitude indevida podem gerar uma perda de valor de marca gigantesca para a empresa. 

Sendo assim, empresas que usam o ESG para direcionar seus negócios possuem menos chances de perder o valor de sua marca, tornando-se até mesmo referência em meio ao setor que atua. Por conta disso, as empresas também conseguem atrair e reter talentos. 

Por fim, o impacto do ESG nas frotas é tanto que gera benefícios tangíveis e intangíveis ao negócio, como:

  • Melhora o desempenho financeiro 
  • Aumenta a confiança do investidor
  • Garante a fidelidade do consumidor
  • Amplia a retenção e satisfação de talentos
  • Reduz custos e desperdícios
  • Assegura transparência 
  • Mitiga os riscos 
  • E muito mais
ESG na gestão de frotas: o que é, benefícios e desafios | Golfleet

Quais são os desafios do ESG para a gestão de frotas? 

Não contar com uma estratégia que coloque o ESG em prática, assim como só ter uma narrativa de sustentabilidade na teoria deixa a empresa extremamente exposta a riscos, visto que as informações que devem integrar o relatório do ESG vão além dos dados financeiros usuais e até mesmo da sustentabilidade. 

Dessa forma, deve-se refletir os objetivos gerais e honestos do seu negócio, além de visão, missão e valores da empresa.

Porém, para aplicar esse conceito na prática muitos são os desafios a serem superados, entre eles: 

  • Medir os resultados: mensurar os resultados provenientes de ações sustentáveis, sociais e de governança ainda é um desafio, o que tende a deixar as empresas um tanto que em dúvida se estão ou não adequadas ao ESG. 
  • Agenda de desenvolvimento sustentável:  em relação aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, cabe às empresas definirem seu horizonte de análise, rastrear suas cadeias de valor, manter uma comunicação assertiva e avaliar os impactos que do seu negócio, o que vai muito além dos aspectos financeiros, mas que ainda é um obstáculo para muitas organizações. 
  • Atualização: a atualização do ESG nos últimos anos foi enorme, mesmo em corporações que já aplicavam suas práticas de governança corporativa, socioeconômica e sustentável ainda não adentraram as novas regras relacionadas ao ESG. 
  • Conscientização: debates sobre os pilares do ESG devem ser constantes e ter grande espaço durante as decisões superiores, além de estarem profundas na cultura organizacional da empresa, para que assim, todos possam estar alinhados em uma mesma pauta. 
  • Escolha de estratégias: parece simples mas ainda é um problema, visto que muitas empresas não conhecem nenhuma prática de ESG que podem ser facilmente incorporadas à rotina da empresa, como a gestão de resíduos, por exemplo. 

Bom, para potencializar ainda mais suas práticas de ESG em sua gestão de frotas, contar com um Sistema de Telemetria é essencial, principalmente no aspecto Social para manter a segurança de seus colaboradores.

Quer saber mais sobre como esse tipo de software pode ajudar sua empresa? Então conheça o Golfleet Telemetria: 

cta

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.