08 março, 2022por golfleet
Tempo de leitura: 7 minutos

O olhar feminino na gestão de frotas

Neste 8 de março, reunimos mulheres que atuam na gestão de frotas para contar sobre os desafios, motivações e as multifunções que desempenham.

Indaiatuba, interior de São Paulo. O despertador toca cedo e às 8h da manhã ela já está no trabalho. A partir desse horário, juntamente com a sua equipe, faz a gestão de frotas de aproximadamente 500 veículos, que circula por todas as regiões do país. Apesar do fim do expediente ser às 18h, sempre acaba se estendendo um pouco mais. Ao chegar em casa, tem as suas responsabilidades com a rotina do lar e desempenha o seu papel de mãe. E aos 35 anos, ainda se aventura em sua segunda graduação: direito. 

 
Estamos falando de Cynthia Batista, Supervisora de Contratos de Fornecedores e Gestão de Frotas da RIP Serviços Industriais, uma empresa KAEFER. Ela é uma das várias mulheres que atua no setor de frotas no Brasil. E foi justamente ela, juntamente com outra colaboradora, que criou a área de gestão de frotas na empresa em 2020.

“Identifiquei a necessidade de controle efetivo e centralizado da frota, visando a segurança dos colaboradores, a produtividade da frota e a redução de custos. Mergulhamos no mundo de gestão de frotas e através de pesquisas, estudos, benchmarking e busca por fornecedores especializados definimos o melhor cenário aplicado às necessidades da empresa”, conta Cynthia.

Para ela, um dos principais desafios enfrentados foi a mudança de cultura e a incorporação das novas políticas na rotina dos colaboradores na utilização dos veículos.

“Além disso, hoje tenho o grande desafio de controlar/administrar o uso de carros de múltiplos usuários, em 14 filiais e mais de 120 contratos espalhados por todas as regiões do país”, contabiliza.

Os desafios, no entanto, não são maiores do que a sua motivação. Ela cita o  dinamismo da área, as oportunidades constantes de ganhos em segurança, custos e processos, como grandes atrativos. 

Entusiasta da área, Cynthia tem colhido os frutos de toda a sua dedicação. “Em 2021 participamos do 100 Best Fleets, etapa Brasil que avalia projetos dos departamentos de frotas de centenas de empresas e divulga o ranking das 20 melhores frotas do país. Embora a Gestão de Frotas na RIP tenha sido implantada em 2020, já temos importante reconhecimento do setor. O nosso projeto alcançou para empresa o 3º lugar entre as 100 melhores do Brasil e isso é motivo de muito orgulho para nós”, comenta, acrescentando que a gestão de frotas no Brasil é grande parte gerida por homens, mas na RIP são as mulheres que compõem o time central do setor na empresa.

Cada vez mais mulheres na gestão da frotas

Nos últimos anos, cresceu a presença feminina na gestão de frotas no Brasil. 

Há pouco mais de um ano desbravando o setor, temos a analista de frota e monitoramento da Microgeo, Caroline Rodrigues Lombardi, que é responsável por uma frota de aproximadamente 90 veículos leves espalhados pelo Brasil.

Ela define a gestão de frotas como uma área incrível e defende ser essencial a atuação no setor, de forma consistente, por quem está começando o estudo e o aperfeiçoamento no segmento. “É um setor que passa por muitas transformações e mudanças e quando acompanhamos esse movimento conseguimos ter as melhores práticas”.

Mas, apesar do entusiasmo, é claro que nem tudo “são flores” e que diversos desafios são enfrentados nessa jornada. Questionada sobre os principais, Caroline cita o rompimento cultural das formas de condução, a necessidade de pensar em alternativas para minimizar os impactos no meio ambiente, de garantir totalmente a segurança dos condutores e de reduzir custos. 

Para driblar esses gargalos, na visão dela, o gestor precisa ter a tecnologia como principal aliada. Nesse sentido, ela conta que a empresa faz uso do software Golfleet, o que facilita demais a sua gestão. “As soluções tecnológicas trazem dados precisos e refinados, de forma dinâmica, possibilitando-nos atuar com mais segurança, apoio e suporte. Estamos observando uma movimentação bem positiva com o uso das ferramentas da GolSat”.

O fato da gestão de frotas ser uma área dinâmica e com possibilidades constantes de mudanças motivam bastante Caroline, que espera que haja cada vez mais mulheres à frente do setor, servindo de inspiração para quem quer ingressar na área ou para quem já está nessa jornada. “Nossa função vai muito além de cuidar somente do veículo, que é o bem material, temos um papel importantíssimo em relação ao bem-estar do condutor, traçando práticas para que retorne diariamente para a sua casa de forma segura”.

Falando em retornar para casa, Caroline, que trabalha de segunda-feira a sexta-feira das 07h30 às 17h30, quando sai da Microgeo, começa a atender às suas demandas pessoais. 

“Sou casada e ao sair do trabalho tenho as atividades da minha casa para fazer, que são divididas entre eu e meu marido. Faço exercícios pelo menos três vezes na semana e estudo. Também gosto de ler livros variados e artigos sobre assuntos cotidianos. Quando necessário, levo trabalho para casa, mas tudo bem administrado”, comenta ao revelar suas multitarefas e papéis, que são características típicas da mulher moderna. 

É preciso se dividir entre a vida profissional e pessoal 

A gerente da Central de Inteligência e Monitoramento Operacional (CIMO) do Grupo GPS, Renata Simões , se esforça para dar conta de todas as suas demandas pessoais e profissionais. “Sou casada, faço atividade física de manhã, cuido dos meus gatos e nos finais de semana tento ler e conhecer novos restaurantes”, revela ela que há um ano está na área de gestão de frotas.

Renata entra na empresa entre 8 e 8h30 e sai por volta das 19h/19h30. É dona de uma rotina profissional bem dinâmica, uma vez que o seu setor atua praticamente 24 horas por dia com uma equipe de 19 pessoas. Dentre as diversas funções da sua área, está o gerenciamento de frotas. 

Os maiores desafios encarados, na opinião dela, são a segurança, a produtividade, os custos e as questões ambientais. “Temos que garantir que nossa equipe cumpra as velocidades permitidas nas vias e transite durante toda a rota em locais seguros. Além disso, o atendimento a rota precisa ser o mais efetivo possível, com o mínimo de obstáculos para que o cliente receba o seu produto/atendimento de forma rápida e eficaz”, afirma.

No quesito custos, as preocupações centrais de Renata são garantir o abastecimento dos veículos com combustíveis de boa qualidade e conseguir que façam os km/l determinados pelo tipo e porte do veículo. Já o cuidado com o meio ambiente se dá a partir de rotas bem determinadas para evitar retrabalhos, deslocamentos desnecessários e, com isso, emitir o mínimo possível de gases, como o CO2.

O Grupo GPS atende hospitais, indústrias, shoppings, dentre outros segmentos. Cada um, conforme diz Renata, tem o seu core business. “Poder solucionar o problema do meu cliente de forma ágil, saber que vamos oferecer bem estar a um paciente, motiva a gente. É uma satisfação saber que há indústrias e shoppings que estão com os serviços e instalações bem mantidas porque a minha equipe chegou rapidamente e, com isso, os locais puderam proporcionar melhores experiências aos usuários”.

Para garantir essa eficiência, Renata procura ser analítica. “Temos sistemas, plataformas e tecnologias que nos fornecem dados. Nós usamos o Golfleet e tenho todo o monitoramento necessário para conseguir alcançar altos índices nos 4 indicadores que citei acima:  segurança, produtividade, custos e meio ambiente”.

Com os dados gerados, ela explica que é possível obter informações e desenhar planos, metas e tomar decisões com embasamento. “Hoje ser analítico é a chave do sucesso na gestão de qualquer tipo de segmento”, considera sem titubear.

Aquele toque feminino na gestão de frotas e relacionamentos

Para Danyelle Mendes Bento, responsável pelo departamento de compras do Grupo Iguaçu, outra chave do sucesso é a constante busca por conhecimento, além da  firmeza e clareza nos posicionamentos. “Sou muito respeitada e tenho uma ótima colaboração de todos. Às vezes, me pedem conselhos, conversam comigo”, revela, acreditando que isso pode ser fruto da forma feminina de gerir e lidar com as pessoas.

Responsável pelo departamento de compras, ela se encarrega  também com as viagens e a frota do Grupo. Ela cita que um dos seus principais desafios é tentar unir as informações da frota em uma única plataforma para ter resultados rápidos quando necessita de alguma informação. E é justamente no desafio que ela se sente motivada. “O que mais me atrai é o desafio de otimizar informações para reduzir os custos e trabalhar de forma estratégica para a tomada de decisões”, destaca. 

Na área há 3 anos e meio, trabalha em horário comercial, mas muitas vezes não tem “muito horário”. “Trabalho a noite, final de semana, no âmbito interno e externo com uma equipe de 7 pessoas. Em época de safra e safrinha, ainda ficamos de plantão, pois temos uma equipe no campo”.  

E com essa jornada intensa, como fica a vida pessoal? Danyelle tem duas filhas. À noite, ao chegar em casa ainda faz tarefas escolares com a filha mais velha, organiza a janta e cuida da casa. “Quem sabe quando elas crescerem um pouco, consiga voltar a estudar”, diz já fazendo planos para o futuro. 

Dignas de reconhecimento 

Ufa! Não é à toa que todas elas merecem receber o nosso reconhecimento, não é mesmo? Na data de hoje, a Golfleet faz questão de enaltecer as tantas Cynthias, Carolines, Renatas e Danyelles que fazem a diferença na gestão de frotas e na sociedade como um todo.

Parabéns a todas vocês e saibam que podem contar sempre com a nossa empresa. Que tal deixar um recado para essas grandes mulheres aqui nos comentários?

Cynthia Batista

Supervisora de Contratos de Fornecedores e Gestão de Frotas. RIP Serviços Industriais, uma empresa KAEFER: https://www.ripbr.com.br/Home.html

Caroline Rodrigues Lombardi 

Analista de Frota e Monitoramento. Microgeo Biotecnologia Agrícola: https://microgeo.com.br/site/

Renata Simões
Gerente da Central de Inteligência e Monitoramento Operacional (CIMO). Grupo GPS: https://www.gpssa.com.br/

Danyelle Mendes Bento

Supervisora de compras. Iguaçu Máquinas Agrícolas: http://www.iguacumaquinas.com.br/

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

PortugueseEnglishSpanish
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Esse é um canal exclusivo para venda. Vou deixar algumas orientações para você entrar em contato com nosso time de suporte:

1) Abra o aplicativo Golfleet e clique no ícone do menu principal (onde aparecem todos os módulos). Na parte inferior você verá a palavra SUPORTE. Clicando nela você será encaminhado para abertura de chamados dentro do nosso sistema. Esse é o caminho mais rápido para você ser atendido.

2) Você também pode entrar em contato via telefone pelo 43 3315-9500 e escolher a opção 1 - você será direcionado para nosso time de atendimento ao cliente.

3) Caso tenha esquecido sua senha do Golfleet é só acessar o aplicativo pelo Computador ou Celular, acima do botão entrar você verá um ÍCONE DE “?” (ponto de interrogação), é só clicar e adicionar seu e-mail de acesso para recuperar sua senha.

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.