O ESG — environmental, social and governance, refere-se a critérios adotados pelas companhias para garantir o comprometimento com questões sociais, ambientais e governamentais.
Esse desejo de conscientização na gestão está sendo cada vez mais requisitado pelo mercado.
Assim, transformou-se em um conjunto de padrões e boas práticas que pode definir se a organização é corretamente gerenciada, além de socialmente consciente e sustentável.
Por isso, é indispensável que o gestor de frota busque alternativas para se encaixar nessas exigências.
Afinal, conforme uma pesquisa realizada pela Union + Webster, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Pensando nisso, reunimos informações importantes para que você esteja à frente do ESG, contribua para o meio ambiente e garanta mais lucratividade nas operações.
Quer saber mais sobre os benefícios de implementar o ESG na gestão de frota?
Então, continue a leitura!
Como aplicar o ESG no transporte com um sistema de gestão de frota?
Quais são os benefícios que o sistema de gestão de frota pode levar para sua empresa
Por que investir em um sistema de gestão que ajude os gestores a aplicar o ESG?
Como aliar o ESG no transporte com um sistema de gestão de frota?
Embora a implementação das ações de ESG pareçam desafiadoras, tendo em vista que muitos consumidores exigem tais cuidados, o uso dessas estratégias é necessário e pode promover maior economia circular, preservação dos recursos naturais e socioeconômicos.
Ler também: Biocombustível: o que é, quais as vantagens e por que utilizar em sua frota?
Porém, essa prática de preservação na gestão não inclui apenas questões ambientais. Além disso, a gestão de frota também precisa ter princípios alinhados com:
- Direitos humanos
- Segurança do trabalho
- Diversidade da equipe
- Eliminação de qualquer forma de discriminação
- Iniciativas à causas sociais
- Políticas de anticorrupção
- Proteção de dados
- Transparência
- Análise e definição de metas
- Ações ambientais e sociais
Quando as boas práticas de ESG são implementadas de forma eficaz, isso pode levar a oportunidades estratégicas para a gestão de frota. Assim como garantir maior diferencial competitivo.
Por exemplo, podemos citar a troca da frota por veículos elétricos. Essa medida contribui diretamente para a forma como a empresa é reconhecida perante seus clientes.
Então, as empresas que se posicionam positivamente às medidas de ESG, valorizam a sua gestão, pois se mostram preocupadas com causas ambientais e sociais.
Antes de tudo, para implementar o ESG, é preciso programar-se e entender como esse conjunto de ações pode ser incluída na gestão de forma contínua, com metas e objetivos específicos.
Leia mais: Entenda o Proconve e como ele impacta sua gestão de frota
Afinal, não basta incluir essas medidas de forma isolada, é preciso um planejamento bem estruturado das ações, a fim de integrar esses requisitos com o propósito da empresa.
Caso você já tenha aplicado as ações de ESG e não observou resultados, ou mesmo se ainda não começou, recomendamos que você siga os seguintes passos:
- Entenda as necessidades e a amplitude do ESG na sua gestão
- Crie um conselho de ESG
- Estabeleça práticas novas e indicadores para avaliação
- Envolva os colaboradores e realize treinamentos
- Seja transparente e mantenha o controle da gestão
Então, vamos entender quais são as vantagens de utilizar um sistema de gestão que auxilie a empresa na aplicação das medidas de ESG.
Quais são os benefícios que o sistema de gestão de frota pode levar para sua empresa?
Você provavelmente já conhece as vantagens de adotar as estratégias de ESG na gestão de frota.
Porém, o que você pode ganhar com um sistema de gestão que facilite essa aplicação?
Além de permitir que o gestor cumpra vários dos quesitos previstos nestas políticas de conscientização, o uso de rastreadores presentes em um sistema de telemetria pode contribuir em outros setores.
Leia mais: Economia de combustível: 8 dicas de redução de gastos na frota | Golfleet
Essas ferramentas permitem a realização de trajetos mais curtos, em menos tempo, causando redução no uso de combustível e maior controle de jornada dos motoristas, respeitando aspectos sociais e trabalhistas.
Por outro lado, também permite que a sua gestão planeje as manutenções de forma preventiva. Assim, mantém o desempenho da frota e reduz as chances dos veículos poluírem mais o ambiente.
Uma ferramenta de gestão de frota leve como a Golfleet, permite maior controle das operações, de forma ágil e transparente, o que contribui para a governança, também prevista nas ações do ESG.
Leia mais: Tudo sobre telemetria veicular: o que é, como funciona e benefícios para a gestão de frotas
A organização e planejamento promovidos pelo uso de softwares de gestão de frota leve aumenta a satisfação de clientes e funcionários e, assim, atinge outro fator importante do ESG, o social.
Além de tudo o que comentamos até agora, o Golfleet, inclui controle de telemetria e videotelemetria que podem contribuir para a gestão de forma geral, não apenas em aspectos do ESG.
Por que investir em um sistema de gestão que ajude os gestores a aplicar o ESG?
Por fim, investir no ESG é fundamental para se adequar aos novos tempos e estar à frente do que a sociedade busca.
No entanto, sabemos como algumas tarefas podem parecer mais complexas que as outras, principalmente, quando falamos sobre as atividades desempenhadas pelo gestor de frota leve.
A implementação dessas novas medidas de conscientização, com resultados tanto na área ambiental quanto social e governamental, requer que o gestor saiba dividir o seu tempo de forma eficiente.
Então, é necessário encontrar alternativas que auxiliem no planejamento e gestão de tempo para aproveitar melhor os recursos disponíveis e criar políticas relacionadas ao tema.
A solução para isso é a inclusão de um sistema de gestão de frota leve, pois, assim, o gestor tem mais controle do que está acontecendo no dia a dia e pode organizar o tempo para adotar as estratégias de ESG.
Mas não apenas isso. Com o Golfleet é possível conseguir todas as informações necessárias de forma rápida e inteligente, o que leva a minimização de gastos que podem ser reinvestidos em outras áreas.
Leia mais: ESG na gestão de frota: o que é, benefícios e desafios de sua implantação
Por fim, é fundamental ter um monitoramento completo dos veículos, gastos de combustível, quilometragem rodada, número de partidas e outros elementos, para entender como investir nas medidas de conscientização ambiental de forma eficaz.
Então, para estar à frente do ESG e aproveitar todos os benefícios dessas medidas, o Golfleet é a escolha ideal.