O número de mulheres na gestão e no setor automotivo cresceu nos últimos anos, graças às suas próprias iniciativas.
Mas ainda estamos longe da equidade, uma vez que elas ocupam apenas 16% das cadeiras de conselho e 12% das posições de vice-presidência e presidência das empresas automotivas.
Esses dados são do relatório de Diversidade no Setor Automotivo da Automotive Business de 2021. Paula Braga – diretora executiva da plataforma de conteúdos – revela que ainda há uma série de desafios a serem superados em relação aos números discrepantes.
O primeiro deles é a necessidade de difundir entre as lideranças das empresas automotivas a importância de garantir diversidade nas organizações: “O que, comprovadamente, aumenta a lucratividade e o potencial de inovação”.
Segundo a própria, a indústria automotiva está ainda mais sujeita a uma série de preconceitos enraizados.
Como o fato de, inconscientemente ou não, os gestores optarem pela contratação e/ou promoção de homens: “As mulheres que entram no setor automotivo acabam tendo uma carreira menos duradoura, possivelmente pela falta de oportunidade de ascensão profissional”.
Também diz que a pesquisa identificou diferenças salariais na indústria automotiva motivadas pelo gênero: as mulheres chegam a ganhar 34% menos que os homens exercendo a mesma função.
Por esses e outros motivos, é crucial discutirmos sobre a presença feminina no mercado automotivo. Assim, deixam os bastidores e assumem o protagonismo.
Sendo assim, no conteúdo de hoje iremos abordar:
A atuação feminina no mercado automotivo
Mulheres de sucesso na gestão do setor automotivo
A importância da presença feminina no mercado automotivo
Regiane Aparecida Santos Pinto, chefe do setor de transporte do DETRAN/PR, conta que no início do trabalho na chefia precisou ouvir comentários do tipo “mulher não entende nada de carro” e “mulher não entende nada de mecânica”.
“Nunca deixei que isso me impedisse de exercer a função que eu fui aprovada. O que eu não sabia, procurei aprender e fui buscar mais conhecimentos”, pontua.
“Nós mulheres podemos realizar qualquer atividade, pois somos capazes e podemos chegar onde quisermos por méritos próprios, dedicação e competência”, finaliza.
Ou seja, a presença feminina no mercado automotivo é de extrema importância em vários aspectos.
Um deles é porque pode inspirar outras mulheres a seguir carreiras em áreas tradicionalmente dominadas por homens e acabar com os estigmas que muitas delas ainda enfrentam.
Também porque trazem uma perspectiva valiosa para a indústria, para além dos estereótipos de cordialidade e diplomacia.
Não é à toa que operam em cargos diversos, desde desenvolvimento, engenharia e gestão até pesquisa, pinturas e reparos.
Assim, estaremos caminhando rumo a mais diversidade e igualdade de oportunidades no mercado de trabalho de modo geral.
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A atuação feminina no mercado automotivo
Bom, não podemos negar que muitas barreiras já foram quebradas, mas as mudanças ainda precisam e devem continuar a acontecer.
Isso porque segundo o mesmo relatório da Automotive Business que mencionamos anteriormente, mas agora em relação a distribuição da força de trabalho feminina no setor automotivo, observamos que ela se dá em:
- 56% em linhas de produção e manufatura
- 7% em áreas de marketing e vendas
- 7% em compras, suprimentos e logística
- 5% em engenharia e P&D
- 5% em recursos humanos
- 4% em contabilidade e finanças
- 1% em TI
Nesse sentido, concluímos que a grande maioria das mulheres na gestão e empregadas no setor automotivo estão na produção e na manufatura.
Inclusive, muitas empresas priorizam os talentos femininos para desempenhar essas funções, uma vez que demandam mais atenção aos detalhes e refinamento.
Por outro lado, quando analisamos os salários fica evidente que a desigualdade ainda é um grande desafio, uma vez que a média de remuneração feminina é 15% inferior à masculina.
Em cargos de liderança a diferença é ainda mais expressiva: o salário médio das mulheres na gestão é 45% inferior ao dos homens.
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Mulheres de sucesso na gestão do setor automotivo
Florence Lawrence
Florence Lawrence foi pioneira na indústria automotiva e desempenhou um papel significativo nos primeiros dias da fabricação de automóveis.
Isso porque foi a primeira mulher a ter uma carreira como motorista profissional, depois de ser conhecida como a “estrela do cinema original” por seu trabalho em filmes.
Mas o impacto na indústria automotiva vai muito além de suas habilidades como motorista e carreira de atriz.
Afinal, ela também foi a inventora do primeiro sinal de mudança de direção e sinal de freio para carros, o que melhorou a segurança no trânsito e se tornou um recurso padrão nos veículos modernos.
Suas contribuições são uma prova do poder da inovação e do importante papel que as mulheres desempenham na formação do futuro do transporte.
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Mary Anderson
Mary Anderson desempenhou um papel fundamental na indústria automotiva com a invenção do limpador de para-brisa.
Em 1902, durante uma viagem, percebeu que o maquinista tinha que parar o trem e limpar manualmente o para-brisa em meio a uma tempestade de neve.
Desse modo, isso a inspirou a criar um dispositivo para melhorar a visibilidade dos motoristas durante as intempéries.
Sua invenção foi patenteada no ano seguinte e tornou-se um recurso padrão em automóveis no ano de 1916.
A contribuição de Mary Anderson não apenas tornou a prática de direção mais segura, como também abriu caminho para futuras inovações na indústria automotiva.
Como resultado, seu legado continua a ser celebrado até os dias atuais, como a pioneira para mulheres em ciência e tecnologia.
Silvia Barcik
Silvia Barcik é administradora e designer, com mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva e é especialista em mobilidade urbana para a América Latina.
Além de diretora de mobilidade sustentável do Instituto Renault, liderou a chegada do primeiro veículo 100% elétrico da Renault ao Brasil.
Apesar de colecionar conquistas, Silvia afirma que trabalhar numa montadora é um desafio diário para uma mulher, principalmente para demonstrar conhecimento, competência e trazer a visão feminina para o negócio.
“Uma mulher dentro de uma montadora, sobretudo à frente de uma área ligada à mobilidade tem muito a contribuir, pois, na maioria das vezes, temos uma relação diferente com o carro”, defende a diretora.
“Para muitas de nós, o carro é uma solução de mobilidade – segura e confortável – para resolver nossos problemas. Uma relação mais funcional. Com os enormes desafios das cidades, esta visão contribui e muito para pensar fora da caixa e propor soluções disruptivas que melhorem a forma como nos movemos”, completa.
Helena Deyama
Helena Deyama tem 1,54m, 47 quilos e uma paixão gigante pelo automobilismo. Contrariando todos os estereótipos, comprou uma moto, depois um jipe e se tornou pilota profissional de rally. Logo na primeira competição, conquistou o primeiro lugar do pódio, vencendo uma maioria predominantemente masculina.
“Compenso a menor força física em relação aos homens com maior determinação, disciplina, técnica, estratégia e concentração”, define a pilota.
“Saber competir sem destruir o equipamento, usando a cabeça e o conhecimento adquirido com a experiência têm se mostrado estratégias de sucesso”, acrescenta.
E tem mesmo, em 2005, Helena se tornou a primeira mulher a vencer um campeonato brasileiro de rally. Conquistou o Campeonato Brasileiro de Rally Baja, em 2014, e dois anos depois, o bicampeonato.
A pilota já participou de 15 edições do Rally dos Sertões, a principal competição do esporte no Brasil e realizou diversas expedições de até 10 mil quilômetros por toda a América do Sul, em grupos, ou na melhor companhia, a do seu jipe, que tanto batalhou para comprá-lo.
Ou seja, as mulheres trazem diversidade, criatividade e inovação para a mesa, fatores essenciais para qualquer indústria prosperar em um mercado em constante evolução.
Contar com a presença feminina nos mais diversos cargos pode levar a uma cultura de trabalho mais inclusiva e colaborativa.
Ao fazer isso, podemos garantir que o setor permaneça competitivo e relevante e que as mulheres na gestão tenham voz e um lugar na definição de seu futuro.
Aqui do nosso lado, na Golfleet, incentivamos e apoiamos na busca de carreiras e oferecemos oportunidades para que todos se destaquem, em um ambiente acolhedor que entende a importância de uma liderança humanizada.
E compartilhamos os mesmos valores de aceitação, compreensão e empatia com nossos clientes.
Então, com a esperança de inspirá-lo, gostaríamos de dividir com você as histórias dos nossos cases de sucesso, com times de pessoas que trabalham com o propósito e o respeito que a gestão de frotas merece.