17 junho, 2022por golfleet
Tempo de leitura: 7 minutos

Segurança no trânsito: importância da cultura de direção segura na gestão de frota

Saiba como estabelecer uma cultura de segurança em sua gestão de frota, preservar a vida dos condutores e garantir o bom funcionamento das operações.

capa

A cultura de segurança é baseada na determinação de valores, atitudes, competências e padrões de comportamento que asseguram o bem-estar de todos os envolvidos, nesse caso, no trânsito. 

Como é algo que envolve o coletivo, a vida dos condutores e o bom andamento das operações, é papel do gestor de frota trabalhar pelo desenvolvimento de uma cultura de segurança ativa em sua organização.

Entretanto, sabemos que criar essa cultura de direção defensiva não é algo que acontece do dia para a noite. Pelo contrário, é um processo que envolve vários anos colocando a segurança como parte integrante das operações diárias.

Leia também: Maio Amarelo: garanta a segurança no trânsito e preserve vidas em sua frota

Mas, para deixar esse processo mais fácil e ágil, preparamos este conteúdo para te ajudar a estabelecer essa cultura de segurança em sua gestão de frota leve a partir de agora. Olha só tudo que você vai encontrar por aqui:

Importância da cultura de segurança para preservar vidas no trânsito
Principais comportamentos de risco no trânsito e como evitá-los com direção defensiva
Como promover uma cultura de segurança na gestão de frota

CTA

Importância da cultura de segurança para preservar vidas no trânsito

Como você viu, a cultura de segurança no trânsito é, basicamente, uma série de valores, comportamentos e atitudes que uma gestão de frota determina e seus condutores adotam, a fim de garantir o bem-estar de todos e o bom funcionamento das operações.

Isso é feito por meio de treinamentos, reuniões, determinação de padrões de comportamento, campanhas de conscientização e outras práticas que o gestor de frota considera convenientes.

É mais do que ter boas práticas de direção defensiva. Ter uma cultura de segurança no trânsito é fazer do bom comportamento no volante uma prioridade na operação

Leia também: Programa de Segurança da Zoetis reduz acidentes por meio da telemetria

Com isso, o gestor consegue melhorar o desempenho geral da frota, otimizar a comunicação com os condutores, capacitá-los e, por consequência, reduzir as taxas de acidentes evitáveis no trânsito.

Além disso, investir em uma cultura de segurança na direção faz com que a gestão de frota consiga criar um certo nível de disciplina em relação aos comportamentos no trânsito. 

Isso, além de preservar vidas, também colabora para a economia de combustível e a menor necessidade de manutenção dos automóveis devido ao mau uso. 

Ler mais: Como driblar a inflação e garantir uma redução nos gastos com combustível da frota utilizando o Golfleet

Por fim, é claro, a implementação de uma cultura de segurança no trânsito também é importante porque promove um senso de compromisso com o bem-estar coletivo. 

Nesse contexto, todos os condutores serão responsáveis por prevenir comportamentos inseguros e intervir para corrigi-los, mesmo que se trate da conduta de outro motorista. 

Por exemplo, com uma forte cultura de segurança, qualquer condutor pode se sentir à vontade para alertar os demais sobre possíveis comportamentos inseguros no trânsito que ele possa ter observado.

Leia também: Tudo sobre telemetria veicular: o que é, como funciona e benefícios para a gestão de frotas

Isso é importante porque, quando todos que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos na gestão de frota compartilham da mesma cultura e fazem sua parte, a segurança se torna uma prioridade e toda a operação fica mais segura. 

Importância da cultura de segurança e direção defensiva | Golfleet

Principais comportamentos de risco no trânsito e como evitá-los com direção defensiva

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que variam entre a desatenção dos condutores e o desrespeito à legislação. 

Alguns dos principais motivos para acidentes no trânsito são o excesso de velocidade, uso do celular, falta de uso do cinto de segurança ou capacete, embriaguez e fadiga.

Ler também: Manutenção preditiva, preventiva e corretiva: o que são, principais diferenças e qual a melhor escolha para sua gestão de frotas 

É por isso que quem trabalha diretamente no trânsito está constantemente colocando sua vida em risco, seja por suas próprias atitudes ou pelos descuidos de terceiros.

Mas, felizmente, grande parte desses acidentes são evitáveis. Com o estabelecimento de uma cultura de segurança, os condutores deixarão de lado atitudes que são responsáveis por tirar milhares de vidas diariamente. 

Veja um pouco mais sobre cada um dos principais fatores e como evitá-los: 

Excesso de velocidade

Dirigir acima do limite de velocidade é apontado pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais causas de acidentes no mundo todo. 

Se você sai da sua casa para o trabalho todos os dias, é impossível não ter percebido que o excesso de velocidade está presente na maioria das vias públicas brasileiras.

Ler também: Entenda o Proconve e como ele impacta sua gestão de frota

A morte no trânsito devido ao excesso de velocidade é um problema real, de grande proporção e que precisa ser enfrentado por todos os brasileiros, inclusive os gestores de frotas. 

Uma forma de evitar esse problema é alertar com frequência os condutores. Sempre relembrar a importância de manter a velocidade segura para cada via. 

Além disso, você também pode investir em um sistema de acompanhamento do condutor, que realiza monitoramento de velocidade e gera relatórios para o gestor de frota.

Leia mais: Tudo sobre videotelemetria: o que é, quais seus benefícios e como funciona em sua gestão de frota 

Uso de celular no trânsito

O uso de celular no trânsito faz parte do que chamamos de condução distraída — ou seja, qualquer atividade que desvia a atenção da direção. 

As mensagens de texto e chamadas telefônicas são umas das distrações mais alarmantes. Não é possível dirigir com segurança a menos que essa tarefa tenha toda a atenção do condutor.

Inclusive, de acordo com alguns dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso de celular enquanto se dirige é responsável por cerca de 57% dos acidentes de trânsito na faixa etária de 20 aos 39 anos.

É por isso que é muito importante sempre divulgar em sua empresa a importância de manter o foco na direção e não atender chamadas enquanto se dirige, nem mesmo as do gestor de frota. É importante sempre estacionar o automóvel quando for o caso.

Cinto de segurança 

O uso do cinto de segurança, apesar de parecer um tema já muito explorado, ainda é responsável por muitas tragédias no Brasil. 

Para você ter uma ideia, o Detran SP aplicou cerca de 40.000 multas em motoristas que dirigiam sem o cinto de segurança, entre janeiro e março de 2022. Ou seja, é um tema que, infelizmente, ainda precisa ser debatido.

Um sistema de gestão de frotas com a funcionalidade verbal coaching oferece ao condutor dicas de segurança e de conscientização para uma direção e um trânsito mais seguros, inclusive sobre a utilização do cinto. 

Fadiga no volante

Se o condutor estiver sonolento ou fatigado, o trânsito se torna ainda mais perigoso. Afinal, ele pode ter reflexos mais lentos, mais dificuldade para processar suas ações e prestar atenção no que está acontecendo.

É por isso que a condução sonolenta se enquadra como um grande problema que gera acidentes de trânsito diariamente no Brasil, principalmente em situações de trabalho. Nesse sentido, é responsabilidade do gestor de frota trabalhar pela maior conscientização e prevenção dessas situações.

Ao estabelecer os hábitos presentes na cultura de segurança no trânsito da sua empresa, você pode determinar que os condutores façam uma pausa durante o trabalho para descansar, tomar um café e reduzir a fadiga, especialmente para aqueles que trabalham durante a noite. 

Quer saber mais formas de promover uma cultura de segurança? Continue a leitura:

Importância da cultura de segurança e direção defensiva | Golfleet

Como promover uma cultura de segurança na gestão de frota

Criar uma cultura de segurança na direção é um esforço de toda a equipe envolvida na frota. Veja algumas formas de impulsionar esses hábitos de direção defensiva na sua empresa:

Defina expectativas claras do que se espera dos condutores

Assim como a grande maioria dos trabalhos em equipe, a cultura de segurança no trânsito também começa com uma boa comunicação. O primeiro passo é determinar a política de frota, que deve incluir todas as expectativas e procedimentos de segurança no trânsito.

Esse documento deve ser claro e estar à disposição na empresa e para todos os condutores da frota. 

Você também pode pedir que todos os condutores assinem um contrato de que estão a par de todas as expectativas da gestão em relação à possíveis violações da política de frota, assim como hábitos de segurança no trânsito. 

Converse sobre segurança frequentemente

A segurança no trânsito não pode ser um tema distante, que o gestor de frota simplesmente determina regras e espera que os condutores as cumpram. A liderança da frota deve participar de reuniões nas quais a segurança é discutida e incentivar os condutores a trazer à tona questões sobre direção defensiva.

Aliás, uma verdadeira cultura de segurança só será estabelecida se, todos os dias, houver consistência entre o que se faz e o que se prega na gestão de frota. Não esqueça que, como gestor, você é o primeiro exemplo dos seus condutores. 

Trabalhe com dados para alinhar as expectativas

Se você realmente quer ver mudanças comportamentais de longo prazo, vai precisar encontrar formas de coletar dados sobre o comportamento dos condutores e incorporar análises e relatórios na sua gestão de frota. 

Esses dados sobre o comportamento dos condutores ajudam a estipular metas e a manter os condutores mais responsáveis e conscientes. 

A melhor forma de fazer isso é com um sistema de videotelemetria como o Golfleet. Isso porque é uma ferramenta altamente eficaz que permite compreender o comportamento de cada um dos condutores, gerando relatórios completos e intuitivos.

A videotelemetria permite coletar uma infinidade de métricas relacionadas à segurança, como velocidade excessiva e frenagem brusca. Assim, sempre que problemas de segurança forem identificados, eles podem ser usados ​​como oportunidades para oferecer treinamento aos seus condutores.

Leia também: Passo a passo para utilizar KPIs na gestão de frotas leves e como utilizar indicadores para verificar o ROI

Como você viu, há muitas formas de criar uma cultura de segurança no trânsito em sua gestão de frota. Por meio de políticas, comunicação bem alinhada e treinamentos, você pode colaborar para preservar a vida dos seus condutores todos os dias. 

Além disso, ao criar uma cultura de segurança, você também conseguirá melhorar a retenção de colaboradores e proteger o bom andamento das operações da frota.

Quer saber mais sobre como um sistema de videotelemetria pode te ajudar? Confira agora:

CTA

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

PortugueseEnglishSpanish
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Esse é um canal exclusivo para venda. Vou deixar algumas orientações para você entrar em contato com nosso time de suporte:

1) Abra o aplicativo Golfleet e clique no ícone do menu principal (onde aparecem todos os módulos). Na parte inferior você verá a palavra SUPORTE. Clicando nela você será encaminhado para abertura de chamados dentro do nosso sistema. Esse é o caminho mais rápido para você ser atendido.

2) Você também pode entrar em contato via telefone pelo 43 3315-9500 e escolher a opção 1 - você será direcionado para nosso time de atendimento ao cliente.

3) Caso tenha esquecido sua senha do Golfleet é só acessar o aplicativo pelo Computador ou Celular, acima do botão entrar você verá um ÍCONE DE “?” (ponto de interrogação), é só clicar e adicionar seu e-mail de acesso para recuperar sua senha.

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.