A direção distraída está por toda parte, com smartphones repletos de notificações até ligações com conversas animadas, é fácil para os motoristas perderem o foco na estrada, o que não é nada divertido para os gestores responsáveis por supervisionar a equipe e garantir a sua segurança.
Tendo isso em mente, vamos explorar os riscos da distração ao dirigir, como isso pode impactar seus negócios e quais medidas de prevenção podem evitar as suas consequências graves.
O que é direção distraída?
Qual a maior causa de distração no trânsito?
Quais são as consequências da direção distraída?
Como evitar a distração no trânsito?
Tecnologias para identificar e prevenir a distração no trânsito
O que é direção distraída?
A distração ao dirigir é provocada por qualquer atividade que desvia a atenção do motorista, um problema sério que pode ter consequências devastadoras. De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2022, o Brasil registrou um total de 34.724 fatalidades no trânsito ao longo do ano.
Alguns dados recentes da Polícia Rodoviária Federal revelam que as principais causas de acidentes no país, durante os primeiros meses de 2024, foram:
- Reação tardia ou ineficiente do condutor (14,37%)
- Ausência de reação do condutor (14,14%)
- Acessar a via sem observar a presença dos outros veículos (8,74%)
- Velocidade incompatível (6,25%)
- Condutor deixou de manter distância do veículo da frente (6,10%)
- Manobra de mudança de faixa (5,82%)
Ou seja, mais de 55% das ocorrências foram por falta de atenção. Quando os condutores não estão totalmente concentrados na estrada, são mais propensos a cometer erros, aumentando o risco de acidentes e lesões, tanto para eles quanto para os demais usuários das vias.
Essas distrações ao volante têm diferentes gatilhos e podem ser categorizadas em três tipos principais:
- Distração auditiva: ocorre quando o motorista se concentra em sons e sinais ao invés de focar na via, como atender uma chamada no celular, ouvir música ou interagir com os passageiros.
- Distração cognitiva: quando a mente do motorista não está totalmente na condução, seja devido a preocupações com questões pessoais, conversas profundas com passageiros ou ao telefone.
- Distração manual: inclui atividades que fazem o condutor tirar as mãos do volante, como comer, beber, ajustar o rádio e mexer no celular ou em outros dispositivos do próprio veículo.
- Distração visual: qualquer coisa que faça o motorista desviar os olhos da estrada, como olhar para o GPS, checar as notificações do celular ou até mesmo observar paisagens e pessoas fora do carro.
Sugestão de leitura: Como elaborar e implementar um programa de segurança da frota
Qual a maior causa de distração no trânsito?
A direção distraída pode ter diversas origens, principalmente em relação ao comportamento humano e ao uso de dispositivos eletrônicos. Inclusive, a principal é o celular, que não só desvia a atenção do motorista, mas também ocupa uma das mãos que deveria estar no controle do volante.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), essa já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, chegando a 154 por dia e 54 mil por ano em todo o país.
No entanto, o celular está longe de ser o único responsável pela distração ao volante, aqui estão mais algumas das principais causas:
Uso de dispositivos eletrônicos
O uso de smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos é um dos grandes vilões da distração ao volante. Seja para enviar e ler mensagens, verificar e-mails ou utilizar aplicativos, isso pode desviar a atenção do motorista por completo.
Apesar de não ser considerado um crime de trânsito, o uso do celular enquanto dirige é proibido pelo artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, sendo classificado como infração gravíssima, com aplicação de multa no valor de R$293,47 e adição de 7 pontos na CNH.
Uso de GPS
Entendemos que os sistemas de GPS são essenciais para nos orientar, mas ficar constantemente interagindo com eles pode representar mais uma distração perigosa enquanto dirigimos. Programar rotas, ajustar as configurações e se concentrar demais nas instruções enquanto dirige podem comprometer a segurança no trânsito.
Sugestão de leitura: Vícios ao volante: saiba como reconhecer e evitar os 6 mais perigosos para um veículo
Uso de medicamentos
Alguns remédios também podem afetar a nossa cognição, diminuindo o tempo de percepção e reação. Por isso, em caso de uso de remédios, é importante que os motoristas leiam atentamente a bula para entender as possíveis consequências antes de assumir o volante.
Consumo de alimentos ou bebidas
Ingerir alimentos ou bebidas enquanto dirige também pode desviar a atenção do motorista, especialmente em situações que exigem manipular embalagens, talheres ou recipientes.
Isso sem falar no uso de bebidas alcóolicas, que afeta diretamente o sistema cognitivo do condutor, deixando o tempo de reação mais lento e prejudicando a percepção. Além desses riscos para a segurança no trânsito, o valor da multa é de R$2.934,70.
Conversas e distrações
As interações com os passageiros, principalmente se envolver assuntos complexos ou emocionais, pode resultar em distração cognitiva. Além disso, situações dentro do veículo, como brigas ou discussões, podem gerar distrações significativas.
Fadiga e sonolência
Estar cansado ou sonolento pode ter efeitos semelhantes à distração, reduzindo a capacidade do motorista de se concentrar totalmente na condução.
Por isso, em trajetos longos, o ideal é definir um cronograma de parada e descanso para que seus profissionais possam recarregar as energias e evitar cochilos ou distrações no trânsito.
Sugestão de leitura: Fadiga no trânsito: como identificar e evitar que motoristas dirijam com sono
A segurança dos seus motoristas e do público deve ser a sua principal prioridade como gestor de frotas. Ao abordar de frente a questão da distração ao volante, você pode criar um ambiente de trabalho mais seguro para sua equipe e manter sua empresa longe dos riscos associados.
Quais são as consequências da direção distraída?
A direção distraída pode ter consequências graves, afetando a segurança no trânsito e resultando em diversas situações perigosas. Aqui estão algumas das principais.
Acidentes de trânsito
A distração ao volante é uma das principais causas de acidentes. Afinal, motoristas distraídos têm maior probabilidade de se envolver em colisões, saídas de pista e outros incidentes, resultando em danos materiais, lesões e, em casos mais extremos, fatalidades.
Sugestão de leitura: Acidente com o veículo da empresa: quais são os deveres da empresa e as responsabilidades do funcionário?
Lesões e mortes
Os acidentes relacionados à direção distraída podem resultar em lesões graves e mortes. Pedestres, ciclistas e outros condutores também podem ser vítimas desses acidentes, aumentando o impacto negativo na segurança no trânsito.
Impacto emocional e psicológico
Tanto as vítimas quanto os motoristas responsáveis por acidentes causados por distração ao volante podem enfrentar traumas. O impacto dessas experiências pode perdurar por um longo período de tempo, afetando a qualidade de vida e o bem-estar.
Custos e prejuízos
Além dos custos com saúde, os acidentes de trânsito provocados pela distração ao volante podem levar a despesas adicionais, como reparos nos veículos, custos legais e possíveis aumentos no seguro.
Consequências legais
Os condutores envolvidos nessas situações também podem enfrentar consequências legais, incluindo multas, penalidades, suspensão da carteira de motorista e, em casos graves, até mesmo prisão.
Sugestão de leitura: Riscos de responsabilidade criminal: atenção às questões jurídicas que envolvem a gestão de frotas
Como evitar a distração no trânsito?
A questão da direção distraída é bem complexa, mas existem algumas medidas de prevenção para aumentar a segurança no trânsito e diminuir o número de acidentes e fatalidades.
Educação e conscientização
Realize campanhas de conscientização sobre os perigos da direção distraída e eduque o time sobre direção segura, leis de trânsito, código de conduta e normas da empresa em treinamentos para atualização constante.
Além de estabelecer uma relação de confiança, os motoristas passam a ter uma consciência maior ao dirigir, compreendendo o impacto de pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença.
Essas ações podem acontecer durante o Maio Amarelo, por exemplo, mas é importante que elas continuem ao longo de todo o ano, já que a segurança nunca deixa de ser uma prioridade.
Internamente, essa abordagem promove um ambiente de trabalho mais seguro, e externamente, reforça o compromisso da empresa com a responsabilidade social e a sua comunidade.
Para te ajudar com isso, a Golfleet criou o Movimento Conecta no Trânsito, que envolve gestores e condutores no propósito de preservar vidas no trânsito.
🖱️ Clique aqui para garantir o seu calendário anual com ideias de ações.
Fiscalização
Como gestor, você também pode estabelecer uma política de frotas alinhada aos objetivos de segurança no trânsito, destacando que multas resultantes de infrações podem acarretar penalidades no salário, suspensões ou até mesmo demissão.
Essas medidas reforçam a responsabilidade individual e incentivam as práticas de condução segura, reduzindo o risco de acidentes e suas consequências graves, além de promover mais segurança e consciência no dia a dia.
Tecnologia e inovação
Outra medida é promover o uso de tecnologias que reduzem a necessidade de interações com sistemas de navegação por voz, bluetooth e tecnologia hands-free, além de desenvolver e incentivar o uso de aplicativos que bloqueiam chamadas e mensagens enquanto o veículo está em movimento.
Políticas corporativas
Sua empresa também pode implementar políticas estritas contra a direção distraída para os funcionários, especialmente os responsáveis pelos veículos. Assim como oferecer treinamento sobre direção defensiva e as consequências da distração ao volante no ambiente de trabalho.
Modificação do ambiente do veículo
Uma boa estratégia é organizar o espaço interno do veículo para minimizar distrações, como ajustar espelhos, assentos e controles de ar-condicionado antes de iniciar a viagem. Isso limita o número de atividades realizadas no carro, evitando tarefas não relacionadas à condução.
Planejamento e gestão de tempo
Planejar rotas com antecedência e programar sistemas de navegação antes de começar a dirigir também funcionam, além de designar tempo suficiente para viagens e evitar a pressa, que pode levar a comportamentos distraídos.
Tecnologias para identificar e prevenir a distração no trânsito
Além de implementar medidas preventivas e fornecer treinamentos, é essencial que os gestores estejam atentos ao perfil de dirigibilidade de seus motoristas nas vias.
Para isso, o recomendado é investir em sistemas que podem rastrear o comportamento, identificando excessos de velocidade, curvas inadequadas ou frenagens bruscas. Ao monitorar de perto essas ações, é possível detectar e resolver as distrações antes que resultem em acidentes.
Bloqueio de notificações
Alguns aplicativos podem bloquear as notificações enquanto os motoristas dirigem, evitando que eles se distraiam com mensagens, chamadas ou redes sociais.
Inclusive, existem smartphones que já possuem um modo de direção que desativa automaticamente o toque e as notificações, além de silenciar o telefone.
Assistentes virtuais
Os assistentes virtuais, como Google Assistant e Siri, podem ser usados para controlar o celular sem precisar tirar as mãos do volante.
Câmeras de segurança
Câmeras de segurança podem ser usadas para monitorar o comportamento do motorista e detectar sinais de distração, como olhar para o celular ou para o lado.
Sistema de alerta
Alguns carros possuem sistemas de alerta que avisam o condutor quando ele está se desviando da faixa de rolamento ou quando há outro veículo muito próximo.
Sistema de telemetria
Existem comportamentos de condução específicos que podem ser acompanhados com um sistema de telemetria. Graças ao fornecimento de dados e indicadores, é possível ter uma análise aprofundada de eventos e entender a real situação dos motoristas:
- Velocidade máxima e média alcançada
- Número de infrações cometidas
- Ranking baseado em comportamento dos condutores
- Aceleração e frenagem brusca
- Curva inadequada
Ao acompanhar de perto o perfil de dirigibilidade da equipe, os gestores têm as informações que precisam para identificar oportunidades de melhoria e reverter essa situação.
Sugestão de leitura: Tudo sobre telemetria: o que é, como funciona e quais são os benefícios para a gestão de frotas
Sistema de videotelemetria
A videotelemetria é um sistema que permite o monitoramento de veículos por meio de dispositivos que gravam imagens ou possuem inteligência embarcada. Esses dispositivos são movidos por inteligência artificial e conseguem identificar padrões de comportamento do motorista.
Uma das funcionalidades do sistema de videotelemetria da Golfleet é o verbal coaching, que compartilha dicas de conscientização para uma direção segura por meio de alertas humanizados – isso sempre que o condutor ligar ou desligar a ignição do veículo, exceder ou retornar a velocidade permitida ou realizar ultrapassagens perigosas, o que traz o profissional de volta para a realidade e evita quase que inteiramente a distração ao volante.
Sugestão de leitura: Videotelemetria: uma virada de chave para a segurança no trânsito
Como basta uma fração de segundo de distração para mudar vidas para sempre, não há dúvidas que a tecnologia pode ser uma grande aliada contra direção distraída, garantindo a segurança da equipe e da operação como um todo.
E é por isso que preparamos um eBook gratuito, repleto de dicas e orientações, para ajudar a garantir que os motoristas se tornem verdadeiros aliados na prevenção de acidentes e na promoção de uma condução segura. Não perca tempo, garanta já o seu.