A conscientização da segurança no trânsito se faz de grande necessidade para preservar vidas e mudar a realidade que ainda nos cerca. Somente no Brasil em 2021, foram registradas cerca de 32 mortes no trânsito por dia. Só isso ainda mostra a necessidade de campanhas como o Maio Amarelo.
O alto índice de mortes e feridos no trânsito é um grande problema que todos devem enfrentar para diminuir e garantir mais segurança. Dito isso, a conscientização ainda é a melhor ferramenta para preservar a vida.
Por conta disso, várias campanhas chamadas de “meses coloridos” são adotadas pelos órgãos de saúde e demais instituições governamentais e não-governamentais em busca de melhor informar a população e diminuir esses índices.
Leia mais: Segurança no trânsito: importância da cultura de direção segura na gestão de frota
Sendo assim, nasce o Maio Amarelo, mês com o propósito de chamar a atenção da população sobre o alto número de acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo.
Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura.
O que é o Maio Amarelo?
A importância do Maio Amarelo para a segurança no trânsito
Fator humano causa a grande maioria dos acidentes
Participação da sociedade no Maio Amarelo
Como um sistema de telemetria pode ajudar?
O que é o Maio Amarelo?
Em março de 2010, a Assembléia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução que definia a década de 2010-2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
Ler mais: Década de Ação pela Segurança no Trânsito chega ao fim
A origem desse documento teve como base um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde), que contabilizou no ano de 2009 cerca de 1,3 milhão de mortes causadas por acidentes de trânsito em 178 países. Além disso, cerca de 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
Configurada como a nona maior causa de morte no mundo, os acidentes de trânsito são os principais responsáveis pela morte de pessoas entre 15 e 29 anos, além de estar em segundo lugar na faixa de 5 a 14 e em terceiro entre os 30 a 44 anos.
Se nada fosse feito,a OMS estimava cerca de 1,9 milhões de mortes no trânsito em 2020 e 2,4 milhões em 2030. Portanto, a Década de Ações para a Segurança no Trânsito teve o intuito de salvar no mínimo 5 milhões de vidas até 2020 por meio de planos municipais, regionais, estaduais, federais e até mesmo mundiais.
Portanto, o movimento Maio Amarelo surge com uma proposta: chamar a atenção sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Sendo assim, cria um movimento coordenado entre o Poder Público e a Sociedade Civil. O tema segurança no trânsito deve ser pauta durante esse mês inteiro, nos mais diversos segmentos:
- Órgãos governamentais
- Empresas
- Entidades de classe
- Associações
- Federações
- Sociedade civil organizada
- Entre outros
Dessa maneira, discutir o tema de maneira efetiva, criando ações de melhoria na legislação e fiscalização de trânsito e tomando medidas para diminuir cada vez mais o número de acidentes.
A importância do Maio Amarelo para a segurança do trânsito
Bom, já é possível perceber que estamos em 2022 mas o Maio Amarelo continua a todo vapor com o tema do Observatório Nacional de Segurança Viária: Juntos Salvamos Vidas!
Mas, você sabe a razão disso?
Podemos dizer que o Maio Amarelo funcionou, afinal, em uma década o Brasil reduziu 30% das mortes por acidentes de trânsito.
De acordo com Frederico Carneiro, Secretário Nacional de Trânsito, em 2011 aproximadamente 42 mil pessoas morreram no trânsito, enquanto em 2021 o número desceu para 30 mil.
Só isso já mostra o quanto ações de conscientização e a própria informação podem melhorar esse cenário. Mas ainda não é o suficiente.
Segundo o Global Status Report on Road Safety de 2018 o Brasil encontra-se em 3º lugar, atrás somente de China e Índia, que são 6 vezes mais populosos, em relação ao número de mortes por acidentes de trânsito no mundo. Porém, ainda ficamos na frente dos Estados Unidos, que também possuem um maior número de população.
Portanto, mesmo obtendo bons resultados na Década de Ações para a Segurança no Trânsito, o Maio Amarelo ainda se faz necessário para atingirmos um número muito menor de acidentes por ano, salvando mais vidas a cada dia mais.
Fator humano causa a grande maioria dos acidentes
Por qual razão você acredita que temos tantos acidentes de trânsito em nosso país? Má qualidade dos automóveis? Rodovias em péssimas condições? Legislação fraca?
Por incrível que pareça, nenhuma dessas opções é a resposta. A grande maioria dos acidentes de trânsito são causados simplesmente por fatores humanos, que incluem ações como:
- Mexer no celular
- Passar batom
- Guiar com apenas uma mão
- Cansaço
- Consumo de álcool e outros entorpecentes
- Desatenção
- Excesso de velocidade
- Desrespeito a distância mínima entre veículos
- Entre muitos outros
De acordo com o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga SP), 94% dos registros de acidentes com óbitos são causados por essas falhas humanas.
Diante disso, é possível entender cada vez mais o motivo da conscientização e a educação no trânsito serem tão importantes, visto que o principal problema que causa acidentes somos nós mesmos.
É claro que muitas vezes isso tudo está atrelado a fatores externos, como neblina, fortes chuvas, animais na pista, entre outros e, por conta disso, também é nosso papel cobrar as autoridades para que ocorram melhorias, principalmente nos locais onde a ocorrência de acidentes é maior.
Mas afinal, o que a sociedade pode fazer?
Participação da sociedade no Maio Amarelo
Como você já sabe, o objetivo do Maio Amarelo é mobilizar a sociedade para espalhar conhecimento, colocando em evidência ações de conscientização de segurança no trânsito. Dessa maneira, o movimento não se limita apenas aos motoristas de carro, mas também aos pedestres, motociclistas, caminhoneiros, etc.
Ler mais: Empresa abraça a causa do Maio Amarelo
Sendo assim, é importante que todos os setores se envolvam na campanha, desde órgãos governamentais, empresas privadas e população. Ainda mais se você ou sua empresa são diretamente ligadas ao trânsito. Como é o caso das frotas de veículos.
Nós sabemos que por conta dos motoristas de frotas passarem grande parte de seu dia dirigindo, consequentemente possuem maiores chances de sofrer um acidente do que motoristas que utilizam o carro somente para locomoção.
É por conta disso que empresas que possuem frotas de veículos devem abraçar a causa e implementar medidas que deem mais segurança para seus colaboradores no trânsito, além de não submeter seus motoristas a jornadas exaustivas de trabalho.
Mas, você sabia que a tecnologia pode ajudar sua gestão de frotas a diminuir os acidentes de trânsito? Acompanhe:
Como um sistema de telemetria pode ajudar?
Se você quer garantir a segurança de sua frota no trânsito e diminuir os índices de acidentes em sua empresa, um sistema de telemetria pode ser uma excelente alternativa para resolver seu problema.
Ler mais: Segurança e Telemetria na gestão de frotas
Com esse software e suas funcionalidades, é possível diminuir o número de acidentes, melhorar o perfil de dirigibilidade do condutor e ainda levar muitos outros benefícios para sua empresa, como:
- Redução de custos com infrações
- Economia de combustível
- Redução de custos com manutenções corretivas e sinistros
- E muito mais
Mas afinal, como esse sistema pode ajudar nas ações de segurança do trânsito?
- Política de frotas: com o Golfleet Telemetria, por exemplo, a gestão de frotas pode incluir o que são infrações para a própria empresa, dando ainda mais segurança em determinadas situações, principalmente ao incluir métodos de direção defensiva em seu documento de política de frotas.
Além disso, você pode acompanhar os veículos que possuem comandos pendentes ou equipamentos incompatíveis em relação às regras definidas e tem uma visão geral da configuração da frota por meio do relatório de Status de Regra por Veículo.
Ler mais: Passo a passo para criar sua política de frotas leves
- Velocidade por Via (add-on): com essa funcionalidade você aumenta a segurança de sua frota e ainda diminui os custos com combustível, manutenções corretivas, sinistros e multas.
Aqui, a velocidade de todas as posições e de todos os veículos da frota são validadas segundo a regra dos órgãos de fiscalização urbana e rodoviária, assim, gerando informações precisas sempre que o condutor ultrapassar a velocidade permitida.
Dessa maneira, o Velocidade por Via permite que a gestão de frotas identifique com precisão:
- Gráficos e rankings de infrações
- Alertas de infrações em tempo real
- Relatório de infrações
- Análise de infrações por mapas de calor
- Entre outros
- Comportamento do condutor: aceleração e frenagens bruscas e curvas inadequadas, o Golfleet Telemetria registra tudo quando esses eventos acontecem e estipula padrões de dirigibilidade para seus motoristas.
Além disso, é de grande importância que sua gestão de frotas participe da campanha e promova a conscientização em seus condutores, influenciando uma direção defensiva e a segurança no trânsito.
Quer entender mais sobre como um software de telemetria pode potencializar os resultados de sua gestão em áreas como segurança e redução de custos? Então acesse nosso eBook gratuíto: