“Não existe gestão de frotas sem telemetria”. Quem afirma isso é o coordenador de frotas do Grupo Copar, Fabiano Castro Ribeiro, que vem somando grandes resultados em sua gestão por meio da tecnologia.
E nós, da Golfleet, é claro que concordamos. Temos um retorno positivo de quem dá uma chance para a telemetria, e com a empresa não foi diferente: o número de infrações de trânsito despencou de 5 a 6 mil para apenas 800. Para mais detalhes sobre esse case de sucesso, continue a leitura.
Transformação pela telemetria
Prioridade à segurança e educação
Benefícios das mudanças implementadas
Resultados com a telemetria
Papel do Golfleet na redução de infrações
Iniciativas para o futuro da Copar
Transformação pela telemetria
O Grupo Copar, com mais de 35 anos de atuação em todo o Brasil, é o responsável pelas grandes marcas DCCO, DCCO Rental, Noroeste Máquinas e Volga Engenharia. Com o passar do tempo, a necessidade de promover uma cultura de direção segura começou a bater na porta.
Essas mudanças começaram a acontecer na frota, que conta com 200 veículos, a partir de novembro de 2023, quando uma série de processos passaram a ser implementados.
Quais foram os principais gatilhos que impulsionaram as mudanças? A quantidade de infrações e dois acidentes com capotamento, que felizmente não resultaram em vítimas fatais, mas abriram os olhos da empresa.
“A gente não quer que ninguém se torne uma estatística na empresa. Até hoje não tivemos um acidente fatal. Trabalhamos em zona rural, em diversos estados do país, como Amazonas, Tocantins, dentre outros. Queremos zelar por todos”, explica Ribeiro.
Sugestão de leitura: Tudo sobre telemetria: o que é, como funciona e quais são os benefícios para a gestão de frotas
Prioridade à segurança e educação
O coordenador de frotas conta que um material de caráter educativo foi elaborado e apresentado para todos os envolvidos, apontando os motivos que levaram ao projeto e os objetivos que poderiam ser alcançados.
Isso só ressalta a importância do trabalho em equipe e da conscientização para que as mudanças com o programa de segurança da frota se concretizem a nível organizacional, com todos os colaboradores engajados e alinhados com as novas diretrizes.
Para tanto, recorreram à Pirâmide de Frank Bird, uma representação gráfica que mostra que os incidentes e os desvios são muito mais frequentes em uma frota e por isso devem receber maior atenção.
Os eventos ocorridos no primeiro semestre de 2023 na frota da Copar foram detalhados, ratificando a tese defendida pela teoria, demonstrando a importância de analisar cada incidente e desvio ocorrido para identificar padrões de comportamento e falhas no sistema de segurança.
Benefícios das mudanças implementadas
Além da análise dos eventos, foram apresentados os ganhos que seriam obtidos com a implementação do sistema de telemetria, como redução de combustível, infrações de trânsito, manutenções e custos. As ações foram muito bem embasadas, apontando inclusive quais seriam as consequências aplicadas.
“Mostramos que a vida de ninguém tem preço e que o nosso maior patrimônio não é o material, mas o colaborador”, pontua, acrescentando que somente após a fase de divulgação e educação, passaram a cobrar e a aplicar as consequências previstas.
De lá para cá, reduziram em mais de 80% a quantidade de infrações. “Tínhamos entre 5 e 6 mil infrações e hoje temos uma média de 800. A evolução está sendo fantástica”, comemora o coordenador de frotas.
Resultados com a telemetria
Todos os veículos da frota da Copar contam com o Golfleet Telemetria. “Nenhum veículo roda sem monitoramento. É uma norma que a gente leva a sério”, observa Ribeiro, que admite que não seria possível alcançar esses resultados sem a tecnologia.
“O princípio básico é a telemetria. As informações da telemetria são o que me possibilitam chegar a esses resultados. Hoje temos uma série de informações, que antes não tínhamos. O leque de opções é muito grande e nós vamos sempre aprimorando. Não se trata de um custo, mas de um benefício”, comenta satisfeito.
Agora, com esses dados em mãos, a empresa segue em constante evolução, aproveitando a telemetria para aprimorar a eficiência operacional, a segurança da equipe e a manutenção da frota.
Segurança e prevenção de acidentes
O case de sucesso do Grupo Copar destaca a segurança dos colaboradores como um dos principais benefícios da telemetria. Afinal, a tecnologia permite monitorar em tempo real o comportamento dos motoristas, identificando infrações de trânsito e comportamentos de risco antes mesmo que resultem em acidentes.
Sendo assim, a prevenção é a chave, e o uso da telemetria permitiu à empresa implementar programas de treinamento personalizados e campanhas educativas de acordo com a sua realidade, o que resulta em uma redução significativa de acidentes e garantindo a integridade física dos motoristas.
Sugestão de leitura: Somos Especialistas: preservar vidas é mais fácil com as ferramentas corretas
Redução de custos operacionais
A telemetria gerou uma significativa redução de custos operacionais para o Grupo Copar, já que a tecnologia fornece dados precisos sobre o consumo de combustível, uso do veículo e necessidade de manutenção.
Com essas informações, qualquer empresa consegue otimizar as rotas, fazer o controle de abastecimento, reduzir o tempo de inatividade dos veículos e fazer o controle de manutenções preventivas, evitando reparos caros e inesperados ou danos ainda maiores.
Sugestão de leitura: Telemetria: como o sistema impulsiona a redução de custos nas frotas?
Aumento da eficiência e produtividade
Outro destaque da telemetria fica para a melhora na eficiência e na produtividade da frota da Copar, ao fornecer dados detalhados sobre o desempenho dos veículos e motoristas.
Como resultado, é possível tomar decisões informadas, alocar recursos de forma eficaz e identificar áreas de melhoria. Uma gestão baseada em dados permite uma resposta ágil a desafios e a implementação de estratégias para aumentar a eficiência operacional.
Monitoramento da operação
O acompanhamento da operação enquanto ela acontece se revelou uma ferramenta essencial para a empresa, possibilitando ficar por dentro da localização dos veículos e do perfil de dirigibilidade dos motoristas.
Isso facilita a rápida intervenção em casos de emergência, desvios de rota ou problemas mecânicos, o que promove uma operação cada vez mais segura e eficiente.
Sustentabilidade e responsabilidade social
Investir em telemetria também contribui para a sustentabilidade e responsabilidade social de uma organização, com benefícios ambientais diretos, como a otimização do uso de combustível e a redução de emissões de CO2.
Além disso, ao promover uma cultura de segurança e responsabilidade entre os motoristas, o Grupo Copar fortalece sua imagem e demonstra seu compromisso com a segurança e bem-estar dos colaboradores e da comunidade.
Leia mais cases de sucesso do Golfleet:
- Telemetria promove saving de R$ 5,7 milhões na gestão de frotas da Mosaic
- Zoetis comemora redução de 28% no consumo de combustível e de 56% de multas com a telemetria
- Telemetria para motos: a tecnologia que reduziu em 50% o número de acidentes da Stone
Papel do Golfleet na redução de infrações
Um dos impactos mais marcantes com a implementação da telemetria na Copar foi, sem sombra de dúvidas, a redução expressiva no número de infrações. Para uma operação que registrava entre 5 e 6 mil infrações, e agora mantém uma média de 800, fica evidente o retorno positivo do investimento.
Com o Golfleet, é possível ir mais longe e investigar as origens das infrações. A rapidez nos processos de identificação e auditoria faz toda a diferença, e o módulo de infrações do sistema de telemetria fornece indicadores avançados, permitindo acesso rápido e intuitivo aos dados:
Ranking baseado em comportamento
Ao notar que os mesmos condutores aparecem no topo da lista com frequência, o gestor pode destacar esses comportamentos exemplares em reuniões de equipe e reconhecer publicamente o seu desempenho, além de considerar uma bonificação.
Como o ranking classifica os profissionais de acordo com seu comportamento ao volante, isso promove uma competição saudável entre a equipe, resultando em profissionais mais conscientes de suas ações.
Sugestão de leitura: Tudo sobre o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC)
Análise cruzada de dados
O sistema de telemetria da Golfleet combina diferentes dados para identificar padrões e comportamentos. Essa análise, por sua vez, permite entender as relações entre infrações e variáveis como tempo de condução, distância percorrida e velocidade média.
Se o gestor nota que a maioria das violações ocorre em rotas específicas durante os horários de pico, por exemplo, é possível ajustar os horários de saída e rotas dos motoristas, evitando congestionamentos e situações de estresse.
Identificação dos principais responsáveis pelas infrações
Após identificar os motoristas que mais cometem infrações de trânsito, o gestor pode organizar sessões de treinamento específicas para esses indivíduos, focando em técnicas de direção defensiva e conscientização mais direcionadas, além de implementar ações corretivas e monitorar mais de perto esses profissionais.
Sugestão de leitura: Avaliação de desempenho de motoristas e indicadores de produtividade na gestão de frotas
Quantidade de infrações por quilometragem percorrida
A análise desse indicador é uma ferramenta valiosa que permite uma compreensão mais profunda do comportamento dos condutores, já que ele revela padrões de infrações e coloca em destaque quem comete mais infrações em uma menor distância percorrida.
Isso indica um perfil de risco mais elevado em comparação com aqueles que podem cometer o mesmo número de infrações, mas em uma distância maior. Dessa forma, é possível identificar e direcionar treinamentos específicos, com foco especial nesses motoristas e na prevenção de novos casos.
Visualização dos condutores por ranking
Essas são só algumas sugestões, mas os motoristas com um histórico livre de infrações de trânsito podem ser recompensados com algumas vantagens como bônus ou dias de folga adicionais.
Afinal, a valorização e o reconhecimento dos motoristas exemplares servem como incentivo para toda a equipe, promovendo boas práticas de direção e, consequentemente, reduzindo as transgressões.
Integrando essas funcionalidades, é possível corrigir os maus comportamentos e reconhecer os bons condutores ao mesmo tempo, como o próprio Grupo Copar fez, além de diminuir gastos com multas e reparos decorrentes de práticas imprudentes de direção e facilitar todo o trabalho com a gestão de multas.
Iniciativas para o futuro da Copar
A gestão de frotas da Copar segue a todo vapor e em busca de novas possibilidades. Recentemente, começaram a divulgação do PROSA (Programa Sem Acidentes), que mais do que incentivar práticas seguras de direção, valoriza quem respeita as leis de trânsito.
“Temos que parar um pouco de falar dos ruins e focar também nos bons. Uma hora o ruim começa a se sentir envergonhado. Por isso, a empresa está beneficiando os melhores condutores. Temos um condutor que rodou 16 mil km sem nenhum evento de velocidade em 6 meses”, destaca.
O case de sucesso do Grupo Copar demonstra como a utilização da telemetria, aliada a uma gestão focada na segurança e na educação, pode transformar a gestão de frotas, trazendo resultados expressivos e garantindo a segurança dos colaboradores. Certamente, novos e surpreendentes resultados ainda estão por vir.
Investir em telemetria é, sem dúvida, uma decisão estratégica para qualquer empresa que deseja aprimorar a operação de modo geral, e o exemplo do Grupo Copar serve de inspiração para quem busca alcançar excelência na gestão de frotas.