Entre comprar ou alugar veículos, qual seria a melhor opção para a gestão de frotas leves? Bom, como grande parte das escolhas da vida, tudo depende do contexto aplicado e de outras informações.
Afinal, tanto a aquisição como o aluguel de veículos apresentam benefícios, mas também podem causar barreiras para a gestão de frotas leves. Assim, para tentar superar essas desvantagens, tanto na frota própria quanto na locada, surge um novo tipo de frota, aquela composta por carros por assinatura.
Trata-se realmente do que parece: um serviço de assinatura (recorrente e renovável) em que o produto ofertado é um veículo. É como os serviços de streaming — Netflix, HBOMax, PrimeVideo, entre outros — mas, ao invés de adquirir acesso a uma plataforma e aos conteúdos e mídias disponíveis nela, sua gestão de frotas adquire o uso de um carro.
Ler mais: Gestão de frotas: prepare um bom planejamento para 2023
Bom, com tudo isso, você deve estar se perguntando: mas como isso realmente contribui para a gestão de frotas? Como se difere da locação de veículos?
Para te ajudar a entender tudo isso e muito mais sobre esse tipo de frotas em ascensão, reunimos as principais informações sobre o assunto neste artigo. Aproveite:
O que são carros por assinatura?
Quais as diferenças entre comprar, alugar e assinar veículos?
Como os carros por assinatura funcionam na gestão de frotas?
Vantagens e desvantagens dos carros por assinatura na gestão de frotas
O que são carros por assinatura?
Como você já percebeu, o serviço de carros por assinatura consiste na contratação do uso de um veículo 0km por tempo e valores previamente determinados em contrato.
Dito isso, esse serviço de assinatura veicular que já está presente em grande parte do mundo e mais recentemente no Brasil, pode variar em períodos de 12, 14, 18, 24 e 48 meses, com empresas fornecedoras estendendo o contrato a até 5 anos.
Assim, quanto maior for o período de assinatura contratado, menor é o preço pago — como ocorre em serviços de assinatura geralmente, em que os pacotes anuais são mais baratos que pagar em 12 vezes mensais.
Como os serviços vêm se tornando cada vez mais recorrentes na economia como uma tendência da era digital, os carros por assinatura encontraram um terreno fértil para seu crescimento, mesmo em um período de recessão econômica e de diminuição do poder de compra da população.
Conforme os dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o setor de carros por assinatura no Brasil já ocupa 8% do mercado de locação de automóveis, com tendências de aumentar ainda mais essa porcentagem.
Assim, diante desse estouro, empresas como Renault, Volkswagen e Audi já oferecem o serviço.
Quais as diferenças entre comprar, alugar e assinar veículos?
Bom, para que você possa compreender melhor o que difere esses tipos de frotas — por veículo próprio, alugada ou por assinatura — separamos a definição de cada um, veja só:
- Frota própria: diz respeito aos veículos adquiridos e pertencentes a empresa que fará seu uso. Sendo assim, toda a burocracia, como IPVA, documentação e outras coisas, ficam a cargo da gestão de frotas. Porém, a empresa possui mais controle sobre suas operações e processos, mas também acaba com maiores gastos por manutenção, impostos e demais gastos veiculares que ficam sob sua responsabilidade.
- Frota alugada: ao contrário do modelo anterior, a frota locada apresenta menores gastos, visto que manutenção e outros valores já ficam incluídos no contrato. Porém, as empresas apresentam um menor controle sobre as operações nessas situações, o que pode afetar a produtividade e a qualidade do serviço executado.
Além disso, cada locadora possui suas formas de cobrança, mas, geralmente, você escolhe a franquia de quilometragem e, caso ultrapasse os limites de KMs para dirigir, haverá cobranças adicionais. - Frota por assinatura: na mesma direção que a frota alugada, mas com condições e benefícios diferentes, os carros por assinatura possuem um contrato mais extenso em relação ao período que a empresa fica com o veículo escolhido, indo a até 5 anos em alguns lugares, como na Loopit.
Além disso, ao adquirir carros por assinatura, a burocracia é ainda menor que na frota locada, sem contar que os preços são razoavelmente mais baixos e a empresa contratante ganha flexibilidade, manutenção e assistência nas estradas.
Ler mais: Posto de abastecimento próprio na gestão de frotas: vale a pena?
Como os carros por assinatura funcionam na gestão de frotas?
Para explicar como os carros por assinatura funcionam na gestão de frotas, solicitamos para a Aceena — empresa parceira da Golfleet e especialista em serviços de carros por assinatura — que explicasse um pouco sobre como funciona a assinatura veicular na empresa. Dá só uma olhada:
- Quais são as opções de período de contratação?
A Aceena trabalha com contratos de assinatura que variam entre 12 e 48 meses, dependendo da necessidade de cada cliente.
Além do prazo, existem diferentes tipos de coberturas, por exemplo, de manutenção, podendo ser somente preventiva, ou completa (preventiva e corretiva – explicamos neste vídeo: Cuidado com a cobertura de manutenção do seu carro por assinatura!).
Ademais, serviços adicionais como veículo reserva para casos de manutenções e sinistros, enfim, várias configurações para diferentes contratos.
Nossa missão é ajudar o consumidor na escolha de um plano de assinatura que atenda às suas necessidades.
- Quanto maior o tempo, maior o valor?
De uma forma geral, sim, mas depende muito da quilometragem a ser contratada. A precificação de um contrato de locação leva em consideração diversos fatores, entre eles e, citando os principais, temos:
- Custos de manutenções
- Pneus
- Depreciação
- Cobertura de sinistros
- Custo do capital investido
- Valor Residual
- Entre outros
Sendo assim, sabemos que, quanto maior a quilometragem, maior o custo de manutenção e pneus e, esse prazo e km, também impactam na depreciação do bem e consequentemente nos preços das mensalidades.
Ler mais: Como elaborar um plano de manutenção para frota e garantir mais segurança nas operações
Dessa forma, existe um ponto de equilíbrio nessa equação que precisa ser avaliado no momento da contratação.
A conta não é tão simples, quando falamos de Valor Residual, muitas variáveis devem ser levadas em conta, como curva de vida do produto, ou seja, se um determinado carro vai sofrer alteração de design, reestilização, ou mesmo sair de linha, políticas de preços de compras, inflação e regulamentações, enfim, uma fórmula bastante complexa e importante no modelo de locação, e que explica a diferença de mensalidades entre modelos da mesma categoria.
Por isso, sabemos que uma correta política de frotas e gerenciamento de custos se faz necessária, para mitigar os riscos envolvidos nesta modalidade, tanto para frotas corporativas, como veículos individuais, e o uso da telemetria têm trazido importantes dados e controle nesse processo.
Ler mais: Diferença entre custo e despesa? Saiba classificá-los
- A empresa arca com os custos de toda a burocracia do veículo?
Esse também é um ponto importante, além dos custos citados acima, existem os custos de licenciamento, documentação, IPVA, além da gestão do contas a pagar, ou seja, os serviços relacionado ao veículo são geridos pela locadora, os custos são pagos por ela, e o consumidor não se preocupa em ficar controlando os prazos e pagamentos, está tudo incluso na sua mensalidade, e, caso haja uma cobrança adicional, como por exemplo, uma multa de trânsito, a locadora gerencia todo o processo, indicando o conduto, pagando a multa dentro do prazo e encaminha uma cobrança, junto à mensalidade do veículo.
Isso tudo traz grande comodidade e controle para os consumidores.
- Algum benefício, informação importante ou diferencial do serviço?
Nós possuímos mais de 25 anos de experiência no mercado de frotas do Brasil e nossa operação foi construída pensando no consumidor, no usuário do veículo, por isso, agregamos serviços extras aos nossos produtos, como por exemplo, ajudamos nossos clientes na venda do seu carro usado para facilitar a migração ao carro por assinatura, temos serviço Leva-e-Traz para manutenções, suporte de pós-vendas com esclarecimento de dúvidas, análises técnicas, entre outros cuidados ao nosso cliente para garantir uma excelente experiência com o carro assinado.
Ler mais: Desmobilização de veículos: como fazer na gestão de frotas
Ressaltamos que não somos somente uma locadora, temos parceria com as principais locadoras do país, e além disso, também fazemos gestão de locadoras que precisam oferecer um serviço de qualidade aos clientes, através de uma operação sólida e estruturada.
Para saber mais como funcionamos acesse nossos canais de atendimento nas redes sociais e youtube:
Vantagens e desvantagens dos carros por assinatura na gestão de frotas
Agora, para que você possa tomar a decisão certa para o seu tipo de frota, elencamos as principais vantagens e desvantagens dos carros por assinaturas na gestão de frotas:
Vantagens de carros por assinatura
O grande destaque dos carros por assinatura consiste na praticidade desse formato, que reduz ao máximo os desafios e custos para o uso de um bom veículo. Assim, os principais benefícios desse dessa modalidade incluem:
- Simplicidade: com o carro por assinatura você corta toda a burocracia da gestão de frotas relacionadas ao veículo, assim, não se estressa com IPVA, licenciamento, transferências e afins. Basta assinar o contrato e pagar o valor estabelecido.
Além disso, também fica mais simples aumentar suas operações e crescer o alcance de sua frota, visto que para isso, basta assinar novos veículos. - Agilidade: como você sabe, a compra de veículos pode demorar certo tempo, ainda mais se o modelo pretendido não está disponível. Dessa maneira, com os carros por assinatura, você já conta com um número razoável de unidades disponíveis e que estarão prontas para uso em um tempo muito curto.
- Tranquilidade: além de não ter que arcar com o custo de um seguro convencional, também não é preciso preocupar-se com a procedência já que os carros por assinatura costumam ser 0 km. Sem contar que a desmobilização já não é mais um problema, visto que você não precisará vender o veículo, por exemplo.
Desvantagens de carros por assinatura
Como você já viu anteriormente, tudo possui seus pontos positivos e negativos. Dito isso, também separamos alguns ônus dos carros por assinatura:
- Propriedade da empresa: assim como nas frotas alugadas, nos carros por assinatura a empresa não detém a propriedade do veículo, ou seja, os pagamentos realizados pelo financeiro da gestão de frotas não servem para quitar um financiamento, por exemplo, já que você está pagando apenas o uso do veículo.
- Limitações: outro aspecto similar ao aluguel de veículos são as limitações nas operações e na personalização do veículo, como com adesivos, adereços estéticos, outros componentes e equipamentos.
Mas, mesmo com essas desvantagens, é fundamental pesar os prós e contras em uma balança para ver o que realmente faz sentido para sua gestão de frotas e o que vai melhor beneficiá-la.
Para entender mais sobre isso e ter a certeza de que você, gestor de frotas, está tomando as decisões corretas, acesse nosso checklist do gestor de sucesso: