Os gestores de frotas vivem a procura de soluções que reduzam os custos das operações de forma eficiente, assim, a terceirização de frotas surge como uma dessas possibilidades. Mas será que ela é a opção ideal para todos os tipos de empresa?
Existem muitos fatores a serem considerados antes de escolher entre contar com uma frota própria, uma alugada ou com uma frota de carros por assinatura, já que errar nessa decisão pode afetar diretamente os resultados da companhia que precisa da frota para operar seus serviços.
Ler mais: Dicas para potencializar seu controle de frotas leves.
Caso tenha alguma dúvida e sinta que a terceirização de frotas pode ser a melhor escolha para o seu empreendimento, continue sua leitura para entender quais motivos levam as empresas a alugarem frotas e o que você precisa saber para entender se essa é a escolha certa para você.
Como saber se a terceirização de frotas é pra minha empresa?
Custo de oportunidade
Revisão de custos de aquisição em cada compra
Redução de prejuízos
Custo de depreciação do veículo
Gastos com burocracia
Custos de manutenção
Custo com seguros
Intervalo entre compra e entrega do automóvel
Custos administrativos
Principais vantagens e desvantagens da terceirização de frotas
Para te ajudar a entender o motivo das empresas optarem pela terceirização de frotas, também é preciso entender quais são as vantagens e desvantagens que esse tipo de frota pode agregar no seu negócio. Veja só:
Vantagens da terceirização de frotas
Entre as principais vantagens que levam empresas a terceirizar suas frotas, destacamos:
- Redução de custos: a terceirização de frotas é mais econômica do que possuir e manter uma frota própria, já que remove a necessidade de investir na aquisição de veículos, na manutenção, no seguro e outros impostos.
- Flexibilidade: a adaptação também ocorre facilmente nas frotas locadas. Afinal, caso haja um aumento de demanda sazonal, por exemplo, é possível contratar mais veículos para a frota neste período de tempo. Ou ainda, em casos de recessões econômicas, é possível operar com uma quantidade menor de veículos para diminuir os custos operacionais.
- Foco no negócio: com a terceirização, é possível que a empresa se concentre em outras atividades, já que a operação e gestão de algumas partes da frota ficam nas mãos da empresa terceirizada.
- Melhora da eficiência: empresas de terceirização de frotas costumam investir em tecnologias de alta performance e métodos avançados para otimizar a gestão e garantir a eficiência dos seus serviços.
- Menor responsabilidade: por fim, ao terceirizar sua frota, sua empresa também passa parte das responsabilidades para a empresa contratada, como acidentes, multas e demais sinistros.
Ler mais: Sinistro: como ele impacta na sua gestão de frota
Desvantagens da terceirização de frotas
Mas, ao mesmo tempo em que todas as vantagens anteriores são incluídas na sua empresa com a terceirização de frotas, é importante estar ciente que algumas desvantagens também podem se fazer presentes. São elas:
- Perda de controle: ao terceirizar a frota, sua empresa pode perder parte do controle sobre o uso do veículo e sobre a qualidade dos serviços prestados. Por conta disso, é fundamental atentar-se às locadoras de veículos no mercado que tenham propostas para solucionar esse tipo de problema.
- Dificuldade na comunicação: a comunicação entre ambas as empresas pode se tornar um problema, o que é capaz de prejudicar a coordenação e o gerenciamento da frota e das próprias operações da empresa.
- Confidencialidade: manter a confidencialidade fica ainda mais difícil com uma frota terceirizada, ainda mais se a empresa contratante possui preocupações com a segurança de informações sensíveis relacionadas a seus negócios e aos locais que os veículos visitam.
- Qualidade variável: como você já percebeu, a qualidade das empresas locadoras também pode variar, o que, por consequência, também afeta diretamente na imagem da empresa. Isso mostra a importância de contar com provas sociais e analisar cases das possíveis empresas contratadas para comprovar a autoridade de mercado e a qualidade dos serviços.
- Complexidades contratuais: a empresa contratante precisa gerenciar um contrato com a empresa contratada, o que pode ser complexo e requerer recursos adicionais ao longo do processo.
Como saber se a terceirização de frotas é pra minha empresa?
Ao analisarmos e colocarmos as vantagens e desvantagens da terceirização de uma balança, conseguimos entender se uma frota terceirizada é ou não o que queremos.
Porém, é necessário levar alguns fatores em consideração para saber se uma frota terceirizada é o que a empresa precisa. Acompanhe:
Avaliação de custos de aquisição
Quando avaliamos o custo de aquisição de um veículo, é importante levarmos, além do valor nominal da compra, a forma de pagamento. Afinal, a compra de um automóvel sempre envolve outros custos, seja financiado ou não.
Dito isso, os juros de financiamento são referentes aos valores cobrados pelo agente financeiro (banco, financiadora, entre outros), pela antecipação do capital para a compra do bem.
Além da taxa de juros aplicada, algumas cobranças de impostos também são acrescentadas aos valores mensais de parcelamento, como o IOF e outras tarifas de serviço como o TAC (Taxa de Abertura de Crédito).
Diante disso, o custo de aquisição de novos veículos é elevado consideravelmente, tornando ainda mais difícil o crescimento da frota, por exemplo. Felizmente, isso tudo pode ser solucionado com a terceirização de frotas por um valor bem menor.
Custo de oportunidade
Mesmo que sua empresa decida adquirir veículos com recursos próprios e não financiá-los, essa compra gera custos que precisam ser considerados.
Isso, pois os recursos destinados à compra de veículos poderiam ser utilizados diretamente na própria cadeia de produção da sua empresa ou na otimização de seus serviços para maximizar seus resultados. O chamado custo de oportunidade.
Portanto, vale a pena parar, analisar e pensar no que sua empresa também perde ao adquirir esse veículo.
Revisão de custos de aquisição em cada compra
É uma prática comum em empresas adotar uma política de aquisição de bens permanente e ficar anos sem revisá-la. Isso é um erro enorme, já que os preços de compra direta e da própria locação são muito voláteis e dependem de muitos fatores.
Sem contar que é preciso levar em conta que a empresa pode ter uma oportunidade de retorno maior ou menor em intervalos curtos de tempo. Tudo isso deve ser considerado ao avaliar os custos de aquisição dos bens e averiguar se a terceirização é necessária.
Redução de prejuízos
Outro fator importante nesse processo de decisão é fazer o cálculo para reduzir prejuízos.
Ou seja, caso a empresa em questão esteja gerando prejuízos, é possível pensarmos em duas situações:
- Quanto este capital ajudou a minimizar o prejuízo?
- É possível quitar alguma linha de crédito com esse material?
Caso a resposta seja sim, o custo da linha de crédito pode ser usado em seus cálculos como custo de oportunidade.
Custo de depreciação do veículo
Outro fator importantíssimo ao ponderar entre frota própria ou locada, é o custo da depreciação dos veículos ao longo do tempo. Afinal, por mais bem cuidados que sejam, eles não terão o mesmo valor de quando você os adquiriu, o que é chamado de depreciação.
Portanto, quando você terceiriza sua frota, a locadora é a responsável por esse custo, não sua empresa.
Gastos com burocracia
Com toda certeza os custos com impostos e taxas anuais para documentação e licenciamento do veículo são de grande importância na hora de fazer sua escolha. Custos esses que, ao terceirizar a frota, passam a ser responsabilidade da empresa contratada.
Custos de manutenção
Como vimos anteriormente, o custo de manutenção também é outro valor que não é mais responsabilidade da sua empresa e, portanto, deve ser algo a se considerar.
Sabemos que veículos novos não tendem a apresentar grandes custos de manutenção, mas é preciso entender que esse valor vai aumentando ao longo do tempo, assim como as probabilidades de estrago de peças e do próprio veículo.
Ler mais: Como elaborar um plano de manutenção para frota e garantir mais segurança nas operações
Custo com seguros
Caso você não terceirize sua frota leve, cada um dos veículos precisará, é claro, de um seguro. Imagine um valor de R$ 1.500,00 por ano, sua empresa terá ao menos R$ 4.500,00 de gastos por veículo no final dos 36 meses de utilização.
Isso seria facilmente resolvido com a terceirização de frotas, já que esse custo também passa a ser responsabilidade da locadora.
Intervalo entre compra e entrega do automóvel
Quando adquirimos um veículo 0km, há um intervalo entre a data de pagamento e a entrega, isso em função do faturamento, da documentação e do frete.
Dito isso, é importante lembrar que, neste intervalo de tempo, sua empresa já pagou pelo veículo, mas não pode usufruí-lo, o que pode atrasar suas operações. Da mesma maneira, ao término do ciclo de utilização desses veículos, o processo de venda e de desmobilização do veículo também é demorado, o que resulta em um veículo parado no pátio da sua empresa e sem uso.
Querendo ou não, tudo isso implica em custos para sua empresa, que devem ser considerados no custo de aquisição.
Custos administrativos
Por fim, não terceirizar uma frota demanda tempo de trabalho, dedicação e produtividade das suas equipes administrativas para que tudo funcione bem e de forma adequada desde a primeira cotação para a compra do veículo até o momento de venda.
Dito isso, quantas pessoas são necessárias e quanto tempo elas se dedicam para gerir multas, documentos, negociações de compra e venda, manutenções, sinistros e tudo mais que esteja conectado com sua frota?
Por fim, considerando todos os fatores mencionados acima, fica ainda mais claro que o cálculo de custo de uma frota de veículos vai muito além do que o valor de compra. Na maioria das vezes, após um estudo personalizado e aprofundado das características de cada empresa é possível chegar a conclusão de que é muito mais barato terceirizar uma frota de veículos leves.
Para levar sua gestão de frotas ainda mais longe, confira nosso eBook gratuito e elaborado por profissionais sobre tudo o que um gestor de frotas precisa para ter uma gestão mais econômica e eficiente: