A terceirização de frotas vem se consolidando no Brasil, a exemplo do que acontece na Europa e Estados Unidos – mercados mais maduros. Pesquisa do Observatório de Veículos de Empresas (OVE), com 368 gestores brasileiros, apontou que 32% das empresas projetam ampliar a frota, e 50,6% já visam a terceirização.
Dentre as vantagens, destaca-se a redução de custos, aumento da eficiência operacional, despreocupação com manutenções e depreciações de veículos e garantia de serviços agregados, o que acaba por otimizar o tempo dos gestores.
Portanto, para te ajudar a realizar a melhor escolha na sua gestão de frotas, separamos ao longo deste artigo as principais informações sobre a terceirização de frotas leves, incluindo benefícios, desafios e muito mais. Acompanhe:
Principais desafios da terceirização de frotas leves
Principais perguntas sobre a terceirização de frotas leves
Ainda há os que defendem a manutenção de frota própria. O que diriam a esse grupo?
Um receio ao terceirizar a frota é a escolha dos veículos. Quais cuidados vocês têm nesse sentido?
Ainda sobre o tipo de frota, os veículos de alto nível despontam como tendência? É algo para segmentos específicos?
No quesito economia, ouve-se falar que as versões 1.4 e 1.6 podem ser mais baratas. Isso é verdade?
Principais benefícios da terceirização de frotas leves
Em um primeiro momento, para te ajudar a entender se a terceirização de frotas faz sentido para sua empresa, separamos alguns dos principais benefícios de sua adoção:
Redução de custos na gestão de frotas
A redução de custos é um dos benefícios mais nítidos da terceirização de frotas leves. Afinal, quando terceirizamos a frota da empresa, os gastos que sua gestão de frotas teria com a manutenção de uma frota própria normalmente deixam de existir.
Isso, pois grande parte das atividades que antes seriam responsabilidades da sua gestão, como revisões, seguros e impostos, agora são responsabilidade da empresa terceirizada, que costuma cobrar um valor único para tudo isso no contrato.
Ler mais: Diferença entre custo e despesa? Saiba classificá-los
Dessa maneira, os custos se tornam mais previsíveis, sendo possível estimar o necessário para gastar com a empresa contratada.
Veículos sempre em excelentes condições
Contar com veículos atuais e disponíveis a qualquer momento também é fundamental para qualquer empresa que queira garantir a qualidade de seus serviços.
Dito isso, as empresas que contratam frotas terceirizadas sempre contam com veículos em excelente estado a sua disposição, já que, normalmente, a renovação dos veículos já vem inclusa no contrato.
Menos burocracia
Seguindo adiante, a burocracia também é reduzida na terceirização de frotas, já que toda a responsabilidade com a gestão de documentos, garantia de fábrica e de outras peças, pagamento de impostos, licenciamento e outros assuntos burocráticos, são todos da empresa contratada.
Facilidade de ampliação da frota
A ampliação da frota também é uma realidade com a terceirização, visto que proporciona mais flexibilidade para sua empresa acompanhar as ações do mercado.
Ler mais: Renovação de frota leve: o que é e como fazer
Caso seu negócio tenha um aumento sazonal de demanda, por exemplo, é possível incluir mais veículos no contrato para aquele período específico. Assim, depois do prazo, a frota volta ao seu normal funcionamento, sem precisar cobrir gastos desnecessários com veículos parados.
Principais desafios da terceirização de frotas leves
Para que você possa ter uma balança justa em sua tomada de decisão, separamos também os principais desafios que surgem com a terceirização das frotas leves. Veja só:
Controle restrito na operação
Ao terceirizar a operação da frota, é notável que a empresa contratante tenha menos controle sobre ela. Isso, pois a companhia contratada deve se responsabilizar por todos os processos que dizem respeito ao veículo, desde a aquisição até a desmobilização.
Sendo assim, é necessário abrir mão desse controle, o que pode ser um desafio da terceirização, especialmente se pensarmos ser mais difícil de atender algumas demandas de última hora, por exemplo.
Porém, as melhores fornecedoras do mercado estão preparadas para lidar com esse tipo de imprevisto, contendo soluções específicas para os principais problemas que a sua gestão de frotas enfrenta ao longo do dia.
Falta de monitoramento
Ao contrário da frota própria, algumas vezes, na terceirização, o gestor não possui acompanhamento direto e em tempo real da operação. Isso pode apresentar alguns desafios de comunicação, especialmente diante de comportamentos de risco ou certos imprevistos, como a ocorrência de sinistros e multas.
Felizmente, já é possível contar com tecnologias que permitam um rastreamento contínuo e inteligente de motoristas e veículos, como é o caso da videotelemetria para a gestão de frotas.
Portanto, é possível contornar esses e outros desafios com a contratação à parte dessa solução e garantir benefícios como reconhecimento facial e verbal coaching, que alerta os condutores em tempo real caso realizem ultrapassagens perigosas ou excedam a velocidade máxima permitida, por exemplo.
Reputação da marca
A companhia contratada para a terceirização de frotas passa a ser uma parte do seu negócio. Isso quer dizer que, desde a reputação dessa empresa até seus valores e dedicação podem se tornar problemas se não forem compatíveis com os do seu negócio.
Ou seja, conhecer a empresa que se está contratando é fundamental, principalmente sobre o histórico dela e como é vista no mercado atual.
Principais perguntas sobre a terceirização de frotas
Agora que você já conhece os benefícios e os principais desafios da terceirização de frotas, vamos dar um passo além.
Sendo assim, trouxemos um panorama geral desse mercado, com as principais perguntas e respostas sobre o assunto.
Quais cuidados para atender a latente demanda com qualidade e excelência?
Um dos maiores desafios para as frotas terceirizadas é ganhar escala sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.
Por isso, é fundamental aliar tecnologia às boas práticas de atendimento e fazer investimentos constantes, focados desde a segurança dos dados de clientes, até em alternativas que melhorem o dia a dia dos condutores e gestores de frota.
Outro aspecto importante é focar nas pessoas que fazem interface com os clientes, que precisam estar cheios de empatia e atitude para conquistar a confiança dos clientes.
Afinal, acreditamos que o processo de terceirização traz grandes vantagens econômicas e operacionais na era digital.
A nova tendência, junto com a evolução tecnológica, mostra uma maior preocupação com o indivíduo, com o usuário e sua experiência. Trata-se do processo de individualização no modelo de terceirização.
Além de atender as necessidades dos clientes ou da empresa, também é preciso atender as demandas individuais de cada usuário.
Ou seja, o principal cuidado é entender em profundidade qual a demanda de cada empresa e não somente terceirizar a frota.
Entendemos ser necessário compreender as dores de cada negócio para, então, verificar como oferecer a melhor solução de mobilidade. Cada cliente deve ser visto com suas particularidades e as soluções customizadas em conjunto.
Ainda há os que defendem a manutenção de frota própria?
Estudos apontam a forte tendência da terceirização de frotas e o grande potencial do mercado brasileiro, entretanto, como toda mudança pode haver resistência.
A mudança é cultural e muitos ainda enxergam valor na propriedade dos ativos, no gerenciamento direto e na autonomia sobre os processos.
Entretanto, inúmeros cases de terceirização se mostram bem-sucedidos. A terceirização traz benefícios tangíveis e intangíveis e, se bem conduzida, permitirá que o sucesso do seu core business seja atingido plena e antecipadamente.
Isso porque cada empresa tem suas necessidades específicas. Nesse sentido, é necessário analisar todos os custos visíveis e invisíveis.
A parceria entre cliente e terceirizadora é fundamental. Assim como entender o modo de operação do cliente, perfil dos usuários, perfil de utilização, política de frotas, RH, todos os detalhes, para oferecer um serviço que atenda às diferentes necessidades da empresa e usuários.
Não é uma decisão simples. Pensando financeiramente, os pontos positivos são inúmeros, se a empresa está buscando redução de custos, com certeza, a terceirização é a melhor saída.
Como a particularidade de cada empresa e suas necessidades de mobilidade devem ser levadas em conta, um parceiro com alta qualidade em sua oferta deve ser escolhido para assegurar o zelo pela marca da empresa.
Por isso, diríamos para experimentarem, fazerem um teste. Se a “teoria” ainda não convenceu, o melhor caminho é testar na prática e comparar os resultados.
Ler mais: Como elaborar um plano de manutenção para frota e garantir mais segurança nas operações
Um receio ao terceirizar a frota é a escolha dos veículos. Quais cuidados são necessários nesse sentido?
A escolha dos veículos e do modelo de contrato são variáveis fundamentais. Infelizmente, uma busca obstinada pela redução da fatura de locação de frota ainda é muito comum, sem avaliar o TCO ou mesmo o TCM.
Uma correta análise desses indicadores-chave de desempenho é fundamental para a escolha correta do veículo. Felizmente o mercado está bastante maduro e a gama de produtos é bem diversificada, atendendo diversas demandas.
Portanto, é essencial trabalhar para que os gestores de frota e os contratantes do serviço de locação analisem o projeto como um todo.
Assim como atuar de modo consultivo, apresentando os modelos de veículo com melhor custo benefício para cada tipo de operação e público.
Quando falamos de frota como benefício, ou seja, aquela utilizada como benefício ao usuário, esta passa a ser um fator de retenção do funcionário ou pode atuar de forma contrária, caso a escolha for mal feita.
Esse receio é uma vantagem de terceirizar a frota: escolher livremente o modelo de carro que mais atende ao negócio da empresa e ainda com a possibilidade de personalizá-lo de acordo com as possíveis necessidades.
Portanto, a equipe comercial deve sempre auxiliar na escolha da frota, para juntos chegarem na melhor decisão.
Ainda sobre o tipo de frota, os veículos de alto nível despontam como tendência? É algo para segmentos específicos?
Em virtude do processo evolutivo de terceirização, a tendência é que as frotas de alto nível sejam as últimas a serem terceirizadas.
Muitos ainda possuem receio. Isto não significa que haja impeditivos para terceirizar frotas de alto valor ou modelos premium, uma vez que existem frotas de todos os tipos e níveis hierárquicos.
Com o avanço da tecnologia e mudanças de comportamento dos condutores, novos modelos de negócio começam a surgir:
- Mobilidade para usuários
- Diminuição da “propriedade”
- Compartilhamento de veículos
- Carros elétricos ou híbridos
Esses são alguns dos exemplos, elevando assim a atenção ao meio ambiente e também redução de custos.
Por tudo isso, surgem novas demandas, que entendemos como soluções para segmentos específicos.
Porém, o ideal não é descartar a tendência, mas sim atuar fortemente em ações pontuais para auxiliar nesse processo evolutivo do mercado e dos clientes de acordo com suas necessidades.
Afinal, há uma tendência geral pela terceirização com o avanço da maturidade do mercado, que tem entendido cada vez melhor as oportunidades de otimização que a alternativa traz, além da necessidade do gestor em ter uma atuação estratégica.
Com isso, os modelos mais high level também seguem essa tendência, sendo que um nível de serviço de alta qualidade se torna ainda mais crítico para clientes deste tipo.
No quesito economia, ouve-se falar que as versões 1.4 e 1.6 podem ser mais baratas. Isso é verdade?
Depende! Em geral, modelos de motorização 1.4 e 1.6 possuem mais conforto e potência.
Contudo, isto não significa que irão se desgastar menos. Tudo depende do modelo de veículo adequado à operação/utilização.
A indústria automotiva tem avançado bastante no que se refere à tecnologia de motores e há uma forte tendência do downsizing, no qual, motores de menor cilindrada têm ganhado potência ao se utilizar de tecnologias.
Apesar de o volume de carros 1.0 ter subido sua participação (35,12% em 2018 vs 37,98% em 2019), em algumas frotas, os veículos 1.4 e 1.6 têm se mostrado mais eficientes em relação ao seu TCO.
Além disso, outro fator importante na escolha de veículos 1.4 ou 1.6 está relacionado à satisfação do usuário e melhora nas condições de utilização.
A equação preço tem total relação com o perfil de utilização e necessidade de cada empresa.
Portanto, uma maior motorização, não necessariamente significa menores custos de prestações. Mas, pode representar um menor custo de propriedade.
Em outras palavras, esse é um ponto muito relativo, não conseguimos enxergar uma conclusão absoluta.
São muitas as variáveis que influenciam neste caso: eficiência dos modelos 1.0 por montadora, finalidade de utilização da frota, perfil de condução dos motoristas, entre outros.
O ideal é acompanhar os indicadores. Em alguns casos, inclusive, fazendo a utilização de telemetria para identificar possíveis oportunidades de redução de custo.
Como as tecnologias podem ajudar na gestão de frotas terceirizadas?
Como vimos ao longo do conteúdo, a gestão de frotas se beneficia de redução de custos, veículos sempre em excelentes condições, menos burocracia e oportunidade de ampliação.
Por outro lado, a falta de controle e rastreamento é uma possibilidade, o que representa alguns riscos para gestores que buscam essas vantagens, mas não querem abrir mão de eficiência e segurança.
Ler mais: 5G: como a tecnologia impacta na gestão de frota
Mas, também vimos que nem tudo está perdido, uma vez que os sistemas para gestão de frotas são a resposta para reforçar a integridade de uma operação.
Inclusive, muitas empresas de terceirização de frotas já permitem a contratação desses serviços adicionais, então a insegurança com a escassez de monitoramento é solucionada com tecnologias como a videotelemetria.
Os produtos Golfleet, por exemplo, permitem que sua empresa acompanhe toda a operação e obtenha dados como a produtividade do condutor e até mesmo o seu comportamento no trânsito.
Ler mais: Reduza o comportamento de risco no trânsito em sua gestão de frotas com ajuda da tecnologia
Dessa maneira, é possível compreender se a frota terceirizada realmente está realizando seus serviços com a melhor qualidade possível.
Tudo isso porque a videotelemetria coloca você no centro das operações, graças a benefícios como:
- Monitoramento em tempo real da operação
- Configuração da política de frotas
- Dados sobre as rodagens dentro e fora do horário comercial
- Análise do comportamento dos condutores
- Quantidade de violações e os respectivos responsáveis
- Facilidade na auditoria de infrações
- Identificação por meio de reconhecimento facial
Sendo assim, aliar as vantagens da tecnologia e da terceirização é fundamental para gestores que desejam garantir melhores resultados e mais competitividade para suas frotas.
A Golfleet pode estar ao seu lado e proporcionar uma operação mais produtiva, econômica e segura. Conheça a fundo a videotelemetria e saiba mais sobre o impacto do reconhecimento facial na gestão de frotas: